sexta-feira, 11 de maio de 2012

Especial Casamento: O Pai da Noiva (Father of the Bride)

Dando prosseguimento no nosso tema do mês, casamento, existe algo, quer dizer, existe alguém que sempre mete medo. Uma pessoa que nos faz pensar no terror que pode ser o casamento, na dificuldade que é se relacionar com uma pessoa, nas preocupações e chatices que virão ao longo dos próximos anos. Claro que existem exceções, mas a principal figura que estamos falando, sem dúvida, é:


Isso mesmo! O Pai da Noiva (1991). Nós homens sabemos o quanto é difícil pedir a mão da sua amada para o pai dela. Sempre com aquela cara de desconfiado, achando que iremos destruir os corações das suas pupilas. Nesta comédia, acontece o que é comum a todos os chefes de família: a dura realidade de ver a sua pequena filha se tornando mulher. 

George Banks (Steve Martin) é um homem de classe média comum que tem uma filha de  21 anos de idade, chamada Annie (Kimberly Williams). Ela decidiu se casar com um homem de uma família de classe alta, mas George nem pensa no que seria a sua vida sem sua filha. Ele se torna então um pouco louco, mas a sua esposa tenta fazê-lo feliz para que Annie possa se casar em paz. Mas quando o casamento se realiza em sua casa e um  planejador estrangeiro (Martin Short) assume a cerimônia, George deve tentar lidar com o fato de que as pessoas crescem. Pronto, a comédia está instalada!

Como se deve imaginar num filme desses, muitas curiosidades aconteceram nos dias de filmagem e produção. Vamos conhecê-las:

  • George Banks disse que ele não quer um casamento falido senão ele vai acabar vagando pelas ruas em um roupão de banho. Isto aconteceu com o personagem de Steve Martin em O empurrão, 12 anos antes.
  • O ator Eugene Levy (O famoso pai de Jim em American Pie) aparece nos dois filmes da franquia, mas com personagens diferentes em cada um. No primeiro, ele é um cantor fazendo testes e no segundo ele é o Mr. Habib.
  • Na cena em que George Banks e Nina estão eliminando quem vai ser convidado para o casamento, entre os nomes que mencionam são Steve e Stephanie Tyrell. Steve Tyrell fez várias das canções neste filme e também na seqüência, O Pai da Noiva Parte 2.
  • Tom Irish desempenha o mesmo personagem, Ben Banksem ambos as versões de 1950 e do remake em 1991. Em 1950, foi a sua estréia em filmes.
  • Embora o custo do casamento é um tema quente no filme, o preço final nunca é revelado. Depois de analisar os números apresentados pelo assistente de Franck,  Howard Weinstein, 572 hóspedes a um custo de US$ 250,00 por cabeça, nós calculamos que o casamento custou para George US$ 143,000.00. Claro, hoje, em dia, estaria muito mais caro!
  • Este é o primeiro filme da noiva, a atriz Kimberly Williams.

Dirigido por Charles Shyer e escrito por ele e mais três pessoas, esta película teve um faturamento bruto na casa dos 89 milhões de dólares nos Estados Unidos. Ainda contando com Diane Keaton no seu elenco, O Pai da Noiva retrata a dura realidade para os pais quando se deparam numa transição dentro da sua família. O amor é lindo, até que ele aparece para a sua filha única. Esta é a premissa para George. Natural, até porque, é a sua cria indo parar nos braços de um outro homem que não é você. Todo pai iria se sentir igual a ele, principalmente tendo uma filha e única. Cometer loucuras, confusões e arranjar problemas é perfeitamente explicável e compreensível. No fundo, a comédia é sobre o deixar ir, o seguir adiante, o provar para si mesmo e ter a certeza que não é só você quem cresce. Será que seremos assim também, futuros papais?

O Blog é amador, mas as curiosidades são cinematográficas!

Bom filme e Bom Casamento, se puder!

Nenhum comentário:

Postar um comentário