sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Con Air - A Rota da Fuga (Con Air)

Essa semana vi uma matéria no Fantástico que mostrava dois dos maiores traficantes do Rio conversando dentro de uma prisão de segurança máxima o que possivelmente ocasionou os ataques ao Grupo Cultural Afroreggae. Era nítido que eles ainda comandavam o tráfico, mesmo estando presos. Em um determinado trecho, um deles comenta a possibilidade de mudar de "moradia". Automaticamente eu comecei a imaginar como seria esta mudança, afinal, estamos lidando com um chefão do tráfico de drogas brasileiro. Como vocês já sabem, relaciono fatos com filmes. Logo, com vocês:



Con Air (1997), que no português tem o mesmo título, adicionado do subtítulo A Rota da Fuga, retrata a história de Cameron Poe (Nicolas Cage), um Ranger altamente condecorado que chegou à sua casa, no Alabama, após uma guerra, para ver a sua mulher, Tricia (Monica Potter). Tricia trabalha em um bar e, para defender sua esposa de uns bêbados clientes, Cameron mata um deles numa briga, o que acaba enviando-o para uma penitenciária federal por homicídio culposo, por sete anos. Após esse tempo todo e com sua filha nascida, ele se torna elegível para liberdade condicional e enfim pode ir para casa. Infelizmente, Cameron tem de partilhar um avião de prisioneiros com alguns dos criminosos mais perigosos do país, que de alguma forma tomaram o controle do avião e agora estão planejando fugir do país. Cameron se torna a única esperança de todos para deter os criminosos, incluindo, Cyrus "O Vírus" Grissom (John Malkovich).


Curiosidades eletrizantes aconteceram durante a produção deste filme. Vamos conhecer as melhores delas:

  • As cenas de Las Vegas foram filmadas no lendário Hotel Sands imediatamente antes da sua demolição, no final de 1996. Quando a equipe de produção soube das intenções da cidade para demolir o marco histórico, eles imediatamente agendaram uma configuração de múltiplas câmeras para tirar proveito do evento raro, que é o que você realmente vê no filme.
  • O escritor Jonathan Hensleigh fez uma reescrita do roteiro, sem créditos. Jonathan escreveu histórias cinematográficas muito famosas como: Armageddon, O Santo, Jumanji e Duro de Matar 3.
  • A canção "How Do I Live" foi nomeada para o Oscar de Melhor Canção Original e um Razzie de Pior Canção Original. Ele não ganhou nenhum dos prêmios.
  • O filme foi inspirado por um artigo de jornal sobre um avião que transporta condenados.
  • Quando "Sweet Home Alabama", de Lynyrd Skynyrd está tocando no avião, Garland Greene (Steve Buscemi), afirma: "Defina ironia: um bando de idiotas dançando num avião ouvindo uma canção que ficou famosa por uma banda que morreu em um acidente de avião". Em 20 de outubro de 1977 o avião do Lynyrd Skynyrd caiu. Era o modelo Convair 240.
  • Este é o primeiro filme que Jerry Bruckheimer produziu sem o falecido Don Simpson. O novo logotipo foi apresentado pela primeira vez neste filme.
  • Dave Chappelle, comediante famoso que interpreta o prisioneiro Pinball, improvisou a maioria das suas falas. 
  • Durante as filmagens, Nicolas Cage levantava pesos fora das câmeras para manter o físico que ele já havia alcançado para o filme. Além disso, ele viajou para o Alabama para melhorar a sua dicção. 
  • John Malkovich ficou muito infeliz durante a produção, porque o roteiro foi sendo reescrito praticamente todos os dias e ele não tinha a menor ideia de como seu personagem iria sair.

Dirigido por Simon West sob o roteiro de Scott Rosenberg, Con Air custou 75 milhões de dólares para ser feito. No elenco, nomes de peso como: John Cusack, Colm Meaney, Ving Rhames e Danny Trejo contribuíram para este alto investimento. Em poucos meses, faturava mais de 101 milhões. Este é o primeiro filme com a direção de West que, 15 anos depois, faria uma nova parceria com Nicolas Cage

Diante de todo o contexto do filme e da premissa que ele quer passar, conseguimos entender um "conselho" e uma "lição": Se você está "preso" no chão, voe que você se "liberta" e Um avião errado pode estragar o seu dia! No mais, ao assistir esta película, aperte bem os cintos. Não porque o piloto sumiu. Mas porque nesse avião, até o mocinho já matou gente. 

O Blog é amador, mas as curiosidades são cinematográficas!

Bom Filme!




4 comentários:

  1. pra mim um ótimo filme amo de paixão ,as curiosidades foi muito legais .

    ResponderExcluir
  2. pra mim um ótimo filme amo de paixão ,as curiosidades foi muito legais .

    ResponderExcluir
  3. Queria saber o nome da música que o psicopata Gerland canta com a menininha no final do filme

    ResponderExcluir
  4. Um bando de desajustados dentro de um avião, boa coisa não dá. Muita ação para para os fãs do gênero.

    ResponderExcluir