sexta-feira, 20 de julho de 2012

Conta Comigo (Stand By Me)

Esse mês de Julho tem datas muito importantes incluídas nos seus 30 dias. Semana passada homenageamos o Dia do Rock com um filme que tem tudo a ver com o tema. Dessa vez, não será diferente. Hoje é o dia 20 de Julho, aniversário da chegada do homem a lua. Porém, aqui no Brasil é também a comemoração de outra data importantíssima: o Dia do Amigo. Aliás, este Dia também é válido para países como Argentina e Uruguai, vizinhos nossos.

Bom, para homenagear uma ocasião tão especial que é o dia de hoje, pensei rapidamente num filme que nos passa a mensagem de como é bom ter amigos, como é bom ter amizade entre as pessoas. Por mera coincidência, este filme foi lançado no mesmo ano do meu nascimento e sempre será uma lenda cinematográfica. Não somente por conter atores jovens e promissores da época, mas também porque tem uma trilha sonora que ecoa até os dias atuais. Como todos nós somos CURIOSOS, aí vai a bela canção deste maravilhoso filme:




Ouvindo esta música, lhes apresento:




Stand By Me (1986) ou no bom português, Conta Comigo, diz tudo o que é preciso sobre a amizade. O título por si só já diz muita coisa. Conheçam a história de 4 jovens amigos: Gordie (Will Weathon), Chris (River Phoenix), Teddy (Corey Feldman) e Vern (Jerry O´Connell). A aventura deles começa quando viajam em busca de informações sobre o corpo de um adolescente desaparecido na cidade e que foi encontrado por uma gangue de meninos mais velhos. A narrativa é feita por um desses 4 garotos que vivenciou esta grande história de amizade e companheirismo. 

Um clássico cinematográfico como este merece (e tem!) boas curiosidades. Vamos conhecê-las:

  • Corey Feldman e o diretor Rob Reiner testaram trinta risos diferentes antes de rodarem as cenas de Teddy Duchamp. O riso consequentemente foi semelhante ao descrito na história de Stephen King.
  •  O avô de Wil Wheaton estrelou Wagon Train, de modo que a avó de Wil pediu que Wagon Train de alguma forma  fosse trabalhado no diálogo. E foi!!!!
  • A atriz que está na capa de uma revista de cinema é Elizabeth McGovern, que na época era noiva do diretor Rob Reiner.
  • Ao praticar suas linhas, Jerry O'Connell ficou incrivelmente impressionado que por ser um menino de 11 anos, estava sendo permitido a jurar.
  • Para manter-se no personagem enquanto estava fora das câmeras, Kiefer Sutherland, por muitas vezes pega no pé de Wil Wheaton, Phoenix River, Corey Feldman e Jerry O'Connell.
  • Diante da insistência do diretor Rob Reiner (um ávido fumante que fez campanha anti-tabagismo na Califórnia), os cigarros fumados pelos meninos foram feitos a partir de folhas de couve.
  • Este é o primeiro filme de Jerry O´Connell.
  • Quando eles estavam filmando a cena em que Gordie e Vern estão prestes a ser atropelados pelo trem, Wil Wheaton e Jerry O'Connell não pareciam assustados o suficiente. Frustrado, Rob Reiner gritou com eles até o ponto onde eles começaram a gritar e foi aí que eles foram capazes de filmar a cena.
  • Em entrevista, Stephen King revela que a cena com os sanguessugas realmente aconteceu com ele, quando ele era criança.
  • Na cena em que Gordie e Chris correm uns aos outros através do ferro-velho, Wil Wheaton corria mais rápido do que River Phoenix. Porém, o personagem de Wheaton deveria perder. Ele então teve que correr um falso rápido para que o personagem de Phoenix ganhasse a corrida.
  • Os atores principais não foram autorizados a ver Ray Brower (Kent W. Luttrell) até que ele aparecesse em  cena. Este método foi usado para desestabilizar os quatro garotos e ganhar a melhor reação possível.

Neste filme ainda estão presentes astros como John Cusack, Casey Siemaszko, Gary Riley e Richard Dreyfuss. Mas, mesmo assim, seu orçamento ficou na casa dos 8 milhões de dólares o que, para os dias atuais, é pouquíssimo. Porém, bastante foi o seu faturamento, que chegou aos 52 milhões somente nos Estados Unidos. 

Em certos momentos, o narrador nos traz frases que nos fazem refletir sobre a vida. Tais como: "Eu nunca tive amigos depois como os que eu tive quando eu tinha doze anos. Jesus, e alguém já teve?". De certo modo ele tem razão. As amizades de infância são diferentes das que fazemos quando estamos mais velhos. São mais fortes, conectadas e sem dúvida, mais presentes. Mas também penso que os novos amigos também são firmes, parceiros e leais, que nos confidenciam problemas muito maiores do que no passado, que nos trazem situações que só um adulto pode viver. O que eles podem ter a certeza é que, novos ou velhos, da infância ou da maturidade, a vocês, meus amigos, eu vos digo: Conta Comigo.

O Blog é amador, mas as curiosidades são cinematográficas!

Bom Filme e Feliz Dia do Amigo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário