sexta-feira, 9 de novembro de 2012

A volta do Capitão Gancho (Hook)

Um pouco de cultura agora: quem aí conhece James Matthew Barrie? Ganhou prêmios honorários em Universidades da Inglaterra, escritor de novelas e livros, viveu de 1860 a 1937. E aí, já sabem quem é??

Bom, pra facilitar, vou colocar aqui um filme, nada conhecido, que é fruto da sua imaginação. E bota imaginação nisso: 


James Barrie escreveu e criou Peter Pan, um dos heróis mais queridos de todos os tempos. Além de Pan, ele inventou Sininho, Capitão Gancho, Meninos Perdidos, Terra do Nunca e muitas outras coisas. Isso dá e deu um filme, que contaremos depois. Aqui e agora, vamos mergulhar no mundo de Barrie pelo roteiro criado por James Hart e Nick Castle. 

Hook (1991) mostra que Peter Pan (Robin Williams) cresceu e virou um advogado especializado em fusões empresariais. Além disso, é casado com a neta de Wendy. Num terrível dia, Capitão Gancho (Dustin Hoffman) seqüestra seus filhos, e Peter se vê obrigado a voltar para a Terra do Nunca com Sininho (Julia Roberts). Com a ajuda dela e dos Garotos Perdidos, ele deve se lembrar como é ser Peter Pan novamente, a fim de salvar seus filhos e lutar com o Capitão Gancho, mais uma vez.

Imaginem um mundo de curiosidades?!?!. Bom, agora, vocês podem ver um pouco dessa criatividade e como foram os bastidores:

  • Bob Hoskins, o braço direito Smee, comprou cerveja para  mais de 300 extras depois de que uma cena longa e complicada foi cortada do filme. Uma espécie de gratidão pela participação não finalizada deles.
  • Por causa do seu personagem viver muitas vezes no ar, Julia Roberts tinha um assistente cuja única responsabilidade era limpar os seus pés.
  • Quando os Bannings voam para a Inglaterra, a voz do piloto é a de Dustin Hoffman (Capitão Gancho) - "Este é o seu capitão falando ...".
  • O menino Peter Pan é interpretado pelo filho de Dustin Hoffman, Max Hoffman. Na realidade, todos os seus filhos aparecem no filme. Sua filha, Rebecca Hoffman interpreta Jane no jogo do início do filme, e seu filho mais velho, Jake Hoffman interpreta um jogador da liga de beisebol de Jack.
  • O escritor James Hart credita a inspiração sobre esta história contínua de Pan para o seu filho Jake, que um dia lhe perguntou o que teria acontecido se Peter Pan crescesse.
  • O casal se beijando, que começam a flutuar quando algumas fadas jogam poeira sobre eles são, na verdade, George Lucas e Carrie Fisher, em uma participação especial.
  • No filme, o "gancho" do Capitão Gancho é na sua mão esquerda. Na peça, "Peter e Wendy", seu gancho é na sua mão direita, onde costumava ser.
  • Na cena em que Gancho entra na casa de Wendy para sequestrar as crianças, somente o cão Nana é mostrado. Pode ser ouvido os latidos antes da vigília de Toodles. É possível ouvir Nana latindo "woof! woof! hoof! hoof! Hook". Só aí é que Toodles então acorda e começa a dizer Hook.
  • O avião que leva a família para a Inglaterra é um Pan Am - um trocadilho óbvio em com Peter Pan.
  •  O diretor do filme, Steven Spielberg, aparece em cena. Ele lidera a marcha dos piratas do navio de Hook com o relógio de Michael em um travesseiro.
  • O pirata que fica preso no baú com o escorpião foi interpretado pela mulher Glenn Close.


A volta do Capitão Gancho custou 70 milhões de dólares para ser produzido. Hoffman levou  2 mais uma porcentagem não revelada do faturamento total e Julia abocanhou 7 milhões. O faturamento, foi estrondoso, mais de 300 milhões no mundo todo. Esta fantasia mixada com aventura mostra, dentre todo o universo criativo dos personagens de Barrie, uma característica dos filmes de Spielberg, que é a péssima relação entre pais e filhos. Um problema comum e infeliz, que atacou até o mais feliz dos heróis. O que é transmitido para os telespectadores é que devemos aproveitar o tempo que temos para curtir os nossos filhos "enquanto eles ainda querem os pais por perto". Quem perde esse preciosíssimo momento, pode ser ver num caminho sem volta para construir uma relação bacana com os seus pequeninos. E aí, nem mesmo voar e lutar contra piratas podem reverter essa situação. 

O Blog é amador, mas as curiosidades são cinematográficas!

Bom Filme!








Nenhum comentário:

Postar um comentário