sexta-feira, 26 de julho de 2013

Indicação do Mês: O Novato (The Recruit)

Mentira. Um tema absurdamente polêmico. Até onde ela vai? Por que usamos dela? Por que necessitamos dela? A invenção de um acontecimento pode tanto nos trazer benefícios quanto malefícios, mas, qual é o limite da mentira? Em que momento uma mentira pode se tornar boa ou má?. 
Bom, são tantos questionamentos sobre este tópico que dariam linhas para este post inteiro. E foi pensando neste assunto que me veio à mente a Indicação do Mês de Julho (Mentira!). Ao ver o homenageado de hoje, pude perceber uma coisa muito importante: neste roteiro, a mentira tem pernas mais longas do que a Svetlana Pankratova. Então, com vocês:




O Novato, título traduzido do original, The Recruit (2003) se passa em uma época onde a linha de Inteligência de Defesa era a coisa mais importante de um País. Com isso, este filme nos dá uma visão diferenciada sobre como funciona a CIA, a Agência de espionagem americana e seus programas de recrutamento de estagiários para serem espiões. Numa nova turma, eis que aparece James Clayton Douglas (Colin Farrell), um dos mais inteligentes da classe e a pessoa que Walter Burke (Al Pacino), mentor e veterano da CIA, precisa para a Agência. James aceita o convite como uma forma de transformar a sua vida nada interessante, porém, antes de se tornar um oficial de Operações Especiais, ele terá de passar pelo treinamento secreto promovido por BurkeComo Burke ensina-lhe as cordas e as regras do jogo, James sobe rapidamente através das fileiras e se apaixona por Layla (Bridget Moynahan), uma de suas colegas recrutas. Mas quando James começa a questionar seu papel e sua relação de gato e rato com seu mentor, as coisas começam a ficar super interessantes. 


Como é Indicação, já sabem, não vamos explorar muito sobre as curiosidades. Mas, para matar a nossa vontade, aí vai só um pouquinho:

  • A cena em que o personagem de Colin Farrell diz à menina no bar como ele "acabou de sair da prisão" foi ideia do próprio Farrell. Ele disse que fez isso com uma mulher em um bar uma vez e deu certo, de modo que os produtores colocaram a cena no filme. 
  • Dorothy, a mãe do diretor Roger Donaldson aparece como uma espectadora na cena em que James está perseguindo Layla na estação de trem.
  • Colin Farrell afirmou no DVD que durante as filmagens da cena em que ele e Al Pacino vão a um restaurante, Pacino acidentalmente bate o carro que eles estavam andando. O dano resultante pode ser visto claramente na cena em que Clayton e Burke entram no restaurante.


Roger Donaldson dirigiu esta película com base no roteiro escrito por Roger Towne, Kurt Wimmer e Mitch Glazer. Colin Farrell teve o seu salário estipulado em 5 milhões de dólares. O dobro do que ganhava um ano antes. A relação Burke x Clayton começa como uma relação Pai x Filho e termina como uma relação de Gato x Rato. Nada é sincero, nada é verdadeiro. O que comprova o contexto principal da história que demonstra que na CIA, confiança, decepção e até mesmo a traição não são o que parecem ser. No fundo, no fundo, tudo é uma rede de mentiras que tem como principal benefício a defesa de um país, dos habitantes dele. Mas será que mentir é a melhor maneira de defender um Estado, de defender pessoas?  Eu acho que não!.............(Mentira!).

O Blog é amador (Mentira!) mas as curiosidades são cinematográficas!

Bom Filme!

Nenhum comentário:

Postar um comentário