sexta-feira, 2 de maio de 2014

Twister

Recentemente pudemos ver nos noticiários os estragos causados pelo furacão que passou pelos Estados Unidos. Tragédias naturais como esta são comuns naquele país. Felizmente, em alguns outros lugares do mundo, isto não acontece. Cada vez mais as pessoas estão preparadas para estas infortunas ocasiões. Automaticamente, me fez lembrar um grande clássico cinematográfico que aborda perfeitamente este tema. Então, com vocês:




Twister (1996) começa com o meteorologista da TV Bill Harding (Bill Paxton)  que está tentando obter da sua ex esposa, a caçadora de tornados, Jo (Helen Hunt), a assinar os papéis do divórcio para que ele possa se ​​casar com sua namorada Melissa (Jami Gertz). Mas a Mãe Natureza, na forma de uma série de tempestades intensas varrendo Oklahoma, tem outros planos. Logo os três se juntam à equipe de StormChasers para tentar inserir um dispositivo de medição revolucionário no coração de vários tornados extremamente violentos.


Uma produção como essa requer, inevitavelmente, uma série de curiosidades super interessantes. Vamos conhecer as melhores delas:

  • Uma gravação de um lamento de um camelo foi abrandada e usada como o som d furacão.
  • A verdadeira cidade de Wakita, Oklahoma teve parte de seu centro antigo demolido pela equipe de filmagem para as cenas após o tornado. O estúdio então pagou para cidade para a reconstrução. A cidade também manteve o caminhão de bombeiros usado no filme.
  • Durante uma cena inicial, quando Philip Seymour Hoffman está sentado em uma cadeira de gramado, ele levanta a perna no ar, enquanto ri. Seus órgãos genitais estavam totalmente visíveis por uma fração de segundos. Logicamente, a cena foi editada.
  • Tanto Joss Whedon e Steven Zaillian foram trazidos como consultores do roteiro em uma taxa de US$ 100.000 por semana.
  • Filmado num período de 95 dias.
  • Um motor a jato de um Boeing 707 foi usado para gerar vento em algumas cenas.

Dirigido por Jan de Bont sob o roteiro de Michael Crichton e Anne-Marie Martin, Twister teve seu orçamento cravado nos 92 milhões de dólares. Só os roteiristas levaram 2 milhões pela ideia genial. Sua produção foi indicada a dois Oscar´s por Melhor Som e Melhor Efeitos Visuais. Ao contrário do que aconteceu na vida real, quando o tornado que atingiu Oklahoma matou ao menos 17 pessoas, na produção, durante os 113 minutos, só aconteceram três óbitos. Uma suavização das consequências deste evento natural que mostra o lado obscuro da Natureza. Apesar de ser belo é destrutivo e devastador. Por isso que esses caçadores fazem de tudo para tentar controlar e alertar a população sobre os novos "eventos". Coloquei em aspas porque neste tipo de evento, ninguém quer ser convidado. 

O Blog é amador, mas as curiosidades são cinematográficas!

Bom Filme! 


Um comentário:

  1. Puxa, cadê as novidades do blog. Encerrou as atividades, foi ? Sinto falta das dicas daqui para assistir uns filmes legais de vez em quando...

    ResponderExcluir