sexta-feira, 10 de maio de 2013

O Conde de Monte Cristo (The Count Of Monte Cristo)

Vingança! Um prato que se come frio. Embora o conceito de vingança seja para igualar os acontecimentos, seu propósito usualmente é mais destrutivo do que construtivo. Alguns utilizam a vingança como punição por ter sofrido algo injustamente. Tema de acalorados debates filosóficos, com forma de manter uma sociedade justa, a vingança foi o centro de um dos melhores livros dos melhores autores de todos os tempos. 

Escritor francês, nascido em 1802, neto de um marquês com uma escrava, mulato, filho de general, integrante do movimento romancista, Alexandre Dumas ganhou muito dinheiro com seu trabalho, porém, vivia endividado por conta do seu libertino estilo de vida. Após passearmos pela história do autor, vamos conhecer a sua obra prima. Com vocês:



O Conde de Monte Cristo, no título original, The Count Of Monte Cristo (2002), conta sobre Edmond Dantes (Jim Caviezel), um marinheiro que é falsamente acusado de traição pelo seu "melhor amigo" Fernand (Guy Pearce), que quer também a namorada dele, Mercedes  (Dagmara Dominczyk). Dantes é preso na prisão da ilha de Chateau D'If por 13 anos, onde ele planeja vingança contra aqueles que o traíram. Com a ajuda de outro prisioneiro, ele escapa da ilha e começa a transformar-se no rico Conde de Monte Cristo, como parte de seu plano meticuloso para dar justiça a sua vida.


Confiram aqui as melhores curiosidades sobre o elenco e produção:

  • Guy Pearce foi originalmente oferecido o papel principal de Edmond Dantes
  • Algumas das roupas usadas pelos personagens do filme foram usadas também por outros atores no filme Orgulho e Preconceito e em algumas outras séries de época.
  • Quando a Disney  acendeu o sinal verde para o filme, eles estavam esperando de fazer um filme família e tê-lo liberado através de sua bandeira Disney. 
  • Jay Wolpert deliberadamente reescreveu a história de Dumas para que Mondego e Dantes começassem como melhores amigos. Sua lógica era de que seria um filme de 'amigos' que viraram inimigos. Wolpert acreditava que quando uma amizade azeda, o ódio gerado é o mais terrível e mais crível.
  • No livro, Danglars realmente saiu do negócio de transportes por especular com o dinheiro dele, alcançando a grande riqueza, e casando-se em nobreza.
  • No livro, o Tesouro de Spada data do século 15, e fora sido escondido pelo Papa Alexandre VI.
  • Arnold Schwarzenegger recusou o papel de Edmond Dante quando o filme estava em estágios iniciais de desenvolvimento.
  • Dagmara Dominczyk (Mercedes) é  apenas sete anos mais velha que Henry Cavill que interpreta seu filho (Albert).
  • Durante uma das cenas de esgrima entre Jim Caviezel e Guy Pearce, um movimento foi realizado de forma incorreta e Pearce realmente foi esfaqueado. Eles o levaram para um hospital, e depois que ele foi remendado, ele estava comentando sobre a ferida com orgulho, enquanto Caviezel se desculpava o tempo todo.

Dirigido por Kevin Reynolds, O Conde teve seu orçamento estipulado em 35 milhões e faturava, poucos meses depois, mais de 54 somente nos Estados Unidos. Aqui no Brasil, ele estreou em Maio de 2002. Basicamente, a cobiça e a ganância criaram a vingança que destruiu para sempre a amizade entre dois amigos, o que ocasionou uma busca incessante pela justiça de forma fria e calculista como forma do "pagamento" pelo erro cometido. A ajuda "divina" fez com que Dantes ficasse rico da noite para o dia, o que facilitou em muito a realização do seu roteiro vingativo. Na prisão, ele escreveu "Deus me dará justiça", e é com essa frase que se encerra a película. Uma aventura dessas com doses exageradas de vingança nos fazem pensar em questionamentos que, creio eu, são milenares: pode a vingança se proteger pelos moldes da justiça?

O Blog é amador, mas as curiosidades são cinematográficas!

Bom Filme!

Nenhum comentário:

Postar um comentário