domingo, 11 de setembro de 2011

World Trade Center



Onde você estava em 2001, neste dia? Aposto que todos lembram do 11 de Setembro de 2001, o dia em que o mundo parou para ver a destruição do símbolo econômico americano. Os dois aviões arremessados contra o World Trade Center, ecoaram ao longo desses 10 anos, dando início a uma guerra sem fim contra o terrorismo. E é por isso que, em 2006, Oliver Stone dirigiu o filme sobre as torres gêmeas. 


Mas, esse filme não é sobre o terrorismo, muito menos sobre as cenas chocantes que pudemos presenciar ao vivo. A história desse filme é sobre sobrevivência e a vontade de viver de dois policiais que, debaixo de milhares de destroços, sobreviveram durante alguns dias e viraram exemplo de luta e persistência pela vida. Vividos por Nicolas Cage e Michael Peña, os dois policiais são o centro do roteiro deste super filme, que tem diversas curiosidades. Vamos à elas:

  • O diretor do filme usou vários policiais reais para interpretarem policiais no filme. Estes policiais fazem parte do Police Actors
  • Um outdoor do filme Zoolander é visível em uma cena, quando passa a sombra de um avião sequestrado sobre New York City. Esse filme, lançado logo após os ataques, tinha imagens do World Trade Center digitalmente removidas.
  • Mel Gibson foi cotado pelo diretor para interpretar o Sargento John McLoughlin. Porém, ele teve que recusar pois estava dirigindo o seu filme Apocalypto.
  • Três semanas antes do filme ser lançado mundialmente nos cinemas, o diretor e o produtor do filme resolveram mostrar o filme para os bombeiros que arriscaram suas vidas para salvar algumas pessoas dos destroços. 
  • Como parte de sua pesquisa, Michael Peña mudou para a casa do oficial William Jimeno, seu personagem, em Nova Jersey.
  • Na preparação para a sua interpretação do sargento John McLoughlin, Nicolas Cage focou em sua precisão falando com um sotaque de Nova York. E também para capturar o medo e a claustrofobia de McLoughlin, Cage passou horas em um tanque fechado em Venice, Califórnia.
  • Os reais John McLoughlin e William Jimeno aparecem na cena final do filme no "obrigado". Mas esta não é a única aparição no filme, dos dois, na cena do churrasco, por exemplo, o personagem William Jimeno abraça o real William. Neste churrasco, todos os familiares de Jimeno aparecem. 
  • O filme de maior bilheteria característica da década de 2000 sobre os acontecimentos de 11 de setembroem mais de 162 milhões de dólares em todo o mundoSeu fim de semana de abertura bruta foi de US$ 18,7 milhões, sendo o melhor da carreira de Oliver Stone.
Hoje, o presidente Obama e o ex presidente Bush fizeram 6 minutos de silêncio em homenagem aos mortos desta tragédia. Enquanto isso, vimos diversos familiares ainda em prantos com saudades dos seus entes queridos, brutalmente assassinados pelo terror e desespero, representados por cerca de 240 toneladas de ferro destorcido pelo fogo. Por mais insignificante que esta "homenagem" possa ser, ela tinha que ser feita. Não porque hoje completam-se 10 anos desta tragédia, mas sim porque hoje devemos divulgar e valorizar a história de dois homens que, no dia mais negro da América, viram a luz da esperança.

O Blog é amador, mas as curiosidades são cinematográficas!

Bom Filme!

Nenhum comentário:

Postar um comentário