No final da década de 80, lançar filmes que valorizavam os pilotos de caça americanos se tornou uma mania. Claro, com a Guerra Fria caminhando para o seu fim, explorar a habilidade e sagacidade dos pilotos americanos era certeza de bons negócios cinematográficos. Eles eram heróis e personificar isto seria fazer um filme atemporal, que atravessasse a barreira da validade e fincasse na história um marco de que com os Estados Unidos não se brinca.
Após esta breve contextualização histórica, chegou a hora de apresentar o segundo filme do ano de 1986 que tratava na sua premissa os Fighterpilots. O primeiro, Top Gun, foi tema do primeiro post do Curiosidades Cinematográficas. Agora, com vocês:
Iron Eagle (1986) era um filme que passava e muito na televisão aberta brasileira no início da década de 90. Águia de Aço, como é o seu título no Brasil, começa quando o pai de Doug (Jason Gedrick), um piloto da Força Aérea, é derrubado por MiGs pertencentes a um estado radical do Oriente Médio, e ninguém parece ser capaz de tirá-lo de lá. Doug encontra Chappy (Louis Gossett, Jr.), um coronel da Força Aérea que está intrigado com a ideia de enviar dois caças pilotados por ele e Doug para resgatar o pai dele depois de bombardear a base inimiga. Seus únicos problemas: Arranjar dois aviões, levando-os da Califórnia para o Mediterrâneo sem que ninguém perceba, e a incapacidade de Doug para destruir qualquer alvo a menos que tenha música tocando. Em seguida, vêm os "pequenos problemas" que é enfrentar a Força Aérea Americana depois disso tudo!
Curiosidades, curiosidades, curiosidades. Como não conhecê-las? Então:
- Todos os aviões de caça utilizados (caças F-16, F-21/C-2, caças Kfir retratando os MiGs inimigos) são realmente aeronaves da Força Aérea Israelense, repintados com o símbolo da USAF e um símbolo de um inimigo fictício.
- Este filme foi originalmente planejado para ser lançado no verão de 1986, mas o lançamento foi empurrado até janeiro para evitar a concorrência e confusão com Top Gun.
- Alguns dos soldados "líbios" da base aérea onde Doug resgata o pai, estão usando a SMG 9 milímetros sueca, originalmente desenvolvida durante a Segunda Guerra Mundial. Ainda em uso - mas em número muito pequeno hoje em dia - no seio das Forças Armadas da Suécia. Alguns períodos também fabricada em licença no Egito. É por isso que os "líbios" estão usando.
- De acordo com o DVD, a Força Aérea estava verificando o filme, até que percebeu que uma parte importante da trama girava em torno de Doug e seus amigos invadirem os computadores da base, roubando equipamentos, etc. Eles não gostaram da idéia da facilidade com que se poderia perder o controle da base.
- Durante o "Racha", em que se tem a corrida de Doug com seu Cessna 150 contra uma motocicleta de Knotcher, o piloto do Cessna 150 era o renomado piloto acrobático Art Scholl, que foi morto no final daquele ano, quando seu avião de câmera Pitts S-2 caiu enquanto filmava para a sequência de rotação no filme Top Gun.
- Emilio Estevez foi considerado para o papel de Doug.
Com direção e roteiro de Sidney Furie e um faturamento bruto verificado em 24 milhões três meses após a sua estréia nos cinemas, esta produção sofreu, inevitavelmente, diversas comparações com a película estrelada por Tom Cruise. Com o mesmo tema, lançado no mesmo ano, com o mesmo piloto acrobático, só restava apenas ter diferenças de direção, interpretação e o drama central. Drama este que aborda como um filho vai contra a Força Aérea para resgatar o pai que, aos olhos do próprio Estado, não valia a pena o resgate. Muita crueldade com uma pessoa que põe a vida em risco para defender as fronteiras do seu país. Será que isso acontece por aqui também?? Nada melhor do que terminar deixando uma pergunta NO AR.
O Blog é amador, mas as curiosidades são cinematográficas!
Bom Filme!
Até hj se estiver trocando d canais e ver esse filme passando, eu paro p assistir. P mim dentre os filmes c aviões d caça, ainda é o melhor. Fora a trilha sonora! Ainda tinha duvidas se os "migs" eram kfir ou mirages transformados. Otimo post!
ResponderExcluirAté hj se estiver trocando d canais e ver esse filme passando, eu paro p assistir. P mim dentre os filmes c aviões d caça, ainda é o melhor. Fora a trilha sonora! Ainda tinha duvidas se os "migs" eram kfir ou mirages transformados. Otimo post!
ResponderExcluirO filme é muito bom. Não vou me ater a detalhes técnicos. Mas só a cena inicial do "racha" entre o avião e a moto já valem muito. Os caras eram Psico pra filmar assim, sem drone, sem cgi. Como o cinema ficou caro e involuiu de tornando sem graça hoje em dia.
ResponderExcluir