domingo, 30 de setembro de 2012

Indicação do Mês: Homeland

Último dia do mês. Último post dele também. Concomitantemente a isso, estreiam nos Estados Unidos as temporadas das melhores séries do momento. Além disso, no último dia 23, houve a premiação do Emmy Awards 2012, o Oscar da Televisão norte americana. É ele quem premia os melhores atores, roteiros e diretores de todas as minisséries e séries em andamento. 

Sendo assim, como Indicação do Mês de Setembro de 2012, vamos falar sobre uma série que dominou a premiação e que está ganhando excelente repercussão em todo o mundo. Com vocês:



Homeland (2011) narra a história de Carrie Mathison (Claire Danes), uma agente da CIA  que está em liberdade condicional depois de realizar uma operação não autorizada no Iraque. Como resultado, ela foi transferida para o Centro de Combate ao Terrorismo. No Iraque, ela foi avisada de que um prisioneiro americano havia sido transformado pela Al-Qaeda. Quando Nicholas Brody (Damian Lewis), um sargento da Marinha dos EUA, é resgatado após ser mantido refém desde 2003, ela suspeita que ele é o prisioneiro que se tornou terrorista. Brody é recebido em casa como um herói de guerra, de modo que Carrie busca de todos os métodos possíveis, ignorando protocolos, confirmar a sua informação e sua intuição.

Com apenas uma temporada de "vida", Homeland possui algumas curiosidades. Mas, como é uma Indicação, vou apenas colocar uma:

  • É a série favorita do Presidente Barack Obama. Que responsa, hein!!!

Homeland ganhou os prêmios de Melhor Ator, Melhor Atriz, Melhor Série e Melhor Roteiro. Todos no segmento Drama. Foram necessários apenas 12 episódios para que esta série ganhasse proporções gigantescas nas telinhas. Imaginem o que eles podem fazer nas outras temporadas. Ah, anotem aí mais uma coincidência com esta data que estamos postando: A 2ª temporada começa hoje, dia 30/09, nos Estados Unidos! São tantas que até se confundem com a história da trama. Enquanto a nação vê um herói, Carrie vê uma ameaça. Será que ela está certa, ou será mais uma coincidência? Tá demais, né!?!?!

O Blog é amador, mas as curiosidades são cinematográficas!

Bom Filme!


sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Vingança sem rosto (Darkman)

Este filme sim é uma lenda. Uma lenda por vários motivos: Quem estrelou foi Liam Neeson, quem dirigiu foi Sam Raimi, tem 22 anos de lançamento completados recentemente e tem como criador da música original Danny Elfman, um monstro presente em diversos filmes como Sombras da Noite, MIB3, Gigantes de Aço, 72 horas e outras 81 produções. Senhoras e Senhores, vocês se lembram de Darkman??



Peyton Westlake (Neeson) é um cientista que descobriu uma forma de produzir uma pele sintética. Isso poderia revolucionar o enxerto de pele, com exceção de uma pequena falha, a pele sintética degrada após 100 minutos de exposição à luz. Quando bandidos atacam Peyton, ele é horrivelmente queimado, e dado como morto. Em sua busca por vingança, Peyton, também conhecido como Darkman, é capaz de assumir a aparência de qualquer pessoa (usando a pele sintética), mas ele só tem 100 minutos por disfarce!


Um bom roteiro como esse merece (e tem!) curiosidades muito boas. Pois, vamos conhecer as principais:

  • O diretor Sam Raimi originalmente queria colocar o nome do filme "A Sombra". Mas, como não obteve os direitos, teve que criar o personagem de "Darkman".
  • Bill Paxton quase foi escalado para fazer Peyton Westlake. De acordo com Paxton, ele disse ao amigo Liam Neeson sobre a audição. Quando Neeson conseguiu o papel, Paxton ficou tão irritado que ele não falou com Neeson por seis meses.
  • Julia Roberts foi quase escalada como Julie Hastings, mas ela conseguiu o papel em Uma Linda Mulher e teve que ser substituída.
  • A produção sofreu por trás das cenas. O processo do roteiro foi cansativo, e havia longas batalhas de pós-produção com o estúdio. Além disso, Sam Raimi e Frances McDormand se enfrentaram por causa de diferenças criativas. Ela teria sido muito difícil de dirigir.
  • Entre os capangas de Durant, o único que sobrevive é o com uma metralhadora escondida dentro de uma perna de pau. Seu destino permanece desconhecido.
  • O roteiro passou por 12 esboços no geral. A razão é porque Sam Raimi queria explorar o arco Peyton / Darkman, ao longo do filme. Ele disse:... "Eu decidi explorar a alma de um homem. No início, um homem simpático e sincero. No meio, um homem vingativo capaz de cometer atos hediondos contra seus inimigos e, no final, um homem cheio de ódio a si mesmo para o que ele se tornou, que mergulha na noite, em um mundo à parte de todos que ele conhece e todas as coisas que ele ama."
  • Liam Neeson trabalhou 18 horas por dia em 10 peças de maquiagem, mas ele gostou do desafio e a idéia de trabalhar atrás de uma máscara na câmera, bem como explorar as possibilidades que estas decorrentes podem proporcionar. Neeson também teve entrada no traje que usava como Darkman, especialmente a capa. A parte mais difícil foi falar com os dentes falsos, porque ele não queria que eles se movessem.
  • Ivan Raimi, escritor do filme junto com o irmão Sam, aparece em cena ao lado de John Landis como um médico na ala de queimados.

Esta produção da família Raimi ainda conta com o terceiro irmão, Ted, fazendo o papel de Rick. Em linhas gerais, Darkman custou 16 milhões de dólares e faturou, um ano depois, mais de 48 milhões no mundo todo. Uma lenda revertida em 96 minutos de ação misturada com crimes e Sci-Fi. Dizem que nas horas mais escuras, brilha uma luz em cada ser humano. É mais ou menos isso. Além de destruírem tudo que ele tinha, destruíram tudo que ele era. Agora, o crime tem um novo inimigo e a justiça tem uma nova face. Uma não, várias! E todas elas tem um quê de Liam Neeson

O Blog é amador, mas as curiosidades são cinematográficas!

Bom Filme!

sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Águia de Aço (Iron Eagle)

No final da década de 80, lançar filmes que valorizavam os pilotos de caça americanos se tornou uma mania. Claro, com a Guerra Fria caminhando para o seu fim, explorar a habilidade e sagacidade dos pilotos americanos era certeza de bons negócios cinematográficos. Eles eram heróis e personificar isto seria fazer um filme atemporal, que atravessasse a barreira da validade e fincasse na história um marco de que com os Estados Unidos não se brinca.

Após esta breve contextualização histórica, chegou a hora de apresentar o segundo filme do ano de 1986 que tratava na sua premissa os Fighterpilots. O primeiro, Top Gun, foi tema do primeiro post do Curiosidades Cinematográficas. Agora, com vocês:


Iron Eagle (1986) era um filme que passava e muito na televisão aberta brasileira no início da década de 90. Águia de Aço, como é o seu título no Brasil, começa quando o pai de Doug (Jason Gedrick), um piloto da Força Aérea, é derrubado por MiGs pertencentes a um estado radical do Oriente Médio, e ninguém parece ser capaz de tirá-lo de lá. Doug encontra Chappy (Louis Gossett, Jr.), um coronel da Força Aérea que está intrigado com a ideia de enviar dois caças pilotados por ele e Doug para resgatar o pai dele depois de bombardear a base  inimiga. Seus únicos problemas: Arranjar dois aviões, levando-os da Califórnia para o Mediterrâneo sem que ninguém perceba, e a incapacidade de Doug para destruir qualquer alvo a menos que tenha música tocando. Em seguida, vêm os "pequenos problemas" que é enfrentar a Força Aérea Americana depois disso tudo!

Curiosidades, curiosidades, curiosidades. Como não conhecê-las? Então:

  • Todos os aviões de caça utilizados (caças F-16, F-21/C-2, caças Kfir retratando os MiGs inimigos) são realmente aeronaves da Força Aérea Israelense, repintados com o símbolo da USAF e um símbolo de um inimigo fictício.
  • Este filme foi originalmente planejado para ser lançado no verão de 1986, mas o lançamento foi empurrado até janeiro para evitar a concorrência e confusão com Top Gun.
  • Alguns dos soldados "líbios" da base aérea onde Doug resgata o pai, estão usando a SMG 9 milímetros sueca, originalmente desenvolvida durante a Segunda Guerra Mundial. Ainda em uso - mas em número muito pequeno hoje em dia - no seio das Forças Armadas da Suécia. Alguns períodos também fabricada em licença no Egito. É por isso que os "líbios" estão usando.
  • De acordo com o DVD, a Força Aérea estava verificando o filme, até que percebeu que uma parte importante da trama girava em torno de Doug e seus amigos invadirem os computadores da base, roubando equipamentos, etc. Eles não gostaram da idéia da facilidade com que se poderia perder o controle da base.
  • Durante o "Racha", em que se tem a corrida de Doug com seu Cessna 150 contra uma motocicleta de Knotcher, o piloto do Cessna 150 era o renomado piloto acrobático Art Scholl, que foi morto no final daquele ano, quando seu avião de câmera Pitts S-2 caiu enquanto filmava para a sequência de rotação no filme Top Gun.
  • Emilio Estevez foi considerado para o papel de Doug.

Com direção e roteiro de Sidney Furie e um faturamento bruto verificado em 24 milhões três meses após a sua estréia nos cinemas, esta produção sofreu, inevitavelmente, diversas comparações com a película estrelada por Tom Cruise. Com o mesmo tema, lançado no mesmo ano, com o mesmo piloto acrobático, só restava apenas ter diferenças de direção, interpretação e o drama central. Drama este que aborda como um filho vai contra a Força Aérea para resgatar o pai que, aos olhos do próprio Estado, não valia a pena o resgate. Muita crueldade com uma pessoa que põe a vida em risco para defender as fronteiras do seu país. Será que isso acontece por aqui também?? Nada melhor do que terminar deixando uma pergunta NO AR.

O Blog é amador, mas as curiosidades são cinematográficas!

Bom Filme!





quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Tropa de Elite 2

A semana é cívica. Amanhã, 07/09, é o dia da Independência do Brasil. No dia 07 de Setembro de 1822 foi declarada a independência do Brasil perante Portugal. Todos já sabem o que ocorreu às margens do Rio Ipiranga, onde Dom Pedro I gritou a tal famosa e célebre frase: Independência ou Morte!. 

E é aproveitando deste patriotismo que o Curiosidades Cinematográficas irá postar o seu PRIMEIRO FILME BRASILEIRO. E nada melhor do que começar com o pé direito, o esquerdo, os braços e tudo mais. Simplesmente, o filme aqui abordado é o de maior arrecadação cinematográfica da história brasileira. Com vocês:



Tropa de Elite 2 (2010) foi uma das produções mais aguardadas do cinema brasileiro. Nunca uma continuação foi tão melhor do que a sua origem. Méritos totais para os roteiristas, diretor, atores, produtores, enfim, toda a equipe envolvida neste mega projeto. 

Nesta sequência, depois de uma sangrenta invasão do BOPE na Penitenciária de  Segurança Máxima Bangu 1, no Rio de Janeiro, para controlar uma rebelião dos internos, o tenente-coronel Roberto Nascimento (Wagner Moura) e o Segundo Capitão André Matias (André Ramiro) são acusados ​​pelo membro dos Direitos Humanos Diogo Fraga (Irandhir Santos) de execução dos prisioneiros. Matias então é transferido para a Polícia Militar e  Nascimento é exonerado do BOPE pelo Governador. No entanto, devido à popularidade crescente de Nascimento, o Governador o convida a juntar-se com a área de inteligência da Secretaria de Segurança Pública. Ao longo dos anos, Fraga, que é casado com a ex-mulher de Nascimento, é eleito Deputado Estadual e o filho de Nascimento, Rafael tem problemas com seu pai biológico. Enquanto isso, Nascimento e o BOPE expulsam os traficantes de várias favelas, mas, surge aí, um outro inimigo: as milícias, lideradas pelo Major Rocha (Sandro Rocha) e, o pior de tudo, apoiados pelo Governador do Estado.

Uma película como esta tem incríveis e numerosas curiosidades. Vamos entender as principais delas:

  • Cerca de 11,1 milhões de espectadores pagantes tornaram o filme o mais visto na história do cinema brasileiro. Ele também se tornou o filme de maior bilheteria de todos os tempos no Brasil, batendo o recorde de Avatar. 
  • Quando Nascimento entra no restaurante para confrontar Guaracy, o homem que veste a camisa azul e branco listrada que vai parabenizá-lo é Rodrigo Pimentel, o real ex oficial do Bope que co-escreveu o roteiro e cujo personagem Nascimento é baseado.
  • O diretor José Padilha teve que manter a única cópia do DVD (sem áudio) em um banco não revelado, a fim de evitar os problemas de pirataria que ele experimentou em Tropa de Elite 1. A idéia inicial era documentar esta medida com uma equipe de reportagem de TV para promover iniciativas de combate à pirataria, mas, posteriormente, teve que ser descartada pois o gerente da agência estava com medo de um assalto acontecer caso a sua localização fosse divulgada.
  • Durante uma filmagem aérea sobre a favela Dona Marta, o helicóptero da equipe de câmeras quase colidiu com o helicóptero em que Nascimento estava. Eles só não colidiram devido a uma uma manobra ousada do piloto da equipe de câmeras.
  • O diretor afirmou que este filme encerra sua trilogia sobre a violência urbana nas grandes cidades brasileiras. O primeiro, Ônibus 174, era um documentário destinado a explicar como a indiferença do Estado para com as pessoas pobres pode levar à formação de criminosos. O segundo, Tropa de Elite, quis explicar como a indiferença do Estado para com as agências de aplicação da lei, muitas vezes, resulta em brutalidade da polícia e a transformação de policiais corruptos. E, finalmente, o último filme, explicando as razões por trás da escolha do Estado em ignorar os pobres e a polícia.
  • O personagem de Diogo Fraga é baseado na vida real do Deputado Estadual do Rio   de Janeiro, Marcelo Freixo. Na primeira cena com Diogo Fraga, onde ele está dando uma palestra em uma sala de aula, o verdadeiro Marcelo pode ser visto sentado na primeira fila.

Tropa de Elite 2 trouxe enormes benefícios para todos os envolvidos no projeto. Faturou no mundo todo mais de 63 milhões de reais. O diretor e escritor José Padilha ganhou a oportunidade de dirigir um filme com atores e produção americana: o reboot do Policial do Futuro, Robocop. Wagner Moura agora também respira ares internacionais. Terminou suas gravações como antagonista de um futurístico com Matt Damon e agora parte para interpretar o famoso Federico Fellini nas telonas. O cinema brasileiro passou a ser mais respeitado e valorizado, tanto que Tropa se tornou a representação do Brasil no Oscar de 2012, não chegando às finais mais tarde. 

Na época em que o patriotismo está em alta pela proximidade da data cívica, nós terminamos o post culminando em dois conselhos fundamentais para qualquer cidadão brasileiro: Lute contra a Corrupção Política e a favor da Justiça e, principalmente, vote corretamente, vote consciente, vote limpo! Claro, todos nós sabemos que é uma tarefa difícil, mas, sabe como é, né: missão dada é missão cumprida!

O Blog é amador, mas as curiosidades são cinematográficas!

Bom Filme!