sábado, 15 de outubro de 2011

Piratas de Computador (Hackers)


Há pouco tempo atrás um gênio da computação e tecnologia morreu. Steve Jobs faleceu e nos deixou um legado monstruoso de avanço tecnológico e superação de sonhos e conquistas. Sempre um passo à frente dos outros, Jobs mostrava porque foi um grande CEO. Pensando em uma forma de homenageá-lo, segue em cena um filme que, no passado, foi um subtítulo de Jobs. Hackers (1995), trata e relata como funciona o mundo cibernético pela ótica de quem conhece muito sobre o assunto. E bota muito nisso!

Um jovem é preso pelo Serviço Secreto dos EUA por escrever um vírus de computador e é proibido de usar um até o seu aniversário de 18 anos. Anos mais tarde, ele e seus novos amigos descobrem uma conspiração para libertar um vírus de perigoso, mas eles devem usar suas habilidades para encontrar as provas enquanto são perseguidos pelo Serviço Secreto e também do gênio do mal que está por trás do vírus.

As curiosidades deste filme são até amorosas e também cibernéticas, é claro. Vamos à elas:

  • As cenas da escola foram filmadas na Stuyvesant High School, em Manhattan, um dos poucos colégios da eliteexclusivo para alunos superdotados em matemática, ciência e computadores. Alunos da escola usados nas cenas foram reaisNa escola real, a piscina é no primeiro andar. A brincadeira com os calouros, também é real. 
  • Eugene Belford utiliza o pseudônimo de Babbage no final do filme. Charles Babbage foi o inventor de uma forma inicial do computador.
  • Jonny Lee Miller e Angelina Jolie, o casal no filme, se casaram na vida real logo após a realização do filme, e depois se divorciaram quatro anos depois.
  • Perto do lançamento do filme, o site oficial foi alterado pela sua webmasters para parecer que tinha sido "hackeado".
  • Todos os hackers propostos por Joey eram reais, já utilizados por hackers reais.
  • O cartaz para este filme mostra Acid Burn e Crash Override com várias palavras e símbolos  transpostos em seus rostos. Entre as palavras são:
    1. Nomes de hackers no filme, incluindo Nikon Sir, Burn Acid, e Crash Override
    2. Algumas das senhas comumente usadas, de acordo com a Plague, como Deus, Sexo, Amor e Segredo.
    3. Phreak - um "freak telefone" - um hacker que concentra os seus conhecimentos sobre sistemas de telefonia.

Um Hacker consegue fazer o que quiser com o seu computador. Invade sites federais, rouba senhas pessoais, faz brincadeiras com empresas e corporações e também cria uma empresa capaz de inventar produtos que revolucionaram o mercado tecnológico. Neste filme, os hackers são do bem, lutando para que um vírus não comprometa a segurança nacional, afinal, o único crime deles foi a curiosidade. E a partir dela, começa a ação do filme. Com um orçamento de pouco mais de sete milhões de dólares, Hackers é um filme que, além de adrenalina, nos traz um seguinte pensamento: Você pensa que os seus segredos estão seguros? Bom, você está errado. Porque com um hacker, não há limites. Como diria Crash Override: Mexa com o melhor, morra como os outros. 

O Blog é amador, mas as curiosidades são cinematográficas!

Bom Filme! 

2 comentários:

  1. Esse filme é bem fraquinho, não está a altura dos outros
    Vc poderia colocar curiosidades sobre o gênero religioso se quiser tb te dou umas dicas.

    ResponderExcluir
  2. Caro Marcos, é interessante sua sugestão...Vou procurar alguns para colocarmos aqui!

    Abs

    ResponderExcluir