sábado, 9 de julho de 2011

O Homem da Máscara de Ferro (The Man in the Iron Mask)



Alexandre Dumas, escritor francês, tem uma mente fabulosa e isso é fato. Conseguiu escrever novelas sobre Os Três Mosqueteiros e O Conde de Monte Cristo. Ambos personagens se tornaram filmes de grande sucesso nas telonas e nas telinhas também. Inclusive, um novo filme da saga de Athos, Phortos, Aramis e D´Artagnan será lançado no dia 21 de Outubro deste ano nos cinemas. 


Enquanto o reboot ainda não vem, o melhor filme que fala sobre os três mosqueteiros é, sem dúvida, O Homem da Máscara de Ferro (1998). Dirigido por Randall Wallace, o filme conta a história do cruel Rei Luís XIV e a descoberta de seu irmão gêmeo, Filipe, mantido preso pelo próprio irmão, para que pudesse controlar a monarquia sozinho. Com um elenco pomposo, que vai de Leonardo DiCaprio a John Malkovich, O Homem da Máscara de Ferro traz poucas curiosidades. Mas todas elas são no mínimo históricas e reais, bem reais:


  • A MGM descobriu que o principal motivo da audiência do filme nos cinemas se deu ÚNICA E EXCLUSIVAMENTE pela aparência do ator principal, Leonardo DiCaprio.
  • Alexandre Dumas, autor do livro que originou o filme, adaptou a sua história com base num prisioneiro da Bastille que ficou preso por dois anos usando uma máscara de couro, até a sua morte. Segundo investigações, o prisioneiro mascarado não seria um irmão, mas sim o pai de Luís XIV. 
  • O Rei Luís tinha sim um irmão chamado Filipe, mas ele não era um gêmeo, e sim, bem mais novo.
  • O filme faturou no mundo todo cerca de 183 milhões de dólares. Bem mais do que o seu orçamento, estipulado em 35 milhões.

Paris morria de fome enquanto o seu Rei se importava apenas com mulheres e dinheiro. Diante dessa situação, os mosqueteiros se deparavam com uma situação: fazer o que é melhor para o seu país servindo o Rei ou o que é melhor para a população? 

Corrupção e conflitos de interesses. Essa história é bem parecida com a do nosso país. Mas o que vale ressaltar é que a honra e a bravura vencem qualquer mazela social, afinal, o negócio é: Um por Todos e Todos por Um!

O Blog é amador, mas as curiosidades são cinematográficas!

Bom Filme!




Nenhum comentário:

Postar um comentário