quinta-feira, 16 de junho de 2011

Efeito Borboleta (The Butterfly Effect)


Ashton Kutcher está no Brasil!! Sim, ele está aqui para desfilar na Colcci no SPFW. O marido de Demi Moore jogou vôlei no rio, bebeu cerveja com Luciano Huck, passeou de Táxi no quadro do narigudão gente boa, fez festa privada (ou quem sabe privê) e até cantou o Hit do Pânico na TV. 


Então, nessa semana super movimentada, nada mais justo do que este Blog prestar uma homenagem ao super astro e traçar algumas das principais curiosidades sobre um filme que Kutcher mostra o seu lado dramático. Efeito Borboleta (2004) é um daqueles filmes sobre viagem no tempo, mudanças no passado e por aí vai. Dirigido por Eric Bress e J. Mackie Gruber, Efeito Borboleta é um filme sobre memórias. E cá pra nós, utilizaremos muito ela no decorrer deste texto. Vamos lá:



  • Quando os personagens principais pequenos vão ao cinema, percebe-se que eles assistem Seven e no cinema também tem a sessão de Debi & Lóide. Ambos os filmes foram distribuídos pela New Line Cinema, a mesma de Efeito Borboleta.
  • As coincidências com Seven não param por aí. O diário de Evan, personagem de Kutcher, tem o mesmo design do assassino do filme. Ele tem um padrão seguido pelos alunos nas escolas do país inteiro.
  • Josh Hartnett, Sean William Scott e Joshua Jackson foram indagados para fazerem o papel de Evan. No entanto, eles recusaram. Kutcher, que aceitou o papel, também é o Produtor Executivo do filme. Até a sua chegada, o roteiro, inacabado na época, tinha sido o mais lido da indústria. Só terminaram o roteiro com a chegada de Ashton. Isso é que é presença!
  • Na versão original do roteiro, o personagem de Evan foi escrito como: Chris Treborn. Quando o "T" é movido para a esquerda, torna-se "Christ Reborn", ou seja, Cristo Renascido. Isso foi mudado para Evan Treborn, que é uma brincadeira com "Event Reborn", ou seja, Evento Renascido!!
  • Elden Henson, o Lenny,  fez todas as cenas do seu personagem "normal" em primeiro lugar porque ele tinha que ganhar cerca de vinte quilos em um mês para o seu personagem na versão louco. Ele tinha que parecer maior e mais fino como Lenny normal. Para espanto do cineasta, ele conseguiu isso! Ô raça!
  • Durante umas das cenas do "flashback" de Evan, ele pode ser ouvido lendo a parte do conto de Ray Bradbury : "A Sound of Thunder". Nesta história, um grupo de pessoas viajam milhões de anos no passado para caçar dinossauros. Um deles, acidentalmente, pisa e mata uma borboleta, que modifica drasticamente o futuro. Coincidência???
  • A parte em que Evan não tem braços foi conseguido através de duas tomadas: uma com uma cama vazia, e uma com Kutcher deitado na cama com luvas verdes em suas mãos (que foram apagados mais tarde). Ambas as cenas tinham movimentos de câmera idênticos. Para a maioria dos filmes,  dá pra fazer através da máquina controladora de câmeras, que podem replicar exatamente o mesmo movimento de várias tomadas. No entanto, uma vez que este filme foi de baixíssimo orçamento, os cineastas não foram capazes de suportar este tipo de equipamento e as duas cenas idênticas foram obtidas manualmente, no mover da câmera enquanto usavam um cronômetro para referência. Qualquer pequena mudança nas cenas era corrigida digitalmente na pós-produção.
  • Durante o penúltimo "Flashback" de Evan (depois que ele acorda no hospital mental), há uma rápida sucessão de cenas com as pessoas fazendo caretas engraçadas. Uma dessas pessoas que aparecem em várias fotos é o co-diretor Eric Bress.
  • A produção só tinha 03 caixas de correios para explodir. A última caixa foi a que deu certo!!! Isso é que é sorte de baixo orçamento!!
  • Todas as cenas da prisão foram filmadas com prisioneiros reais!!!! A prisão é a Washington State.
  • A cena em que o médico hipnotiza Evan no seu consultório começa com um flash da caixa de raio x. Na verdade, aquilo foi um curto circuito do set. Os diretores gostaram...entrou no ar!!
  • Como dissemos, o orçamento do filme foi muito baixo, cerca de 13 milhões de dólares. No mundo todo, Efeito Borboleta faturou pouco mais de 96 milhões. 
  • A música que melhor faz lembrar esse filme é a do Oasis, que só toca no final do filme. Final este que no DVD aparece em 02 possibilidades diferentes: Uma com Evan e Kayleigh se falando e marcando um café e a outra em que Evan vai atrás de Kayleigh!! Para quem quiser ouvir a música e imaginar a cena: http://www.youtube.com/watch?v=qNk-RoZhkaI.
Kutcher, nosso homenageado do post, já está gravando a série Two and a Half Men. O substituto de Charlie Sheen está ganhando cerca de 1 milhão por episódio.  Muito, né?

Festas privadas, desfiles de moda, vôlei em plena segunda feira, chopp e programa com Huck, penetra em boite carioca, cantor de hit de programa de televisão e muito, muiiiito dinheiro. Este é o Efeito Kutcher!!

O Blog é amador, mas as curiosidades são cinematográficas.

Bom filme!

2 comentários:

  1. E o final em que Evan morre bebe na barriga da mãe?! Que versão é essa que não tem no DVD? Acabei de assistir no canal MGM HD da Net!!!
    Pra mim a melhor de todas!!!
    Sds. Ronaldo L.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério?? Eu sei que tem possíveis finais sobre a última cena em que ele passa na rua e encontra Kayleigh, que estão no DVD. Mas essa?? É insana mesmo!! Vlw Ronaldo!

      Excluir