domingo, 19 de junho de 2011

Velocidade Máxima (Speed)

São João vem aí!! Estamos muito perto de uma das melhores festas do ano. Forró, comidas típicas, viagens. São diferentes destinos unidos pela mesma estrada. Todos sabemos que o movimento sempre aumenta nessa época. Então, para evitarmos acidentes, devemos também evitar:






Pois bem!!! Na vida real devemos sim evitar o excesso de velocidade. Mas aqui, vamos pisar fundo e descobrir todas as curiosidades de Speed (1994). Velocidade Máxima foi o filme que tem uma das melhores trilhas sonoras não cantadas do cinema. Pra quem não lembra, aí vai o link para escutar enquanto lê as curiosidades do filme: http://www.youtube.com/watch?v=gv71dZoy9Zc&feature=related.



  • O papel de Jack Traven, interpretado por Keanu Reeves, foi feito originalmente para o ator Jeff Bridges e o papel de Annie, interpretado por Sandra Bullock, foi feito para Ellen DeGeneres. A idéia era contrastar a hilária Annie com o Sisudo Jack. Ambos os atores recusaram o papel. E não foram somente eles! Uma lista extensa de atores recusaram os papéis. Para Jack: Tom Cruise, George Clooney, William e Stephen Baldwin, Bruce Willis, Johnny Depp e por aí vaí. Para Annie: Glenn Close, Anjelica Houston, Diane Lane, Julia Roberts, Cameron Dias e muito mais!! Sandra Bullock só foi contratada duas semanas antes das gravações.
  • Na cena em que o ônibus atravessa a ponte inacabada, podemos ver alguns pássaros voando. Eles foram digitalmente inseridos. O pulo do ônibus foi feito duas vezes, porque no primeiro, o ônibus caiu muito suavemente. A ponte estava lá, apenas foi "apagada" no computador. Essa cena foi uma ideia do diretor. Ele estava dirigindo por uma freeway, quando viu uma parte da pista faltando. Para tal cena, foi utilizado um ônibus especial, com bons sistemas de amortecimento e foi necessária a construção de uma rampa. Quando pula, o ônibus chega a 20 metros do chão, o que ninguém esperava. Por isso que, quando vemos ele iniciando o pulo, a frente sai do quadro de imagem!
  • O filme foi gravado na Freeway 105 de Los Angeles antes dela ser inaugurada! Isso deu problemas de continuação das imagens, uma vez que algumas cenas foram feitas antes e outras depois das estruturas da pista estarem montadas.
  • Integrante de uma das cenas mais hilárias do filme, o negro Glenn Plummer perdeu a sua carteira de motorista dois dias antes de gravar as suas cenas no filme. Vai ver que isso foi culpa de Jack Traven!
  • A cena em que Reeves quebra o vidro do ônibus com um soco foi acidental. O diretor gostou....entrou no ar!
  • A cena em que o ônibus entra no aeroporto e um avião levanta voo foi feita mais de 50 vezes!! Isso é que é insistência.  Para fazer isso, a produção comprou um avião de 80 mil dólares.
  • No roteiro original, o ônibus era pra ficar circulando dentro do estacionamento do Dodgers Stadium, em Los Angeles. Mas, os produtores não conseguiram a liberação para isso.
  • O filme acabou sem dinheiro antes de ser finalizado. Os produtores mostraram para algumas pessoas e a cena do trem foi mostrada em storyboards. A platéia gostou tanto que o estúdio investiu mais dinheiro e então foi gravada de forma real para depois ser lançado no mundo todo. As cenas do trem fora dos trilhos foram feitas com miniaturas. O orçamento foi estimado em 25 milhões e faturou cerca de 351 milhões de dólares. 
  • Aí vai uma cultura: A placa do carro de Reeves está com as letras TEZ. Essa palavra significa Velocidade na língua Hindi.
  • O relógio que Reeves usou no filme estava fora de linha. A procura foi tanta que a empresa teve que voltar com a produção dele!
  • As filmagens do aeroporto duraram 03 semanas!
  • A cena em que Annie tira um chiclete da boca para sentar em um outro lugar foi totalmente improvisada por Bullock. Ela, alias, precisou aprender a dirigir ônibus. Diferente da sua personagem, passou de primeira no exame. 
  • A foto da moça que está na mesa de Harry é da esposa do diretor, Jan de Bont. 
  • Reeves fez 90% das cenas de ação.
Este Blog, além de trazer curiosidades sobre os filmes, também presta um serviço social!!
E nada melhor do que unir em um post: um filme e um conselho. Sendo assim, se for viajar, não corra. Se não for viajar, aí sim você corre pra ver esse filmaço, principalmente agora que vocês já sabem de todas essas curiosidades. 

O Blog é amador, mas as curiosidades são cinematográficas!

Bom filme e bom São João!




Nenhum comentário:

Postar um comentário