sexta-feira, 7 de março de 2014

O Rapto do Menino Dourado (The Golden Child)

O ano era 1986. Dennis Feldman escreveu um roteiro para Michael Ritchie dirigir um filme que falava sobre um tal detetive que iria enfrentar o diabo atrás de um menino. O melhor de tudo é que a frase era pra ser levada ao pé da letra. Ora, pensaram então no ator que estava numa fase metórica da sua carreira. Eddie Murphy era o escolhido. A história misturava aventura, ação e comédia com toques de magia. O resultado final??? Bom, vejamos:



The Golden Boy (1986) que tem o seu título traduzido em português, O Rapto do Menino Dourado traz Eddie Murphy interpretando um detetive com uma especialidade de encontrar crianças perdidas. Ele é dito que ele é o "escolhido" para encontrar e proteger o Menino de Ouro (J.L. Reate), um místico budista que foi sequestrado por um malvado feiticeiro. Murphy descrê do misticismo, mas encontra mais e mais evidências de culto ao demônio ao longo da sua investigação.


Vamos conferir algumas curiosidades sobre esta película:

  • Embora na história seja um menino, J.L. Reate é na verdade uma menina.
  • Originalmente concebido como um drama de aventura sério com Mel Gibson no papel principal. Após Gibson desistir de fazer o filme e Eddie Murphy o substituir, o script foi reescrito como uma mistura de ação e comédia.
  • George Miller foi a primeira escolha de Eddie Murphy para o diretor.
  • Charlotte Lewis tinha apenas 18 anos quando filmou essa produção.
  • O compositor Alan Silvestri era a escolha original para escrever a trilha sonora do filme e até mesmo se reuniu com os produtores na primavera de 1986 sobre o trabalho. Mais tarde, no verão, foi anunciado que John Barry tinha sido contratado para fazer o filme.
  • John Barry foi contratado pela Paramount Pictures para compor, produzir e gravar um álbum completo. No entanto, Barry foi retirado do projeto depois de diferenças criativas e reações a sessões de teste. 


O elenco ainda é composto por Charles Dance, Victor Wong, James Hong e Randall Cobb. O orçamento desta película ficou estimado em 25 milhões de dólares e seu faturamento, somente na Terra do Tio Sam chegou perto da marca dos 80 milhões. Com 94 minutos de duração, O Rapto do Menino Dourado serviu de intervalo para Murphy entre o primeiro e o segundo filme da Trilogia de Um Tira da Pesada. Sua carreira no momento estava em explosão e fazer este filme era uma forma de associar a sua imagem à comédia, o que teve reverberações no seu futuro profissional. A produção ainda teve duas indicações e não chegou ganhou prêmios. Mas, para quem tem um menino(a) dourado na sua história, de que servem prêmios??

O Blog é amador, mas as curiosidades são cinematográficas!

Bom Filme!

6 comentários:

  1. Não é "The Golden Boy", mas sim "The Golden Child"

    ResponderExcluir
  2. Ótimo filme realmente eu gostava mais do Eddie Murphy das antigas tipo Um tira da pesada, esse ai, Um Príncipe em Nova York e tal hoje em dia não curto mais os filmes dele bons tempos.

    ResponderExcluir
  3. Ótimo filme realmente eu gostava mais do Eddie Murphy das antigas tipo Um tira da pesada, esse ai, Um Príncipe em Nova York e tal hoje em dia não curto mais os filmes dele bons tempos.

    ResponderExcluir
  4. E esse tempo todo imaginava que o menino dourado fosse mesmo um menino,depois de 30 anos exatamente hoje fiquei sabendo que foi uma menina.

    ResponderExcluir
  5. O menino é uma menina,não sabia desse detalhe!

    ResponderExcluir
  6. Acho q constituição um erro horrível. ..Em Predadores achei q o Japão fosse esse garoto mais velho ...Daí procuro o moleque e não achob. Então descubro que é japa ...tô frustrado .

    ResponderExcluir