O oitavo mês do ano está indo embora e com ele surge uma nova indicação, tradição já aqui no blog. E as indicações são de filmes ou pouco conhecidos, ou pouco divulgados ou desmerecidos por algum percalço do caminho cinematográfico. Esta película que iremos homenagear, se muito vi, foram 2 ou 3 vezes. Porém, foi uma produção que marcou a minha infância. O processo de adaptação do personagem central é que move toda a válvula do filme. Então, com vocês:
Airborne (1993), que no título traduzido significa Manobra Super Radical retrata a vida de Mitchell Goosen (Shane McDermott), um jovem de dezesseis / dezessete anos de idade que mora na Califórnia e que gosta de surf. No entanto, seus pais, que são dois zoólogos receberam uma bolsa para trabalhar na Austrália. O único problema era: Mitchell não podia ir com eles. Então, ele é enviado para ficar com sua tia, tio e primo em Cincinnati, Ohio. Quando ele chega, encontra o seu primo que também é seu novo colega de quarto para os próximos seis meses: Wiley (Seth Green). Mitchell, em seguida, vai para a escola e já sofre bullyng dos jogadores de hóquei do ensino médio. Nesse meio termo, ele descobre duas paixões: a jovem Nikki (Brittney Powell) e o patins. Então, os jogadores, Mitchell e Wiley tem que aprender a conviver para tentar vencer os rivais de uma outra escola em uma competição de patins chamada A Espinha do Diabo.
Pra não perdermos o costume, apenas duas curiosidades:
- A Central High school é, na realidade, a Western Hills High School, alma mater do beisebol de grandes jogadores como Pete Rose e Whitey Herzog.
- Foi filmado quando o X-Games (então chamado X-Games 101) começou a se tornar popular e a patinação in-line virou mania. Chris Edwards, que faz o personagem Walt, era conhecido por suas manobras no X-Games e foi um dos membros da Equipe de Patins dos Estados Unidos.
Dirigido por Rob Bowman sob o roteiro escrito por Stephen McEveety e Bill Apablasa, Manobra Super Radical teve um orçamento estipulado na casa dos 2 milhões e 600 mil, dando um lucro de pouco mais de 200 mil dólares. Muito pouco!! E vale ressaltar ainda que no elenco estava o iniciante Jack Black. Hoje em dia, Shane McDermott largou a sua vida de ator para se dedicar a pintura. Desde o começo pudemos perceber ao longo dos 91 minutos que a mudança para Mitchell foi completamente dolorosa. Além de ficar longe dos pais, ele ficou longe do que mais gostava de fazer na vida: surfar. Migrando para um lugar completamente oposto, ele, além de ter que lidar com os novos hábitos, teve que lidar com o preconceito. E foi através do esporte que ele soube dar a volta por cima, reacendendo uma antiga paixão e despertando novas. E assim descobrimos que os vencedores não são feitos, ele são Airborne!
O Blog é amador, mas as curiosidades são cinematográficas!
Bom Filme!