sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Idas e Vindas do Amor (Valentine´s Day)

Hoje é dia 14 de Fevereiro. Um dia comum para nós brasileiros. Mas não para muitos outros seres humanos do mundo. Nesta data, em países como Estados Unidos e Portugal, é comemorado o Dia dos Namorados. Ora, por que se comemora nesta data??? Vamos a um pouco de história:

Na Roma antiga, o Bispo Valentim lutava veemente contra as ordens do então imperador Cláudio II, que tinha proibido o casamento durante as guerras porque ele pensava que os melhores combatentes eram aqueles solteiros, que não desviavam o pensamento além guerra. Por ser totalmente contrário a isso, Valentim continuava realizando casamentos em porões e lugares escondidos, até ser pego pela guarda do imperador. Estando preso, muitos jovens lhe enviavam bilhetes e flores dizendo que eles acreditavam no amor. Lá, Valentim se apaixonou pela filha cega do carcereiro e, milagrosamente, devolveu a sua visão. Valentim então foi condenado e morto no dia 14 de Fevereiro. 

Após esta merecida aula, nada melhor do que homenagear este Bispo com um filme que tem uma verdadeira constelação de astros e estrelas do cinema. Sem mais delongas, com vocês:




Valentine´s Day (2010), traduzido no Português para Idas e Vindas do Amor, retrata a história de mais de uma dúzia de pessoas da cidade de Los Angeles e como eles passam o Dia dos Namorados, desde a manhã até a meia-noite. Três casais acordam juntos, mas cada um vai fraquejar. Será que vale a pena salvar? Um menino de uma escola primária quer mandar flores para seu primeiro amor verdadeiro enquanto que dois alunos da escola planejam sexo pela primeira vez ao meio-dia. Do outro lado da cidade, um repórter esportivo de TV recebe a incumbência de encontrar romance em Los Angeles e um jogador de futebol americano contempla seu futuro. Ao mesmo tempo, dois estranhos se encontram em um avião e um casal de avós, juntos há anos, enfrentam uma crise. Até mesmo um jantar cujo tema é "Eu odeio o Dia dos Namorados" atrai os solitários e os enganados. Com tanta coisa acontecendo ao mesmo tempo, poderá o cupido terminar o seu trabalho até a meia-noite?


Idas e Vindas tem excelentes curiosidades sobre sua produção. Vamos conhecer as melhores:

  • Julia Roberts recebeu cerca de US$ 12.000 por cada palavra que ela diz no filme: 251 palavras = US$ 3 milhões.
  • Carter Jenkins teve que aprender a tocar violão para o seu papel no filme.
  • Suas filmagens duraram cerca de 53 dias. 
  • Marcou o terceiro maior fim de semana de abertura, em Fevereiro de 2011.
  • O diretor Garry Marshall aparece em cena como um músico na parte dos personagens de Topher Grace e Anne Hathaway.


O elenco é formado por: Jessica Alba, Kathy Bates, Jessica Biel, Bradley Cooper, Eric Dane, Patrick Dempsey, Hector Elizondo, Jamie Foxx, Jennifer Garner, Topher Grace, Anne Hathaway, Carter Jenkis, Ashton Kutcher, Queen Latifah, Taylor Lautner, Emma Roberts, Julia Roberts, Taylor Swift e muito mais. Todos eles sob a batuta do diretor Garry Marshall que dirigiu esta película sob o roteiro de Katherine Fugate, Abby Kohn e Marc Silverstein. Ufa!!

Por ter um elenco grande para poucas cenas, o orçamento ficou estipulado na casa do 52 milhões, faturando mais do que o seu dobro em pouco mais de dois meses. O título em Português resume bastante toda a sinopse do filme. Os 125 minutos contam as diferentes histórias de diferentes casais em diferentes momentos vividos. Em comum, apenas duas coisas: a data e o amor. Claro que este último é expressado pelas suas mais variadas vertentes. Não importa em qual nível, momento ou história esteja. Não importa para onde ele vai, por quanto tempo vai e como ele irá trilhar seu percurso. O que realmente importa, o que realmente vale é que cada um deles está vivendo um amor. E isso, caros amigos, é o que dá sentido à vida. Portanto, independentemente de ser 14 de Fevereiro, 12 de Junho ou qualquer outro dia da sua existência: SE JOGUE!


O Blog é amador, mas as curiosidades são cinematográficas!

Bom Filme!



Nenhum comentário:

Postar um comentário