sexta-feira, 25 de maio de 2012

Indicação Especial Casamento: Se Beber Não Case II (The Hangover Part II)

O Especial Casamento, homenagem do nosso blog ao mês das noivas está chegando ao seu fim. E como já é de praxe por aqui, todo último post do mês é uma indicação, fora do foco das curiosidades que cada filme nos trás. Mergulhando pela última vez neste tema em Maio, precisamos fechar com Chave de Ouro o nosso Especial, trazer aqui uma película que valorize as tradições do matrimônio, que revele a importância do casar, que mostre como é feliz a união entre dois seres humanos e exaltar a nova vida que é construída a partir dos laços provenientes do relacionamento duradouro que é enfim selado. Então, como indicação espetacular, nada mais me veio a cabeça do que esta mega produção. Com vocês, o filme que tem no seu título, uma síntese do pensamento masculino:



Se Beber Não Case II (2011) foi um dos mais esperados no ano passado. Como a sua primeira versão bombou nos cinemas, a continuação era muito desejada por todos os envolvidos no projeto. Claro, com uma história como essas, como não ganhar muito dinheiro??

Bom, dessa vez é Stu (Ed Helms) quem vai se casar. Junto com Doug (Justin Bartha), Phil (Bradley Cooper), e seu futuro cunhado Teddy (Mason Lee), ele infelizmente convida Alan (Zach Galifianakis) para a Tailândia, para o casamento. Depois de uma noite tranquila na praia com uma cerveja, marshmallows e brindes, Stu, Alan Phil acordam num apartamento decadente em Bangkok. Doug está de volta ao hotel, mas Teddy sumiu. Como consequências tem-se um macaco com um dedo humano cortado, a cabeça de Alan é raspada, Stu tem uma tatuagem no rosto, e, como sempre, ninguém consegue se lembrar de nada. O trio então refaz suas etapas através de clubes de strip, casas de tatuagens, cocaína e traficantes de macacos nas ruas da cidade com o objetivo de encontrar Teddy antes do casamento. Apesar das semelhanças, NADA é igual ao primeiro filme, eu disse NADA!

Como é indicação, vou deixar aqui apenas um gostinho das melhores curiosidades de Se Beber Não Case II. Eis algumas:

  • Mel Gibson deveria fazer o papel do tatuador, mas a idéia foi abandonada mais tarde pela sequência de protestos do elenco e da equipe. Ele foi substituído por Liam Neeson. O diretor Todd Phillips depois quis refilmar a cena com Neeson, mas ele não estava disponível para voltar, pois estava filmando Guerra de Titãs. A cena foi refeita posteriormente com Nick Cassavetes no papel.
  • Ed Helms ficou severamente doente de intoxicação alimentar durante a cena em que Stu está dançando na rua, sem camisa. Entre cada tomada, Helms ficava enrolado em posição fetal até a hora de filmar novamente.
  • Na cena em que Stu descobre a tatuagem no rosto, Bradley Cooper realmente caiu na gargalhada e o diretor Todd Phillips decidiu manter no filme. Ficou bom, foi ao arrrrrr!!
  • Mike Tyson diz ter tido aulas de canto para seu papel como o cantor no casamento de Stuexecutando uma versão de "One Night in Bangkok".

A sequencia desta produção manteve seus atores, diretor e roteiristas. Tudo igual, menos o orçamento. Enquanto que na parte 1 o orçamento ficou na casa dos 35 milhões, como já foi mostrado aqui no Blog, a parte 2 pulou para incríveis 80 milhões! A pergunta então surge: Como é possível, já que a equipe é a mesma? Resposta Simples: Os três atores principais pularam os seus salários de 600 MIL dólares para 5 MILHÕES de dólares. Isso numa diferença de apenas dois anos. É muito bom ser ator não? Mas tudo isso é muito bem pago, até porque o faturamento em apenas 4 meses de exibição estava na casa dos 254 milhões de dólares. Tantos números assim demonstraram a necessidade de um fechamento, de uma terceira e última parte com todo o elenco e equipe mantidos, afinal, time que está ganhando não se mexe. É o começo, meio e fim de um roteiro magnífico. Igualzinho ao casamento. A pergunta é: quando será o fim? Na morte ou quando o amor acabar? Se for por causa de dedo partido, tráfico, prostituição, álcool e dívidas, então sabemos que foi um desses caras! 

O Blog é amador, mas as curiosidades são cinematográficas!

Bom Filme e até o próximo tema!

sexta-feira, 18 de maio de 2012

Especial Casamento: O Melhor Amigo da Noiva (Made Of Honor)

Bom, já falamos sobre penetras e também já falamos sobre o pai da noiva. São tantos assuntos envolvendo casamentos que com certeza para cada um deles deve ter um filme. Uma pessoa tão importante quanto a noiva e o noivo é aquela que ao mesmo tempo que testemunha, abençoa a relação. Podem ser vários e várias e quando entram, sempre vão em casal. Senhoras e senhores, são os Padrinhos!!! E nada melhor do que contar as curiosidades de uma produção que tem tudo a ver com isso. Com vocês:



Made Of Honor (2008) é a tradução de Dama de Honra. Mas, o que acontece quando uma Dama de Honra é um homem? E o pior, amigo colorido da noiva? Pois é, o enredo começa bem por aí. Made of Honor gira em torno de Tom (O inesquecível Loverboy Patrick Dempsey) e Hannah (Michelle Monaghan), que são amigos platônicos por 10 anos. Ele é um cafajeste nato, enquanto ela quer o casamento, mas nunca encontrou o CARA. Assim como Tom está começando a pensar que ele é avesso à relaçõesHannah fica noiva. Quando ela pede a Tom para ser "sua dama de honra", ele concorda relutantemente apenas para que ele possa tentar impedir o casamento e conquistá-la. 

As peripécias de Tom são inimagináveis, bem como as curiosidades deste filme. Vejamos as melhores:

  • Enquanto filmava no Hotel Park Lane em Londres, cerca de 30 extras tiveram de ser utilizados a curto prazo, quando a equipe de produção notou que os tradicionais ônibus  vermelhos de dois andares passavam com freqüência. Isso é comum em Londres, mas não em Nova York, onde a cena foi definida. Os extras foram usados ​​fora do hotel, para bloquear os ônibus.
  • Este filme foi o último como ator de Sydney Pollack. Ele morreu naquele mesmo ano.
  • A empresa filmou no Castelo de Dunvegan, na Ilha de Skye por cinco dias. Embora existam apenas no máximo 12.000 pessoas em Skye a qualquer momento, a produção filmou com uma equipe de 250 pessoas, um elenco de 25, e 300 extras. O Castelo de Dunvegan, uma fortaleza edificada em um ambiente idílico, é o mais antigo castelo habitado do norte da Escócia. Tem sido ocupado continuamente por chefes de MacLeod por mais de sete séculos e ainda é o lar ancestral dos MacLeod. Foi nos extensos terrenos do castelo que os Jogos dos Highlands, bem como uma cena comovente entre Hannah e Tom foram filmados.
  • Patrick Dempsey aprendeu a manipular placas, enquanto trabalhava como artista de rua
  • Para dar a Patrick Dempsey uma aparência jovem por suas cenas como um estudante universitário, alguns efeitos especiais foram usados, dentre eles o CGI (Computer Generated Imagery).


Dirigido por Paul Weiland e escrito por Adam Sztykiel, O Melhor Amigo da Noiva teve um orçamento estimado em 40 milhões de dólares. 10% somente foi destinado para Patrick, o ator principal. Um dos seus maiores salários. Em 8 semanas de exibição, o filme já gerava um lucro de 6 milhões. Eu disse LUCRO!! Podemos concluir que a indústria do casamento cinematográfico é bem rentável e vantajosa. Afinal, quem não gosta de ver um matrimônio perfeito acontecer. O incrível é que em todas essas histórias sempre acontece um percalço ou um "desastre" seja ele natural ou forçado. No caso de Tom e Hannah, o desastre foi a falta de atitude durante longos 10 anos. Foi preciso esse tempo todo e até o convite para ser "dama de honra" que fez com que ele acordasse e percebesse que o grande amor da sua vida era a sua grande amiga. 
E isso é muito bem explicado pelo ilustre Barney Stinson, que diz: "Moças, os homens estão cansados de ouvirem vocês reclamando de que não encontram o "cara legal". Ele está na Zona do Amigo, onde vocês sempre o deixaram!". Nem precisa dizer que isso é uma True Story. 

O Blog é amador, mas as curiosidades são cinematográficas!

Bom Filme e Bom Casamento, com a pessoa certa!

sexta-feira, 11 de maio de 2012

Especial Casamento: O Pai da Noiva (Father of the Bride)

Dando prosseguimento no nosso tema do mês, casamento, existe algo, quer dizer, existe alguém que sempre mete medo. Uma pessoa que nos faz pensar no terror que pode ser o casamento, na dificuldade que é se relacionar com uma pessoa, nas preocupações e chatices que virão ao longo dos próximos anos. Claro que existem exceções, mas a principal figura que estamos falando, sem dúvida, é:


Isso mesmo! O Pai da Noiva (1991). Nós homens sabemos o quanto é difícil pedir a mão da sua amada para o pai dela. Sempre com aquela cara de desconfiado, achando que iremos destruir os corações das suas pupilas. Nesta comédia, acontece o que é comum a todos os chefes de família: a dura realidade de ver a sua pequena filha se tornando mulher. 

George Banks (Steve Martin) é um homem de classe média comum que tem uma filha de  21 anos de idade, chamada Annie (Kimberly Williams). Ela decidiu se casar com um homem de uma família de classe alta, mas George nem pensa no que seria a sua vida sem sua filha. Ele se torna então um pouco louco, mas a sua esposa tenta fazê-lo feliz para que Annie possa se casar em paz. Mas quando o casamento se realiza em sua casa e um  planejador estrangeiro (Martin Short) assume a cerimônia, George deve tentar lidar com o fato de que as pessoas crescem. Pronto, a comédia está instalada!

Como se deve imaginar num filme desses, muitas curiosidades aconteceram nos dias de filmagem e produção. Vamos conhecê-las:

  • George Banks disse que ele não quer um casamento falido senão ele vai acabar vagando pelas ruas em um roupão de banho. Isto aconteceu com o personagem de Steve Martin em O empurrão, 12 anos antes.
  • O ator Eugene Levy (O famoso pai de Jim em American Pie) aparece nos dois filmes da franquia, mas com personagens diferentes em cada um. No primeiro, ele é um cantor fazendo testes e no segundo ele é o Mr. Habib.
  • Na cena em que George Banks e Nina estão eliminando quem vai ser convidado para o casamento, entre os nomes que mencionam são Steve e Stephanie Tyrell. Steve Tyrell fez várias das canções neste filme e também na seqüência, O Pai da Noiva Parte 2.
  • Tom Irish desempenha o mesmo personagem, Ben Banksem ambos as versões de 1950 e do remake em 1991. Em 1950, foi a sua estréia em filmes.
  • Embora o custo do casamento é um tema quente no filme, o preço final nunca é revelado. Depois de analisar os números apresentados pelo assistente de Franck,  Howard Weinstein, 572 hóspedes a um custo de US$ 250,00 por cabeça, nós calculamos que o casamento custou para George US$ 143,000.00. Claro, hoje, em dia, estaria muito mais caro!
  • Este é o primeiro filme da noiva, a atriz Kimberly Williams.

Dirigido por Charles Shyer e escrito por ele e mais três pessoas, esta película teve um faturamento bruto na casa dos 89 milhões de dólares nos Estados Unidos. Ainda contando com Diane Keaton no seu elenco, O Pai da Noiva retrata a dura realidade para os pais quando se deparam numa transição dentro da sua família. O amor é lindo, até que ele aparece para a sua filha única. Esta é a premissa para George. Natural, até porque, é a sua cria indo parar nos braços de um outro homem que não é você. Todo pai iria se sentir igual a ele, principalmente tendo uma filha e única. Cometer loucuras, confusões e arranjar problemas é perfeitamente explicável e compreensível. No fundo, a comédia é sobre o deixar ir, o seguir adiante, o provar para si mesmo e ter a certeza que não é só você quem cresce. Será que seremos assim também, futuros papais?

O Blog é amador, mas as curiosidades são cinematográficas!

Bom filme e Bom Casamento, se puder!

sexta-feira, 4 de maio de 2012

Especial Casamento: Penetras Bons de Bico (Wedding Crashers)

MAIO!!! Este mês é muito especial. Não porque é o mês do meu aniversário ou porque é o das mães, mas porque é o mês das NOIVAS!!! Sim, sim e sim! Todas sonham em um dia se casarem, constituir família e serem felizes para sempre. Por isso, em homenagem a elas, as NOIVAS, vamos dedicar os posts deste Maio de 2012 a um único tema: CASAMENTO!!!

E para começar, vamos colocar aqui um filme muito, muito engraçado que fala muito mas muito mesmo sobre casamento. Com vocês:


John Beckwith (Owen Wilson) e Jeremy Grey (Vince Vaughn) são parceiros de negócios e amigos de longa data. Eles são mediadores de divórcio e tem passatempo recreativo de invadir casamentos alheios. Com isso, seguem um conjunto de regras criadas pelo lendário Chaz (Will Ferrell), o guru das invasões de casamentos. John e Jeremy  fingem ser irmãos que trabalham como capitalistas de risco ou de alguma outra linha de trabalho, blefam o grau de parentesco de cada casamento e muito mais. O objetivo é simples: Cada um vê uma mulher bonita e parte pra cima. Eventualmente (Eu digo SEMPRE!!), ganham o coração da mulher, fazem o que tem que fazer e então é partir para o próximo casamento! Eles nunca ficar escondidos. Tiram fotos do corte do bolo, dançam com o casal de noivos e por aí vai. Se tornam um sucesso em cada recepção. Eis que a filha do secretário do Tesouro, William Cleary (Christopher Walken) vai se casar, e será o evento social do ano. John Jeremy definem seus alvos sobre as duas irmãs Cleary, Claire (Rachel McAdams) e Gloria (Isla Fisher). Bom, o resto vocês precisam ver!

Muitas curiosidades cercaram o filme ao longo de sua produção. São magníficas:

  • Jane Seymour foi chamadq três vezes para fazer um teste para o papel de Kathleen Cleary. Consta que ela botou para fora muitas, muitas atrizes na casa dos cinquenta início dos sessenta anos que faziam uma audição para o papel de Sra. Cleary. 
  • Ao todo, as regras de Chaz chegam a 110 citações que vão desde nunca abandonar um parceiro invasor até nunca revelar a sua verdadeira identidade.
  • No casamento italiano, o cara sentado ao lado de Owen Wilson, que ri da  piada "Jabronié tio de Wilson.
  • Owen Wilson inventou a linha "Eu acho que só usamos 10% de nossos corações."
  • Um idealizador de casamentos foi mantido desde o início para garantir que os casamentos do filme parecessem reais.
  • A pintura que Todd deu a Jeremy  ficou  com Vince Vaughn após as filmagens.
  • Quando Christopher Walken e Rachel McAdams estão dançando na festa de noivado, Walken ficou dizendo: "peidei" para manter McAdams sorrindo depois de dançar muitas vezes para a cena ficar perfeita.
  • Owen Wilson e Vince Vaughn improvisaram a cena do "Lock it up!". Ficou bom, entrou no arrrrr!

Penetras Bons de Bico faturou no mundo todo pouco mais de 285 milhões de dólares para um orçamento na casa dos 40. Uma diferença enorme! Diferença esta vista também nos salários dos atores principais. Enquanto Vince levava para casa 3 milhões de dólares, o seu parceiro Owen colocava no bolso incríveis 10 milhões! Pois bem. Nada melhor do que conviver com as diferenças. E isso tem muito a ver com o matrimônio. Saber relacionar com uma pessoa que te completa mas que ao mesmo tempo tem as suas peculiaridades é a essência do relacionamento. Os franceses já diziam: “Nos Differences Nous Unissent”. Traduzindo: As nossas diferenças nos unem. É, eu acho que eles tem razão!


O Blog é amador, mas as curiosidades são cinematográficas!


Bom Filme e Bom Casamento!