domingo, 25 de setembro de 2011

Indicação do Mês: Amor por contrato (The Joneses)



Neste filme, tudo é uma mentira. A ideia central se norteia sobre uma família que se muda para um subúrbio americano e lá eles são perfeitos. Tudo deles é perfeito. Casa, carros, roupas...sempre da última geração, sempre da última moda. O único detalhe, bemmm pequenino, é que nessa família, tudo é FALSO!

The Joneses (2009) é na realidade um comentário social sobre a nossa sociedade consumista. O perfeito casal Steve (David Duchovny) e Kate (Demi Moore) Jones, e sua família, são a inveja de seu bairro de uma cidade suburbana cheia de mansões e todos os enfeites da classe média alta. Kate é o centro da tendência final - bonita, sexy, vestida da cabeça aos pés em grifes. Steve é o empresário admirado que tem sucesso em tudo: uma esposa linda, casa grande e uma infinidade de brinquedos de alta tecnologia. Jenn e Mick, seus pseudo filhos, são a regra da nova escola. Encarnam tudo o que é moderno e cool: roupas, carros rápidos e os mais recentes gadgets. Mas como os vizinhos tentam manter as aparências, ninguém está preparado para a verdade sobre esta família onde tudo é perfeito demais.

Por ser tudo falso nesse filme, a única coisa que foi real, e isso é uma curiosidade, foi a escola e os estudantes que se tornaram figurantes para esta película. No mais, Amor por contrato foi um filme que faturou menos do que gastou! Uma pena, mas, bem explicável: com tudo de moderno que a família aparentava, o olho foi maior do que a barriga!

O interessante desse filme é que, diante de tanta mentira, inveja e falsidade, uma coisa linda surge: o real amor entre o real Steve e a real Kate. Obviamente, uma lição que tiramos é que a inveja é muito cruel e, as vezes, é um caminho sem volta. Transformar em obsessão o fato de querer ser e parecer melhor do que o outro muitas vezes nos leva a um simples enredo: perdi a minha vida num vazio de emoções. E são nessas emoções, que fazem valer a vida, que o real Steve consegue o amor da real Kate. Porque, afinal, todos nós sabemos que o Amor, esse sim, não é um contrato!

O Blog é amador, mas as curiosidades são cinematográficas!

Bom Filme!

Um comentário: