sexta-feira, 13 de julho de 2012

Escola de Rock (School of Rock)

Hoje é o dia 13 de Julho. Quem é fã sabe que neste dia é comemorado o DIA MUNDIAL DO ROCK. A história começou quando num dia 13 de Julho de 1985, Bob Geldof organizou o Live Aid, um show que ocorreu simultaneamente em Londres, Inglaterra e na Filadélfia, Estados Unidos. O objetivo principal era o fim da fome na Etiópia e contou com a presença de diversas bandas como The Who, Led Zeppelin, Dire Straits, Queen, BB King, Mick Jagger, Sting e grandes nomes do cenário mundial. O evento foi transmitido para diversos países e abriu os olhos para a pobreza que existia no continente africano. Desde então, o dia 13 de julho passou a ser conhecido como o Dia Mundial do Rock. 

Após essa aula de história e cultura, não podemos deixar de homenagear esta vertente musical que traz espetáculos sonoros aos nossos ouvidos. Quem é um verdadeiro fã se deleita ao ouvir os acordes gloriosos de uma guitarra rasgando solos ao longo de uma música. E para quem não é muito familiarizado com o gênero, mas quer aprender um pouco sobre, nada melhor do que frequentar uma:



School of Rock (2003), ou simplesmente Escola de Rock despensa comentários sobre o conteúdo do filme. É uma verdadeira aula para quem quer aprender sobre o ritmo musical, suas performances, sua história e principalmente sobre o seu espírito. 

O roteiro nos traz um cabisbaixo roqueiro Dewey Finn (Jack Black) que fica deprimido por ter sido expulso de sua banda. Após isso, ele enfrenta uma montanha de dívidas. Desesperado por dinheiro e mergulhado na prostração, ele aceita um emprego sob identidade falsa como professor substituto da 4ª série em uma escola privada onde a sua atitude passa a ter um efeito poderoso sobre seus alunos. Lá, Dewey conhece Zack (Joey Gaydos Jr.), um prodígio da guitarra de 10 anos de idade que poderia ajudar Dewey a vencer uma competição chamada "Batalha das Bandas", o que resolveria seus problemas financeiros e o colocaria de volta aos holofotes do mundo do Rock.

As curiosidades deste filme são, como poderia dizer, bastante SONORAS. Vamos conhecer algumas:

  • Os grandes cartazes no quarto de Dewey são dos Sex Pistols, The Who, e de uma banda de rock de New York, Evil Jake. Eles foram incluídos porque os cenógrafos  fotografaram o apartamento do vocalista Mike Jacobs, como pesquisa sobre como os músicos que vivem da música moram. O apartamento de Dewey é parcialmente inspirado em Mike.
  • Os dublês foram usados somente ​​para a captura de Jack Black no final do filme, no "mergulho" que o personagem fez no público durante o show.
  • O escritor Mike White, o Ned do filme, não é realmente um fã de rock clássico. A base do filme é realmente usada para que Jack Black pudesse fazer sua própria música favorita. A idéia do filme surgiu quando o escritor mudou-se para um apartamento ao lado de Jack Black. White encontrava muitas vezes Jack Black correndo nu pelos corredores ou gritando bem alto partes da música do filme no volume máximo.
  • O script foi escrito originalmente para que os personagens de Jack Black e Joan Cusack se apaixonassem após a saída para o bar.
  • Na foto que Dewey mantém de sua antiga banda com Ned, a outra pessoa é Richard Linklater, o diretor.
  • O apontar do dedo e o aceno que Dewey ensina a Zack é na verdade um movimento que Angus Young do AC/DC faz em seus concertos.
  • A banda de rock Led Zeppelin são notoriamente conhecidos por hesitar em permitir a suas músicas a serem licenciadas para fins comerciais. Sabendo disso, Richard Linklater filmou um apelo pelo ator Jack Black na frente de 1.000 fãs gritando, implorando a banda para que a produção usasse a "Immigrant Song" no filme. O fundamento funcionou e o pedido filmado está incluído no DVD.
  • No início de filmagens, um inseguro Robert Tsai aproximou-se do diretor e tentou convencê-lo a sair do filme porque ele sentia que não era certo para o papel. Linklater respondeu que era a sua insegurança que o fez exatamente certo para o papel, e  o manteve no filme. Ele é o Lawrence, o pianista da banda. 
  • Miranda Cosgrove, que interpreta no filme Summer, sabe cantar. Ela demorou cerca de 45 minutos com lições de "mau cantar" para a canção "Memory" quando Dewey estava procurando cantores.
  • Todas as crianças realmente tocam seus instrumentos, e os cantores são cantores verdadeiros. Jack Black também teve um pouco de guitarra no filme (por exemplo, quando ele está ensinando "Smoke on the Water", "Iron man" e outras músicas para Zack), mas ele não fez os solos de guitarra.


Com orçamento estimado na casa dos 35 e faturamento beirando os 81 milhões de dólares, Escola de Rock  nos mostra a difícil vida que um músico tem. Todos pensam que é muito fácil viver da música e que o dinheiro aparece rapidamente. Na realidade, o começo é de muita ralação, transpiração e inspiração. Trazendo para o cenário nacional, fazer rock no Brasil não é uma tarefa simples. São poucas as bandas que conseguem o seu lugar ao sol. Até serem reconhecidos por todos, antes, beem antes foi necessário percorrer um caminho intenso de shows em barzinhos com público pequeno, trocar uma refeição por melhores cordas do instrumento e até distribuir cd´s em sinaleiras para que o seu trabalho seja apreciado por todos. Para sintetizar o que o Rock, me despeço deste post com uma declaração de um desconhecido músico. Um tal de Paul Stanley, de uma nada conhecida banda chamada Kiss:

"Quando você vai a um país de cultura diferente, de língua diferente para fazer um show e lá você vê que todo mundo canta todas as suas músicas, isso sim é Rock N´ Roll"


O Blog é amador, mas as curiosidades são cinematográficas!


Bom Filme e Feliz Dia do Rock!

Um comentário:

  1. Se houver um ator cômico excelente Jack Black é a sua participação em filmes como King Kong, The School of Rock, Kunfu Panda, e infernal caracterizá-la. Ele está agora em uma nova série The Brink, uma produção da HBO neste ano de 2015, esperamos para ver que o sucesso está ao lado do ator Tim Robbins.

    ResponderExcluir