sexta-feira, 27 de julho de 2012

Indicação do Mês: Amnésia (Memento)

Hoje é o dia 27 de Julho de 2012. Para todos os cinéfilos, o dia mais aguardado do ano. Alguns devem estar se perguntando o porque de ter escrito isso. Muito simples: é só abrir um jornal na parte de Cinema e ver que hoje é a estréia brasileira do último filme da trilogia Batman sob o comando do mago Christopher Nolan. Então, nada mais justo e sincero do que prestar um homenagem a este diretor. Sendo assim, com vocês, a indicação do mês de Julho é.......



Nossa.......esqueci.......me deu uma.....



Ah, lembrei:




Amnésia, com título original, Memento (2000), tem uma história incrível e que quebra os padrões do cinema internacional. Não por ter um roteiro completamente louco e genial, mas porque a sua duração é assim, como podemos dizer, inversa. O filme narra duas histórias separadas de Leonard (Guy Pearce), um ex investigador de seguros, que sofre de amnésia e não pode mais construir novas memórias. Enquanto isso, ele tenta encontrar o assassino de sua esposa, que é a última coisa que ele lembra. Uma linha da história avança no tempo, enquanto a outra conta para trás revelando cada vez mais mistérios e tramas.

Como é de praxe por aqui neste último post do mês, não vamos valorizar muito as curiosidades, porém, algumas merecem destaque:

  • As filmagens só duraram 25 dias. 
  • O Honda Civic branco do diretor pode ser visto estacionado próximo ao Jaguar de Leonard no motel. Imagina o carro dele hoje!!!!!
  • De acordo com Christopher Nolan, Carrie-Anne Moss rodou toda a sua parte para o filme em oito dias.

Com um orçamento na casa dos 5 milhões de dólares e faturamento bruto no valor de 25 milhões e meio, este filme, o segundo da carreira como diretor, já mostrava todo o potencial de Nolan também como escritor. Hoje, alçando cifras na casa do bilhão a cada filme que escreve e dirige, Nolan trabalha com dois projetos simultâneos: o último Batman, que é a grande estréia do ano e também escrevendo a história de um outro super herói, o Super Homem, que já está em pós produção e tem lançamento marcado no Brasil para o dia 14 de Junho de 2013. Só nos resta desejar sorte para ele e nós agradecemos!

O Blog é amador, mas as curiosidades são cinematográficas!

Bom Filme!

sexta-feira, 20 de julho de 2012

Conta Comigo (Stand By Me)

Esse mês de Julho tem datas muito importantes incluídas nos seus 30 dias. Semana passada homenageamos o Dia do Rock com um filme que tem tudo a ver com o tema. Dessa vez, não será diferente. Hoje é o dia 20 de Julho, aniversário da chegada do homem a lua. Porém, aqui no Brasil é também a comemoração de outra data importantíssima: o Dia do Amigo. Aliás, este Dia também é válido para países como Argentina e Uruguai, vizinhos nossos.

Bom, para homenagear uma ocasião tão especial que é o dia de hoje, pensei rapidamente num filme que nos passa a mensagem de como é bom ter amigos, como é bom ter amizade entre as pessoas. Por mera coincidência, este filme foi lançado no mesmo ano do meu nascimento e sempre será uma lenda cinematográfica. Não somente por conter atores jovens e promissores da época, mas também porque tem uma trilha sonora que ecoa até os dias atuais. Como todos nós somos CURIOSOS, aí vai a bela canção deste maravilhoso filme:




Ouvindo esta música, lhes apresento:




Stand By Me (1986) ou no bom português, Conta Comigo, diz tudo o que é preciso sobre a amizade. O título por si só já diz muita coisa. Conheçam a história de 4 jovens amigos: Gordie (Will Weathon), Chris (River Phoenix), Teddy (Corey Feldman) e Vern (Jerry O´Connell). A aventura deles começa quando viajam em busca de informações sobre o corpo de um adolescente desaparecido na cidade e que foi encontrado por uma gangue de meninos mais velhos. A narrativa é feita por um desses 4 garotos que vivenciou esta grande história de amizade e companheirismo. 

Um clássico cinematográfico como este merece (e tem!) boas curiosidades. Vamos conhecê-las:

  • Corey Feldman e o diretor Rob Reiner testaram trinta risos diferentes antes de rodarem as cenas de Teddy Duchamp. O riso consequentemente foi semelhante ao descrito na história de Stephen King.
  •  O avô de Wil Wheaton estrelou Wagon Train, de modo que a avó de Wil pediu que Wagon Train de alguma forma  fosse trabalhado no diálogo. E foi!!!!
  • A atriz que está na capa de uma revista de cinema é Elizabeth McGovern, que na época era noiva do diretor Rob Reiner.
  • Ao praticar suas linhas, Jerry O'Connell ficou incrivelmente impressionado que por ser um menino de 11 anos, estava sendo permitido a jurar.
  • Para manter-se no personagem enquanto estava fora das câmeras, Kiefer Sutherland, por muitas vezes pega no pé de Wil Wheaton, Phoenix River, Corey Feldman e Jerry O'Connell.
  • Diante da insistência do diretor Rob Reiner (um ávido fumante que fez campanha anti-tabagismo na Califórnia), os cigarros fumados pelos meninos foram feitos a partir de folhas de couve.
  • Este é o primeiro filme de Jerry O´Connell.
  • Quando eles estavam filmando a cena em que Gordie e Vern estão prestes a ser atropelados pelo trem, Wil Wheaton e Jerry O'Connell não pareciam assustados o suficiente. Frustrado, Rob Reiner gritou com eles até o ponto onde eles começaram a gritar e foi aí que eles foram capazes de filmar a cena.
  • Em entrevista, Stephen King revela que a cena com os sanguessugas realmente aconteceu com ele, quando ele era criança.
  • Na cena em que Gordie e Chris correm uns aos outros através do ferro-velho, Wil Wheaton corria mais rápido do que River Phoenix. Porém, o personagem de Wheaton deveria perder. Ele então teve que correr um falso rápido para que o personagem de Phoenix ganhasse a corrida.
  • Os atores principais não foram autorizados a ver Ray Brower (Kent W. Luttrell) até que ele aparecesse em  cena. Este método foi usado para desestabilizar os quatro garotos e ganhar a melhor reação possível.

Neste filme ainda estão presentes astros como John Cusack, Casey Siemaszko, Gary Riley e Richard Dreyfuss. Mas, mesmo assim, seu orçamento ficou na casa dos 8 milhões de dólares o que, para os dias atuais, é pouquíssimo. Porém, bastante foi o seu faturamento, que chegou aos 52 milhões somente nos Estados Unidos. 

Em certos momentos, o narrador nos traz frases que nos fazem refletir sobre a vida. Tais como: "Eu nunca tive amigos depois como os que eu tive quando eu tinha doze anos. Jesus, e alguém já teve?". De certo modo ele tem razão. As amizades de infância são diferentes das que fazemos quando estamos mais velhos. São mais fortes, conectadas e sem dúvida, mais presentes. Mas também penso que os novos amigos também são firmes, parceiros e leais, que nos confidenciam problemas muito maiores do que no passado, que nos trazem situações que só um adulto pode viver. O que eles podem ter a certeza é que, novos ou velhos, da infância ou da maturidade, a vocês, meus amigos, eu vos digo: Conta Comigo.

O Blog é amador, mas as curiosidades são cinematográficas!

Bom Filme e Feliz Dia do Amigo!

sexta-feira, 13 de julho de 2012

Escola de Rock (School of Rock)

Hoje é o dia 13 de Julho. Quem é fã sabe que neste dia é comemorado o DIA MUNDIAL DO ROCK. A história começou quando num dia 13 de Julho de 1985, Bob Geldof organizou o Live Aid, um show que ocorreu simultaneamente em Londres, Inglaterra e na Filadélfia, Estados Unidos. O objetivo principal era o fim da fome na Etiópia e contou com a presença de diversas bandas como The Who, Led Zeppelin, Dire Straits, Queen, BB King, Mick Jagger, Sting e grandes nomes do cenário mundial. O evento foi transmitido para diversos países e abriu os olhos para a pobreza que existia no continente africano. Desde então, o dia 13 de julho passou a ser conhecido como o Dia Mundial do Rock. 

Após essa aula de história e cultura, não podemos deixar de homenagear esta vertente musical que traz espetáculos sonoros aos nossos ouvidos. Quem é um verdadeiro fã se deleita ao ouvir os acordes gloriosos de uma guitarra rasgando solos ao longo de uma música. E para quem não é muito familiarizado com o gênero, mas quer aprender um pouco sobre, nada melhor do que frequentar uma:



School of Rock (2003), ou simplesmente Escola de Rock despensa comentários sobre o conteúdo do filme. É uma verdadeira aula para quem quer aprender sobre o ritmo musical, suas performances, sua história e principalmente sobre o seu espírito. 

O roteiro nos traz um cabisbaixo roqueiro Dewey Finn (Jack Black) que fica deprimido por ter sido expulso de sua banda. Após isso, ele enfrenta uma montanha de dívidas. Desesperado por dinheiro e mergulhado na prostração, ele aceita um emprego sob identidade falsa como professor substituto da 4ª série em uma escola privada onde a sua atitude passa a ter um efeito poderoso sobre seus alunos. Lá, Dewey conhece Zack (Joey Gaydos Jr.), um prodígio da guitarra de 10 anos de idade que poderia ajudar Dewey a vencer uma competição chamada "Batalha das Bandas", o que resolveria seus problemas financeiros e o colocaria de volta aos holofotes do mundo do Rock.

As curiosidades deste filme são, como poderia dizer, bastante SONORAS. Vamos conhecer algumas:

  • Os grandes cartazes no quarto de Dewey são dos Sex Pistols, The Who, e de uma banda de rock de New York, Evil Jake. Eles foram incluídos porque os cenógrafos  fotografaram o apartamento do vocalista Mike Jacobs, como pesquisa sobre como os músicos que vivem da música moram. O apartamento de Dewey é parcialmente inspirado em Mike.
  • Os dublês foram usados somente ​​para a captura de Jack Black no final do filme, no "mergulho" que o personagem fez no público durante o show.
  • O escritor Mike White, o Ned do filme, não é realmente um fã de rock clássico. A base do filme é realmente usada para que Jack Black pudesse fazer sua própria música favorita. A idéia do filme surgiu quando o escritor mudou-se para um apartamento ao lado de Jack Black. White encontrava muitas vezes Jack Black correndo nu pelos corredores ou gritando bem alto partes da música do filme no volume máximo.
  • O script foi escrito originalmente para que os personagens de Jack Black e Joan Cusack se apaixonassem após a saída para o bar.
  • Na foto que Dewey mantém de sua antiga banda com Ned, a outra pessoa é Richard Linklater, o diretor.
  • O apontar do dedo e o aceno que Dewey ensina a Zack é na verdade um movimento que Angus Young do AC/DC faz em seus concertos.
  • A banda de rock Led Zeppelin são notoriamente conhecidos por hesitar em permitir a suas músicas a serem licenciadas para fins comerciais. Sabendo disso, Richard Linklater filmou um apelo pelo ator Jack Black na frente de 1.000 fãs gritando, implorando a banda para que a produção usasse a "Immigrant Song" no filme. O fundamento funcionou e o pedido filmado está incluído no DVD.
  • No início de filmagens, um inseguro Robert Tsai aproximou-se do diretor e tentou convencê-lo a sair do filme porque ele sentia que não era certo para o papel. Linklater respondeu que era a sua insegurança que o fez exatamente certo para o papel, e  o manteve no filme. Ele é o Lawrence, o pianista da banda. 
  • Miranda Cosgrove, que interpreta no filme Summer, sabe cantar. Ela demorou cerca de 45 minutos com lições de "mau cantar" para a canção "Memory" quando Dewey estava procurando cantores.
  • Todas as crianças realmente tocam seus instrumentos, e os cantores são cantores verdadeiros. Jack Black também teve um pouco de guitarra no filme (por exemplo, quando ele está ensinando "Smoke on the Water", "Iron man" e outras músicas para Zack), mas ele não fez os solos de guitarra.


Com orçamento estimado na casa dos 35 e faturamento beirando os 81 milhões de dólares, Escola de Rock  nos mostra a difícil vida que um músico tem. Todos pensam que é muito fácil viver da música e que o dinheiro aparece rapidamente. Na realidade, o começo é de muita ralação, transpiração e inspiração. Trazendo para o cenário nacional, fazer rock no Brasil não é uma tarefa simples. São poucas as bandas que conseguem o seu lugar ao sol. Até serem reconhecidos por todos, antes, beem antes foi necessário percorrer um caminho intenso de shows em barzinhos com público pequeno, trocar uma refeição por melhores cordas do instrumento e até distribuir cd´s em sinaleiras para que o seu trabalho seja apreciado por todos. Para sintetizar o que o Rock, me despeço deste post com uma declaração de um desconhecido músico. Um tal de Paul Stanley, de uma nada conhecida banda chamada Kiss:

"Quando você vai a um país de cultura diferente, de língua diferente para fazer um show e lá você vê que todo mundo canta todas as suas músicas, isso sim é Rock N´ Roll"


O Blog é amador, mas as curiosidades são cinematográficas!


Bom Filme e Feliz Dia do Rock!

sexta-feira, 6 de julho de 2012

Nascido em 4 de Julho (Born on the Fourth of July)



Muitas coisas aconteceram nesta semana que está por terminar. Em primeiro lugar, a lista da FORBES publicou a lista com os atores mais bem pagos no ano (maio/11 a maio/12) e Tom Cruise encabeça a lista com incríveis 75 milhões de dólares, muito distante, quase o dobro do valor do segundo colocado, o ator Leonardo DiCaprio. Além disso, o próprio ator completou 50 anos de vida no dia 03, terça feira. E no dia seguinte, dia 04 de Julho, é comemorada a Independência dos Estados Unidos. Tantos fatos reunidos em uma semana só me lembraram um filme que reunia todos esses elementos. Com vocês, Nascido em 4 de Julho, ou como se diz no país da independência, Born on the Fourth of July (1989).

A narrativa retrata a biografia de Ron Kovic (Tom Cruise). Paraplégico na Guerra do Vietnã, ele se tornou um ativista político anti-guerra e pró direitos humanos depois de se sentir traído pelo país que ele tanto lutou. Baseado no livro que o próprio Kovic escreveu, o filme ganhou dois Oscar´s, inclusive o de melhor diretor para Oliver Stone. 

Além dessa curiosidade que você leu acima, existem outras muito interessantes e impactantes. Vamos conhecê-las:

  • O filme inteiro foi filmado em tons de vermelho, branco ou azul, dependendo do nível emocional (cenas de batalha são todas em tons avermelhados, sequências de sonho em branco, azul na tristeza, etc.).
  • Incluindo as participações especiais de Oliver Stone, há pelo menos 11 outros atores creditados no filme que também apareceram no filme de guerra "Platoon", do mesmo diretor. As coincidências não param por aí. O ator Charlie Sheen foi considerado para viver o personagem principal. 
  • Durante a manifestação, um dos palestrantes disse que a Estrela de Bronze e o Coração Púrpura que ganhou em honra do Vietnã não significa nada. Estes são os mesmos dois prêmios que o diretor Oliver Stone e Ron Kovic receberam depois de servirem no Vietnã. Mais tarde, como presente da bela performance em cena, Tom Cruise ganhou a Estrela de Bronze de Ron Kovic.
  • Quando Ron está sentado em uma mesa, no México, o livro "Nada de Novo no Front Ocidental" é apresentado sobre a mesa. Este livro é considerado um dos maiores anti-guerra já escritos.
  •  A mulher na época do diretor Oliver Stone, Elizabeth é mencionada nos créditos de encerramento como Naijo No Ko. Este termo japonês significa "com a ajuda de minha esposa" ou, mais coloquialmente, "Eu devo meu sucesso a minha melhor metade".
  • A palavra "fuck" é usada 289 vezes durante o filme.
  • Ron Kovic e Oliver Stone escreveram a maior parte do roteiro juntos em um café em Venice, Califórnia.
  • Oliver Stone queria fazer o filme no Vietnã, mas as relações com aquele país e os EUA eram  geladas após a guerra, então o filme foi rodado nas Filipinas.
  • O estúdio foi inicialmente contra sobre a escalação de Tom Cruise no papel principal pois ele não tinha interpretado um personagem tão fortemente dramático antes.
  • A última cena do filme a ser rodada foi a luta de cadeira de rodas entre Tom Cruise e Willem Dafoe. O detalhe é que ela foi feita contra o tempo já que o sol estava se pondo.
  • Para se adaptar às cenas de Ron paralisado, Tom Cruise ficou em uma cadeira de rodas fora do set o máximo possível.

Com orçamento no valor de 14 milhões de dólares (Tom levou um valor "não específico" da porcentagem do faturamento) e abocanhando 70 milhões somente nos Estados Unidos, esta película foi um grande marco nas carreiras cinematográficas de todos os envolvidos. Para Oliver, o prêmio maior do cinema. Para Tom, a confirmação de que é um excelente ator e a composição de uma sequência incrível de filmes que o fizeram um Hit Maker por 10 longos anos. O mais incrível de tudo é que, neste período, Tom Cruise fez 12 filmes e, somando tudo, engordou os seus bolsos com incríveis 160,5 milhões de dólares. Claro que este valor é aproximado, podendo inclusive a faturar um pouco mais. Esta cifra é aproximadamente o dobro do montante que o fez ser o mais bem pago do mundo em um ano. Acontece que contra 12 filmes que se somaram, Tom Cruise só fez UM ÚNICO FILME. E eu aqui, escrevendo Blog sobre cinema. Tchau pessoal.......vou ali ser ator. 

O Blog é amador, mas as curiosidades são cinematográficas!

Bom Filme e Parabéns TOM!