sexta-feira, 6 de julho de 2012

Nascido em 4 de Julho (Born on the Fourth of July)



Muitas coisas aconteceram nesta semana que está por terminar. Em primeiro lugar, a lista da FORBES publicou a lista com os atores mais bem pagos no ano (maio/11 a maio/12) e Tom Cruise encabeça a lista com incríveis 75 milhões de dólares, muito distante, quase o dobro do valor do segundo colocado, o ator Leonardo DiCaprio. Além disso, o próprio ator completou 50 anos de vida no dia 03, terça feira. E no dia seguinte, dia 04 de Julho, é comemorada a Independência dos Estados Unidos. Tantos fatos reunidos em uma semana só me lembraram um filme que reunia todos esses elementos. Com vocês, Nascido em 4 de Julho, ou como se diz no país da independência, Born on the Fourth of July (1989).

A narrativa retrata a biografia de Ron Kovic (Tom Cruise). Paraplégico na Guerra do Vietnã, ele se tornou um ativista político anti-guerra e pró direitos humanos depois de se sentir traído pelo país que ele tanto lutou. Baseado no livro que o próprio Kovic escreveu, o filme ganhou dois Oscar´s, inclusive o de melhor diretor para Oliver Stone. 

Além dessa curiosidade que você leu acima, existem outras muito interessantes e impactantes. Vamos conhecê-las:

  • O filme inteiro foi filmado em tons de vermelho, branco ou azul, dependendo do nível emocional (cenas de batalha são todas em tons avermelhados, sequências de sonho em branco, azul na tristeza, etc.).
  • Incluindo as participações especiais de Oliver Stone, há pelo menos 11 outros atores creditados no filme que também apareceram no filme de guerra "Platoon", do mesmo diretor. As coincidências não param por aí. O ator Charlie Sheen foi considerado para viver o personagem principal. 
  • Durante a manifestação, um dos palestrantes disse que a Estrela de Bronze e o Coração Púrpura que ganhou em honra do Vietnã não significa nada. Estes são os mesmos dois prêmios que o diretor Oliver Stone e Ron Kovic receberam depois de servirem no Vietnã. Mais tarde, como presente da bela performance em cena, Tom Cruise ganhou a Estrela de Bronze de Ron Kovic.
  • Quando Ron está sentado em uma mesa, no México, o livro "Nada de Novo no Front Ocidental" é apresentado sobre a mesa. Este livro é considerado um dos maiores anti-guerra já escritos.
  •  A mulher na época do diretor Oliver Stone, Elizabeth é mencionada nos créditos de encerramento como Naijo No Ko. Este termo japonês significa "com a ajuda de minha esposa" ou, mais coloquialmente, "Eu devo meu sucesso a minha melhor metade".
  • A palavra "fuck" é usada 289 vezes durante o filme.
  • Ron Kovic e Oliver Stone escreveram a maior parte do roteiro juntos em um café em Venice, Califórnia.
  • Oliver Stone queria fazer o filme no Vietnã, mas as relações com aquele país e os EUA eram  geladas após a guerra, então o filme foi rodado nas Filipinas.
  • O estúdio foi inicialmente contra sobre a escalação de Tom Cruise no papel principal pois ele não tinha interpretado um personagem tão fortemente dramático antes.
  • A última cena do filme a ser rodada foi a luta de cadeira de rodas entre Tom Cruise e Willem Dafoe. O detalhe é que ela foi feita contra o tempo já que o sol estava se pondo.
  • Para se adaptar às cenas de Ron paralisado, Tom Cruise ficou em uma cadeira de rodas fora do set o máximo possível.

Com orçamento no valor de 14 milhões de dólares (Tom levou um valor "não específico" da porcentagem do faturamento) e abocanhando 70 milhões somente nos Estados Unidos, esta película foi um grande marco nas carreiras cinematográficas de todos os envolvidos. Para Oliver, o prêmio maior do cinema. Para Tom, a confirmação de que é um excelente ator e a composição de uma sequência incrível de filmes que o fizeram um Hit Maker por 10 longos anos. O mais incrível de tudo é que, neste período, Tom Cruise fez 12 filmes e, somando tudo, engordou os seus bolsos com incríveis 160,5 milhões de dólares. Claro que este valor é aproximado, podendo inclusive a faturar um pouco mais. Esta cifra é aproximadamente o dobro do montante que o fez ser o mais bem pago do mundo em um ano. Acontece que contra 12 filmes que se somaram, Tom Cruise só fez UM ÚNICO FILME. E eu aqui, escrevendo Blog sobre cinema. Tchau pessoal.......vou ali ser ator. 

O Blog é amador, mas as curiosidades são cinematográficas!

Bom Filme e Parabéns TOM!



Nenhum comentário:

Postar um comentário