quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Tropa de Elite 2

A semana é cívica. Amanhã, 07/09, é o dia da Independência do Brasil. No dia 07 de Setembro de 1822 foi declarada a independência do Brasil perante Portugal. Todos já sabem o que ocorreu às margens do Rio Ipiranga, onde Dom Pedro I gritou a tal famosa e célebre frase: Independência ou Morte!. 

E é aproveitando deste patriotismo que o Curiosidades Cinematográficas irá postar o seu PRIMEIRO FILME BRASILEIRO. E nada melhor do que começar com o pé direito, o esquerdo, os braços e tudo mais. Simplesmente, o filme aqui abordado é o de maior arrecadação cinematográfica da história brasileira. Com vocês:



Tropa de Elite 2 (2010) foi uma das produções mais aguardadas do cinema brasileiro. Nunca uma continuação foi tão melhor do que a sua origem. Méritos totais para os roteiristas, diretor, atores, produtores, enfim, toda a equipe envolvida neste mega projeto. 

Nesta sequência, depois de uma sangrenta invasão do BOPE na Penitenciária de  Segurança Máxima Bangu 1, no Rio de Janeiro, para controlar uma rebelião dos internos, o tenente-coronel Roberto Nascimento (Wagner Moura) e o Segundo Capitão André Matias (André Ramiro) são acusados ​​pelo membro dos Direitos Humanos Diogo Fraga (Irandhir Santos) de execução dos prisioneiros. Matias então é transferido para a Polícia Militar e  Nascimento é exonerado do BOPE pelo Governador. No entanto, devido à popularidade crescente de Nascimento, o Governador o convida a juntar-se com a área de inteligência da Secretaria de Segurança Pública. Ao longo dos anos, Fraga, que é casado com a ex-mulher de Nascimento, é eleito Deputado Estadual e o filho de Nascimento, Rafael tem problemas com seu pai biológico. Enquanto isso, Nascimento e o BOPE expulsam os traficantes de várias favelas, mas, surge aí, um outro inimigo: as milícias, lideradas pelo Major Rocha (Sandro Rocha) e, o pior de tudo, apoiados pelo Governador do Estado.

Uma película como esta tem incríveis e numerosas curiosidades. Vamos entender as principais delas:

  • Cerca de 11,1 milhões de espectadores pagantes tornaram o filme o mais visto na história do cinema brasileiro. Ele também se tornou o filme de maior bilheteria de todos os tempos no Brasil, batendo o recorde de Avatar. 
  • Quando Nascimento entra no restaurante para confrontar Guaracy, o homem que veste a camisa azul e branco listrada que vai parabenizá-lo é Rodrigo Pimentel, o real ex oficial do Bope que co-escreveu o roteiro e cujo personagem Nascimento é baseado.
  • O diretor José Padilha teve que manter a única cópia do DVD (sem áudio) em um banco não revelado, a fim de evitar os problemas de pirataria que ele experimentou em Tropa de Elite 1. A idéia inicial era documentar esta medida com uma equipe de reportagem de TV para promover iniciativas de combate à pirataria, mas, posteriormente, teve que ser descartada pois o gerente da agência estava com medo de um assalto acontecer caso a sua localização fosse divulgada.
  • Durante uma filmagem aérea sobre a favela Dona Marta, o helicóptero da equipe de câmeras quase colidiu com o helicóptero em que Nascimento estava. Eles só não colidiram devido a uma uma manobra ousada do piloto da equipe de câmeras.
  • O diretor afirmou que este filme encerra sua trilogia sobre a violência urbana nas grandes cidades brasileiras. O primeiro, Ônibus 174, era um documentário destinado a explicar como a indiferença do Estado para com as pessoas pobres pode levar à formação de criminosos. O segundo, Tropa de Elite, quis explicar como a indiferença do Estado para com as agências de aplicação da lei, muitas vezes, resulta em brutalidade da polícia e a transformação de policiais corruptos. E, finalmente, o último filme, explicando as razões por trás da escolha do Estado em ignorar os pobres e a polícia.
  • O personagem de Diogo Fraga é baseado na vida real do Deputado Estadual do Rio   de Janeiro, Marcelo Freixo. Na primeira cena com Diogo Fraga, onde ele está dando uma palestra em uma sala de aula, o verdadeiro Marcelo pode ser visto sentado na primeira fila.

Tropa de Elite 2 trouxe enormes benefícios para todos os envolvidos no projeto. Faturou no mundo todo mais de 63 milhões de reais. O diretor e escritor José Padilha ganhou a oportunidade de dirigir um filme com atores e produção americana: o reboot do Policial do Futuro, Robocop. Wagner Moura agora também respira ares internacionais. Terminou suas gravações como antagonista de um futurístico com Matt Damon e agora parte para interpretar o famoso Federico Fellini nas telonas. O cinema brasileiro passou a ser mais respeitado e valorizado, tanto que Tropa se tornou a representação do Brasil no Oscar de 2012, não chegando às finais mais tarde. 

Na época em que o patriotismo está em alta pela proximidade da data cívica, nós terminamos o post culminando em dois conselhos fundamentais para qualquer cidadão brasileiro: Lute contra a Corrupção Política e a favor da Justiça e, principalmente, vote corretamente, vote consciente, vote limpo! Claro, todos nós sabemos que é uma tarefa difícil, mas, sabe como é, né: missão dada é missão cumprida!

O Blog é amador, mas as curiosidades são cinematográficas!

Bom Filme! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário