sexta-feira, 2 de agosto de 2013

O Terminal (The Terminal)

É noticia no mundo inteiro. O homem responsável por dedurar a espionagem cibernética praticada pelos Estados Unidos de forma ilegal, Edward Snowden, conseguiu recentemente asilo na Rússia por um ano. Até conseguir este asilo temporário, Snowden passou 40 dias dentro do aeroporto de Sheremetyevo, pois, não tinha os documentos necessários para entrar no território russo, uma vez que o seu passaporte havia sido revogado pelo governo americano. Bom, essa parte da sua trajetória automaticamente me lembrou de uma película fantástica, que hoje iremos homenagear. Pra quem não lembra, com vocês:



The Terminal (2004), com o mesmo título traduzido para o português, narra a história de Viktor Navorski (Tom Hanks), um homem de um país do Leste Europeu que chega em Nova York. No entanto, depois que ele deixou o país, uma guerra eclodiu. De repente, Navorski é um homem sem um país ou que os EUA não podem reconhecer, portanto, a ele é negada a entrada para os EUA. Pra complicar, ele também não pode ser deportado até que seu estado pode ser corrigido. Além de tudo isso, Navorski não fala inglês muito bem, ou seja, ele não pode falar ou entender ninguém. De alguma forma, ele se adapta e fixa residência no aeroporto. Assim, Navorski faz amizade com algumas das pessoas que trabalham no aeroporto e se apaixona para uma comissária de bordo que sempre aparece por lá. 



Curiosidades fantásticas aconteceram na pré, no durante e na pós produção. Vamos saber sobre as melhores delas:


  • Este filme foi inspirado na história de Merhan Nasseri, um refugiado iraniano. A Dreamworks supostamente pagou US$ 250.000 para o uso de sua biografia. Em 1988, ele desembarcou no Aeroporto Charles de Gaulle, perto de Paris depois de ter sido negada a entrada para a Inglaterra porque o seu passaporte e certificado de refugiados das Nações Unidas havia sido roubado. Autoridades francesas não iriam deixá-lo sair do aeroporto. Ele permaneceu no Terminal Um sem nenhum lugar para ir. Mesmo tendo sido concedida a sua permissão para entrar na França ou regressar ao seu próprio país, ao invés disso, opta por continuar a viver no terminal e contar a sua história para quem quiser ouvir. Alegadamente, sua saúde mental se deteriorou ao longo dos anos. Ele deixou o terminal em Agosto de 2006 para ser hospitalizado por uma doença não especificada.
  • Quando Amelia faz a maquiagem na mesa, sentada com Viktor, ela puxa uma Elizabeth Arden. Catherine Zeta-Jones, que interpretou Amelia, é um porta-voz da Elizabeth Arden cosméticos.
  • O conjunto de terminais era uma réplica quase em tamanho real construído em um antigo hangar, com três conjuntos de escadas rolantes, e povoada por muitas lojas conhecidas (por exemplo, Burger King, Mrs. Fields, WH Smith). Algumas destas marcas foram recrutadas pela Dreamworks, enquanto outras se aproximaram do estúdio quando a palavra da produção saiu. Muitas das lojas e restaurantes foram construídas pelas equipes de construção de shoppings e lojas de aeroporto para as respectivas empresas, e algumas tinham pleno funcionamento de equipamentos (por exemplo, fornos, caixas registadoras, etc.). A Dreamworks manteve o controle total sobre a edição, e algumas marcas aparecem apenas brevemente ou não aparecem.
  • A menina com a mala que Viktor tenta ajudar é a filha de Steven Spielberg, Sasha.



Dirigido pelo mestre Steven Spielberg sob o roteiro de Andrew Niccol, Sacha Gervasi e Jeff Nathanson, O Terminal teve um orçamento fixado na casa dos 60 milhões de dólares. No elenco, ainda podemos ver Zoe Saldana, Diego Luna e Stanley Tucci. A incrível história de Navorski por um breve momento coincide com o ex agente da CIA que delatou as práticas de espionagem americanas. Após passar 40 dias dentro de um aeroporto de um país que não fala a sua língua, sem poder sair, Snowden finalmente teve o seu pedido aceito e agora mora momentaneamente em um lugar "seguro". Agora imaginem o que é morar 40 dias dentro de um aeroporto, em um país diferente do seu, sem poder sair dele, vivendo em condições quase precárias? Viktor Navorski sabe bem como é isso! E nada melhor para sintetizar isso do que o que está escrito na capa do filme: A Vida é Esperar!

O Blog é amador, mas as curiosidades são cinematográficas!

Bom Filme!

Nenhum comentário:

Postar um comentário