sábado, 4 de junho de 2011

Ases Indomáveis (Top Gun)



A primeira vez a gente nunca esquece. O primeiro beijo, o primeiro amor, o primeiro título. Claro que a primeira postagem também é inesquecível. E nada melhor do que começar esse blog com um filme que marcou época (a minha principalmente) e que me fez um dia pensar em ser um fighterpilot!!!


A idéia desse blog não é expor minha opinião sobre o filme em destaque, realizando críticas sobre atuações, direções e produções. A idéia é sim trazer a tona curiosidades sobre alguns filmes e o que elas significaram para os títulos. Claro que algumas delas vocês já devem saber....mas outras, são cinematográficas!!


O primeiro filme, Top Gun (1986), é repleto delas. Para quem já viu esse filme (pelo menos umas 555 mil na Sessão da Tarde), vale a pena conferir algumas:



  • Lembram do carinha velho que encontra com a Charlie (Kely McGillis) no pub onde Maverick (Tom Cruise) canta You´ve lost that loving feeling?? Pois é, o cara na vida real é um piloto e que foi consultor para a maioria das cenas chamadas DOGFIGHT, ou seja, o pega prá capá no ar! A produção o homenageou com o nome do personagem principal, Pete Mitchell. O local, por sinal, o Kansas City BBQ é hoje, um ponto turístico da cidade. 
  • Val Kilmer não queria rodar esse filme. Ele foi obrigado a interpretar o Iceman por forças contratuais. Chato, né?!
  • Antes da trilha sonora ser assinada pelo músico Kenny Loggins na época, os produtores ofereceram a Bryan Adams a chance. Bryan recusou pelo fato do filme apoiar a guerra! Sensatez?!?
  • O diretor Tony Scott (que chegou a ser demitido 3 vezes durante a produção!!) fez um cheque de 25 mil dólares  ao comandante do porta aviões para ele poder filmar uma tomada externa essencial. Vemos ela no comecinho do filme!
  • Algumas cenas foram feitas depois do período de filmagens. A cena de amor por exemplo, é uma delas. A primeira tomada ficou tão ruim, que foi necessário refazer. Segundo os produtores, não havia química entre os atores. (Não é a toa que hoje a Charlie calça 52 no pé!!!). Como o cabelo dela estava pintado de preto e o dele estava maior para um outro filme (A Cor do Dinheiro), a cena ficou em azul. Além dessa, a cena do elevador onde eles quase se beijam também precisou ser refeita. Por isso que ela usa um boné e ele está com o cabelo molhado.
  • O famoso diretor John Carpenter recusou dirigir esse filme. 
  • Na clássica cena da "perseguição pré coito" entre Maverick e Charlie, na hora em que ele vai dar uma bronca nela...há uma parte, logo após ela dizer que está apaixonada por ele, em que Maverick perde a fala, engasga e depois a beija!! Na realidade, havia uma frase que Tom Cruise precisava dizer, porém, o diretor achou que ficou tão perfeito que levou ao ar assim mesmo!
  • É o primeiro filme do irmão do Peter Petrelli em Heroes, Adrian Pasdar! No filme, ele aparece na aula inaugural de Charlie e o seu personagem se chama Chipper
  • Anos depois, Goose, Slider e Jesper fizeram famosa série E.R.
  • Para filmar as cenas com Mcgillis, Cruise precisou usar saltos! Imaginem só o vexame que seria para Cruise se ver no cinema menor do que uma mulher!
  • Tom Cruise não foi a primeira escolha para o papel principal. Na verdade, nada mais nada menos do que 15 atores recusaram interpretar Pete Mitchell! No entanto, ele SÓ ganhou 2 milhões de Dólares. Digo só, porque em Missão Impossível 3, Cruise faturou 75 milhões, o seu máximo até agora!
  • A música romântica do filme, Take my breath away, de Berlin, antes, foi recusada no filme Nove Semanas e Meia de Amor.
  • Top Gun faturou no mundo todo cerca de 345 Milhões de Dólares

É isso aí galera! Aposto que agora vocês vão correr pra assistir o filme de novo e rever Maverick e Goose explodindo tudo pelos ares. 


O blog é amador mas as curiosidades são cinematográficas!!

Bom filme!





Um comentário: