sexta-feira, 17 de maio de 2013

Virando o Jogo (The Replacements)

Moro na Bahia, no Brasil. Sou fã de jogos de futebol. Adoro o esporte e, como todo torcedor, tenho um time do coração. No momento, ele vive uma de suas piores crises administrativas. Sua gestão é questionada sob todos os aspectos, seus jogadores são pressionados constantemente pela falta de habilidade e/ou motivação e todo o staff está sendo investigado. Indícios de uma reformulação nos bastidores e no time nos mostram que alguém está se mexendo para tentar corrigir erros antes que seja trágico demais. Organizadas e torcedores pedem "a cabeça" do presidente diariamente, mas este, resiste em sair. 

Como sempre, é possível relacionar este fato com um roteiro cinematográfico. Na hora, diante dos fatos extremamente atuais, me veio à mente um filme que reporta a questão da mudança num time de futebol. Com vocês:



Virando o Jogo, no título original, The Replacements (2000) é uma comédia baseada numa greve de jogadores profissionais de futebol, em 1987. Para recuperar o time da visível decadência em campo por conta da moleza do seu elenco, o proprietário chama um técnico nada convencional para que, com jogadores substitutos, se classifique para as finais e leve o time para a glória. Gene Hackman interpreta o treinador da equipe que tem a árdua missão, Jack Warden é o proprietário/mandatário da equipe, Brett Cullen é o quarterback All-Pro, que lidera a greve e Keanu Reeves é o "fura greve", que substitui o QB estrela.


Muitas curiosidades aconteceram durante a produção. Vamos saber sobre as melhores agora:

  • A cena do almoço durante o treino foi filmada na sala de conferência do PSINet Stadium.
  • Keanu Reeves interpreta um ex-quarterback do Estado de Ohio. Em Caçadores de Emoção, o personagem de Reeves também era um ex-quarterback do Estado de Ohio.
  • Durante as filmagens, os Baltimore Ravens ofereceram um teste para Keanu Reeves.
  • As cenas de futebol foram filmadas num fim de semana e uma empresa de estagiários do exército de Aberdeen Proving Grounds faziam parte da multidão de torcedores.
  • A dança que os jogadores estão fazendo para a música "I Will Survive" é o "Electric Slide", uma dança popular que é muito fácil e pode ser ensinada até mesmo para as crianças, que é provavelmente a razão pela qual ela foi usado.
  • O filme se passa em Washington DC, mas foi filmado em torno de Baltimore, incluindo o estádio do Baltimore Ravens.
  • Este foi o último filme de Jack Warden.
  • Havia planos de fazer uma sequencia que nunca se materializou.
  • McGruff chutou pro gol 65 jardas para ganhar um dos jogos. O recorde da NFL  é de 63 metros e foi feito duas vezes, então, o chute de McGruff teria estabelecido um recorde da liga.

Dirigido por Howard Deutch sob o roteiro de Vince McKewin, Virando o Jogo teve um orçamento cravado em 50 milhões de dólares. Só Reeves levou 12 milhões e meio pra casa. Durante os 118 minutos, além de darmos boas risadas e ouvirmos uma trilha de qualidade, aprendemos diversas lições super importantes como: "dor cura, garotas adoram cicatrizes. Glória dura para sempre", "vencedores sempre querem a bola quando o jogo está duro" e "um homem de verdade admite seus medos". Porém, tem uma em especial, que o técnico McGinty disse no final da película, que eu queria deixar aqui como conselho a toda a equipe do meu time, o Esporte Clube Bahia, que diz o seguinte:

"Quando o time deixou o estádio naquela data, não houve desfiles, sem contratos publicitários para tênis ou refrigerantes ou cereal matinal. Apenas um armário para ser limpo, e uma carona para casa. Mas o que eles não sabiam, era que suas vidas haviam mudado para sempre, porque eles tinham sido parte de algo grande. E a grandeza, não importa quão breve, fica com um homem. Todo atleta sonha com uma segunda chance, estes homens viveram." 

O Blog é amador, mas as curiosidades são cinematográficas!

Bom Filme e Renova Bahia!

2 comentários: