sábado, 1 de outubro de 2011

Ripley No Limite (Ripley Underground)



Todos conhecem ou pelo menos ouviram falar no personagem chamado Ripley. Tom Ripley é o protagonista de uma série de romances escritos por Patricia Highsmith. Vários outros filmes foram produzidos com roteiros que envolvem este personagem, sendo o mais famoso o filme: O Talentoso Mr. Ripley, cujo papel principal ficou com o ator Matt Damon. 

O filme em pauta é o quinto da série e desta vez, está mais misterioso do que nunca! Ripley Under Ground (2005) conta a história de Ripley, logo depois de seu amigo, um artista bonito e jovem, ser morto por um acidente. Ripley então, vivendo em Londres, decide encobrir o crime e tentar manter o nome do amigo vivo, a fim de explorar o seu legado e colher milhões nessa falsificação. Só que coisas inesperadas, como sempre, começam a acontecer.

Algumas curiosidades desse filme são tão interessantes quanto o filme, vamos à elas:

  • Embora a produção tenha envolvido muito tempo, o filme ficou "sentado na prateleira" por mais de três anos antes de ser finalmente lançado. Precaução ou Preciosismo??
  • Ian Hart, que interpreta Bernard Sayles no filme, interpretou Tom Ripley em 2009, em adaptações de todos os cinco romances Ripley para a BBC Radio Four.
  • Barry Pepper é o quinto ator que retrata Tom Ripley nos cinemas, depois de Alain Delon em Plein SoleilDennis Hopper em Der Amerikanische Freund, Matt Damon em The Talented Mr. Ripley, e John Malkovich em Ripley´s Game. Nenhum dos filmes foram oficialmente ligados uns aos outros.

O elenco é pomposo. Barry Pepper, que ganhou o Emmy recentemente, dá face para o personagem principal deste filme que ainda traz no seu elenco: Tom Wilkinson, Willem Dafoe e Claire Forlani. Dirigido por Roger Spottiswoode, Ripley Under Ground conta, basicamente, como um homem engenhoso se vê diante de uma oportunidade macabra de ganhar milhões de dólares as custas da fama de outra pessoa. Parando para pensar, esse tipo de situação não é bem uma ficção. Vemos por aí diversas pessoas que faturam quantias exorbitantes se aproveitando da fama e do talento dos outros. Exemplos locais, nacionais e mundiais estampam os jornais e sites com notícias sobre escândalos deste tipo. Alguns casos são de sucesso, outros nem tanto. No caso de Ripley, foi um golpe milionário. É a arte imitando a vida!

O Blog é amador, mas as curiosidades são cinematográficas!

Bom Filme!


3 comentários: