domingo, 4 de novembro de 2012

Jamaica Abaixo de Zero (Cool Runnings)



Quando alguém disser para você que o que pensa em realizar é impossível, prove o contrário. É exatamente isto que o filme Jamaica Abaixo de Zero, ou na tradução americana, Cool Runnings (1993) diz. Uma produção fantástica da Walt Disney que reúne comédia e aventura para toda a família. 

Irving Blitzer (John Candy) desgraçou a si mesmo quando colocou pesos extras no seu bobsled, nos Jogos Olímpicos, resultando na perda da sua medalha de ouro. Anos depois, Derice Bannock (Leon), na tentativa de ir para as Olimpíadas através da corrida, não se qualifica para os 100 metros devido a um acidente estúpido. Quando ele descobre que Irv Blitzer vive na Jamaica, Derice decide ir para os Jogos de qualquer maneira, se não como um velocista, então, como um atleta de bobsled. Depois de alguns problemas iniciais, a primeira equipe de bobsled jamaicana é formada e vai para Calgary. Lá, Derice, Sanka, Junior e Yul são apenas risadas, já que ninguém acredita em levar uma equipe de trenó da Jamaica liderada por uma antiga desgraça para a glória. Só que o espírito de equipe e auto-confiança saudável podem levar a algumas surpresas nos Jogos de Inverno. Será??

Algumas curiosidades são bastante esportivas neste filme. Vamos conhecer algumas delas:

  • Este filme foi baseado numa história real da primeira equipe Jamaicana de Bobsled. Ao contrário do que a história conta no filme, a equipe jamaicana foi recebida de braços abertos pelas equipes Bobsledding internacionais. Uma das outras equipes foi tão longe que chegou a emprestar para a equipe jamaicana de trenó um trenó de back-up para que eles pudessem se qualificar.
  • Durante a cena de abertura das cerimônias, Blitzer é visto usando um chapéu branco cowboy. Este chapéu é uma marca da cidade de Calgary, onde os XV Jogos Olímpicos de Inverno foram realizados em 1988.
  • A cena do acidente, no final do filme foi a filmagem real tomada a partir dos Jogos Olímpicos de Inverno de 1988.
  • Nos esportes de trenó, a adição de peso é perfeitamente legal. Os homens de número Dois e Quatro podem levar pesos mínimo e máximo respectivamente. O peso do trenó é calculado como o peso total do trenó e sua tripulação. Se o trenó totalmente carregado pesa menos do que o máximo, é perfeitamente legal adicionar peso para fazer a diferença.
  • Ao contrário do filme, o acidente infame não ocorreu devido à uma falha mecânica,  mas devido a perda do controle do trenó em alta velocidade.

Dirigido por Jon Turteltaub e escrito por Lynn Siefert e Michael Ritchie com base nos acontecimentos de 88, esta produção da Disney gastou 15 milhões e faturou somente nos Estados Unidos quase 69 milhões de dólares. Este foi o antepenúltimo filme de Candy, que morreu no ano seguinte de ataque cardíaco. O que importa é que esta película mostrou como foram os percalços e vitórias da primeira equipe de um país caribenho, caracterizado pelo seu clima quente, a enfrentar temperaturas 20 graus abaixo de zero. Era um sonho de quatro jamaicanos e virou uma esperança de um país inteiro!

O Blog é amador, mas as curiosidades são cinematográficas!

Bom Filme!

Um comentário: