domingo, 9 de outubro de 2011

Quebrando a Banca (21)


Alguns supersticiosos dizem que o número 21 é o número da sorte. Outros, fazem das contas a sua sorte. E é isso que acontece em jogos de azar, principalmente nos carteados. Em 21 (2008), a história é um pouco diferente. 

Ben Campbell, interpretado pela revelação Jim Sturgess, é um jovem estudante, altamente inteligente, do MIT em Boston, que se esforça para ter sucesso. Querendo uma bolsa de estudos para se transferir para a Harvard School of Medicine com o desejo de se tornar um médico, Ben descobre que ele não pode pagar os 300.000 dólares para os quatro a cinco anos de escolaridade, já que ele vem de uma família pobre, da classe trabalhadoraMas, numa noite, Ben é introduzido por seu professor de matemática nada ortodoxo Micky Rosa (o sempre versátil Kevin Spacey) em um clube pequeno, porém secreto. Cinco estudantes são treinados pelo professor Rosa para desenvolver a habilidade de contar cartas no blackjackIntrigado com o desejo de ganhar dinheiro, Ben se junta a seus novos amigos em viagens de fim de semana para Las Vegas onde, usando suas habilidades de falar em código de sinais, fazem centenas de milhares de dólares ganhando em casinos. Mas, como todos nós sabemos, contar cartas não é ilegal, mas pode ser muito perigoso. 

Aqui, seguem as principais curiosidades desse filme. Se quiser, pode contá-las. Aqui, é válido:

  • Para divulgar o filme, ele foi usado como um prêmio de luxo para os concorrentes do Big Brother 9 nos EUA. Eles jogaram numa competição envolvendo blackjack, e os vencedores viram uma exibição especial do filme. Um competidor ganhou uma viagem para Las Vegas no valor de 21.000 dólares, que incluiu uma estadia de três noites no mesmo hotel onde os atores ficaram.
  • A "2.0.9" competição de robótica mostrada no filme é baseada na real competição de programação "6,270" no MIT.
  • Os personagens principais em que o filme é baseado eram asiáticos. No entanto, a maioria dos atores lançados são caucasianosJim Sturgess exigiu um professor de dialeto para falar com um sotaque americano.
  • O problema que o Prof Rosa menciona em sala de aula com as três portas é conhecido como o problema de Monty Hall.

Falando em números, 21 custou mais ou menos 35 milhões de dólares, tendo faturado, com apenas um mês de exibição, nos Estados Unidos, mais de 81 milhões de dólares. Não sou supersticioso, como falei no começo do post, mas gosto de contar. Esse post é o número 21 e nada mais justo do que neste dia fazer uma referência a esse filme que mostra que contar certo faz você ganhar muito dinheiro. Apesar dos pesares e dos perigos que se mostram durante a película, a emoção de ganhar muito dinheiro fácil toma conta do começo ao fim. Os cinco estudantes mostraram que o sistema de um dos melhores jogos de Las Vegas é completamente vencido...e bota vencido nisso. 


O Blog é amador, mas as curiosidades são cinematográficas.

Bom Filme!

Um comentário:

  1. Ainda não tive a oportunidade de ver esse filme, muitos afazeres com o meu trabalho e muitas viagens, mas assim que tiver um tempinho com certeza verei, até porque não dispenso suas dicas, elas são maraaaavilhosas!

    grande abraço

    ResponderExcluir