sexta-feira, 1 de março de 2013

Footloose



Música! Ela move as pessoas, nos traz boas ou tristes lembranças, nos remetem à lugares que já passamos, amores que vivemos, pessoas que se foram. Músicas são eternas. Atravessam o tempo como uma rocha no gramado. Anos após anos, gerações após gerações, elas permanecem as mesmas, intactas, potentes. A música do vídeo acima é mundialmente conhecida por ser trilha sonora e tema principal de um filme cujo título é o mesmo da canção. Até aí, tudo bem. O interessante, nesse caso, é que o filme se baseia na importância que a música tem e faz na vida das pessoas e a sua ação principal, libertadora: dançar. 

Então, ao som magnífico de Kenny Loggins, vamos saber um pouco mais sobre:




Footloose (1984) é um conto clássico de rebelião adolescente e repressão, apresentando uma combinação deliciosa de coreografia de dança e performances realistas e comoventes. Quando adolescente, Ren McCormack (Kevin Bacon) e sua família mudam da cidade grande de Chicago para uma pequena cidade do Meio-Oeste, causando nele, obviamente, um choque cultural. Embora ele se esforça para se adaptar, o "Ren Urbano" não consegue acreditar que está vivendo em um lugar onde o rock e dança são ilegais. No entanto, há um pequeno prazer: Ariel Moore (Lori Singer), uma loira problemática, mas adorável com um namorado ciumento. Além disso, há o pai dela, o Reverendo Shaw Moore (John Lithgow), que é o responsável por manter a cidade livre da dança. Ren e seus colegas querem acabar com esta porcaria, especialmente no baile de formatura. Mas, só Ren tem a coragem de iniciar uma batalha para abolir a proibição fora de moda e revitalizar o espírito das pessoas da cidade reprimida. 


Sonoras curiosidades aconteceram neste filme. Vamos "ouvir" as principais:

  • Michael Cimino foi originalmente contratado como diretor. Ele foi demitido quando ele pediu um adiantamento de US$ 250.000 para re-escrever o roteiro inteiro antes de fotografar. 
  • As cenas em que o personagem de Chris Penn teve que aprender a dançar foram adicionadas ao filme, porque Penn realmente não sabia dançar.
  • No encarte para o lançamento da trilha sonora de "Footloose", há uma breve introdução por Kenny Loggins, que menciona que o roteiro do filme foi livremente baseado em eventos reais que transpareceu na vida de seu amigo de longa data, o roteirista do filme, Dean Pitchford.
  • Com o conhecimento do diretor, Kevin Bacon, com 24 anos na época, participou da Escola Payson de Utah como "Ren McCormack", um estudante de transferência da Filadélfia para entrar em seu papel. Com gravata estreita e um corte de cabelo new-wave, ele foi tratado muito bem, assim como no filme. 
  • Os pés da dança na seqüência de abertura do filme são do elenco e da equipe. Mais de 150 diferentes pares de pés foram filmados. O dançarino com os sapatos de ouro era  Kenny Loggins.
  • No comentário do DVD, Kevin Bacon revelou que os extras da cena do vestiário receberam US$ 20 cada para aparecer nus.
  • Na cena em que o Reverendo Shaw mostra a Ren uma foto do seu falecido filho Bobby, John Lithgow mostrou uma fotografia de seu filho real.

Dirigido por Herbert Ross, Footloose custou aos bolsos dos estúdios cerca de 8 milhões de dólares. Faturou, somente na terra do Tio Sam, 80 milhões. Como vimos anteriormente nas curiosidades, esta película teve sua história baseada em eventos reais de Dean Pitchford. Agora imaginem o que seria chegar numa cidade onde a música e a dança foram proibidos por um Reverendo por incitar crimes, violência e morte. Trazendo para o mundo atual, a situação não mudou. Recentemente, uma deputada proibiu que bandas de um determinado ritmo fizessem shows pago com dinheiro público pois as canções denigrem a imagem feminina. Ela está certa? Ela está errada? Aí cabe uma outra discussão. O que vale ressaltar é que, por mais pejorativas que as músicas possam parecer, as mulheres que vão ao show, assim com Ren McCormack, querem apenas dançar. O que jamais pode acontecer é a proibição da música. Ela está do seu lado, ela te acompanha o tempo inteiro, ela te faz mexer sem pensar, ela simplesmente deixa você footloose.

O Blog é amador, mas as curiosidades são cinematográficas!

Bom Filme!

Nenhum comentário:

Postar um comentário