domingo, 23 de outubro de 2011

Enterrado Vivo (Buried)



Imagine você acordar e perceber que está Enterrado Vivo. Bom, é desse jeito que o filme Buried (2010), começa. Ao acordar grogue na escuridão, Paul Conroy, um motorista de caminhão americano trabalhando no Iraque em 2006, lentamente percebe que está preso dentro de um caixão de madeira, enterrado vivo. Com o seu isqueiro, ele pode ver a armadilha que ele é, e rapidamente percebe que não há ar suficiente para viver por muito tempo. Ele encontra dentro do caixão um celular de trabalho, que lhe permite o contato com o mundo exterior. Mas o mundo exterior demonstra não ser muito útil em encontrar um homem enterrado em uma caixa no meio do deserto iraquiano. Paul deve, então contar com seu melhor recurso para escapar dessa: ele próprio.

Estrelado por Ryan Reynolds, Enterrado Vivo é um filme de suspense do começo ao fim. Em alguns momentos, a agonia do personagem ultrapassa a tela e pode ser facilmente sentida pelos telespectadores. Suas curiosidades são bem interessantes:

  • Foi filmado em apenas 17 dias nos estúdios de Barcelona, cidade do Diretor do filme, Rodrigo Cortéz. 
  • Sete caixões foram usados durantes as filmagens.
  • O número do telefone do escritório do FBI de Chicago mencionado no filme é o número do escritório na vida real.
  • Ryan Reynolds afirma que ele sofria de claustrofobia no final das filmagens (muito parecido com o personagem que ele está interpretando). Isto foi devido, principalmenteao fato do caixão ser gradualmente preenchido com areia durante as filmagens. Ele descreve o último dia de filmagem como: "diferente de tudo que eu experimentei em minha vida, e eu nunca quero experimentar isso de novo." Ossos do Ofício Ryan!!
  • Quando Paul Conroy abre a nota que o seu seqüestrador quer que ele leia em vídeo, a primeira linha diz: "A data é 23 de Outubro.Este é o aniversário de Ryan, OU SEJA, HOJE. PARABÉNS RYAN REYNOLDS!!
  • Ryan Reynolds é a única pessoa que vemos em cena. Todos os outros são gravados no seu telefone celularO filme nunca se repete, ele foi gravado em sequencia. Esses todos fazem com que esse filme seja um dos filmes mais minimalista de todos os tempos.

Completando hoje 35 anos, Ryan Reynolds foi a única e primeira opção do diretor para fazer esse filme. Com um orçamento estimado em 3 milhões de dólares, com menos de um mês de exibição nos Estados Unidos, ele já tinha faturado pouco mais de um terço dos seus custos. Isso prova que, para se fazer grandes filmes, não se precisa de muito dinheiro. Basta apenas ter uma história certa. E no caso desse filme, os roteiristas acertaram em cheio. A agonia e a luta de Paul Conroy pela sua sobrevivência é latente durante todo o filme. Além disso, o que fica bem claro e que nos deixa com mais revolta é o fato do governo pouco se importar com a vida de um contribuinte, trabalhador e dedicado cidadão americano. Com pitadas de suspense e reviravoltas surpreendentes, chegamos a apenas uma conclusão nesse filme: 272 mil quilômetros de deserto, 90 minutos de oxigênio e sem saída. É Paul, o tempo está correndo pra você!

O Blog é amador, mas as curiosidades são cinematográficas!

Bom Filme!


Nenhum comentário:

Postar um comentário