sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Sem Saída (No Way Out)

2014 começou! Tarde demais, né!? O motivo do início tão tardio assim: FÉRIAS! Isso mesmo. Ninguém é de ferro. Todos nós precisamos de férias para descansar o corpo e a mente, colocar as ideias no lugar e principalmente rever as nossas metas. 2014 promete ser um daqueles anos memoráveis. E por falar em ser marcante, vamos começar o ano com um dos melhores filmes que já vi. Um roteiro daqueles de prender o fôlego e, acima de tudo, de causar angústia pelo personagem principal. Uma fórmula de ação, mistério e drama que foi lançada há exatos 26 anos no Brasil. Com vocês:



No Way Out (1987), tem o título exatamente traduzido: Sem Saída. O personagem principal se chama Tom Farrell (Kevin Costner), um oficial da marinha que é postado no Pentágono cuja missão é relatar ao secretário de Defesa, David Brice (Gene Hackman), tudo que ocorre no seu setor. Farrell começa um caso com Susan Atwell (Sean Young) sem saber que ela é a amante de Brice. Quando Susan é encontrada morta, Tom é designado para o caso para encontrar o assassino que se acredita ser um agente da KGB! Tom, mais tarde, tornar-se um suspeito quando um negativo Polaroid dele foi encontrado na casa de Susan. Ele agora tem apenas algumas horas para encontrar o assassino antes que o computador revele a foto comprometedora.

Vamos agora conhecer as melhores curiosidades que cercearam esta película na época:

  • O grande adesivo vermelho na parte traseira do assento da cadeira de rodas de Sam Hessleman é: "Naturalmente eu estou bêbado, não sou dublê de motorista!".
  • O diálogo na cena da limusine em que Tom pede ao motorista para levantar a tela foi improvisado por Kevin Costner. Como as reações dos outros atores pareciam mais naturais, ele foi mantido.
  • Kevin Costner chegou a rolar no capô de um carro em movimento durante uma das sequências de perseguição. De acordo com o material de imprensa original do filme, um executivo de seguros aproximou-se do diretor Roger Donaldson e disse: "Você nunca ... nunca... nunca mais faça isso de novo".
  • A cena de perseguição de Tom se passa por cinco minutos. Uma das maiores na época.
  • Kevin Costner realizou a maioria de suas cenas de ação. Ele mesmo dirigia sem usar seus óculos de grau, para o desespero da companhia de seguros do filme.
  • Muitas pessoas consideram Tom Farrell como o desempenho que lançou a carreira de Kevin Costner como protagonista.

Dirigido por Roger Donaldson sob o roteiro adaptado de Robert Garland do livro de Kenneth Fearing, Sem Saída, mesmo com todas as preocupações da companhia de seguros, custou cerca de 15 milhões para ser feito. Nos Estados Unidos, seu faturamento já passava dos 35 pouco tempo depois. A grande revelação foi o ator principal que provou ser um excelente naquilo que faz. Sua carreira ganhou ascensão meteórica logo após a exibição desta produção. Este thriller, cativante e cheio de reviravoltas traz na sua capa um questionamento interessante: É um crime de paixão ou um ato de traição? O fato é que quando escândalos desse tipo acontecem na realidade, políticos envolvidos perdem ou abalam a sua boa imagem. E imagem para um político é a essência do seu sucesso. Resumidamente falando, aqui se trata de um encobrimento de um caso extra conjugal e de um assassinato de um secretário de defesa. É, só poderia ter mesmo correria e muitos tiros. 

O Blog é amador, mas as curiosidades são cinematográficas!

Bom Filme!


6 comentários:

  1. Lembro de já ter visto algumas cenas desse filme aqui em casa. A fita passou anos e anos guardada, já que o vídeo cassete estava quebrado, e quando me dei por mim, a fita já havia desaparecido e eu nunca mais pude assisti-lo de novo.

    ResponderExcluir
  2. Luigi, dá pra baixar na internet também. O link é: http://fcl.sx/fcl/sem-saida-no-way-out-1987/

    Está perfeito!

    ResponderExcluir
  3. Valeu mesmo a dica, Pedro ! O site "Filme com Legenda" é mesmo o meu preferido quando quero encontrar um bom filme do passado. Aproveito também para te parabenizar pelo excelente blog. Fico me perguntando como um lugar tão legal tem poucos comentários. Dando um feedback, acho que ainda mais interessante do que as curiosidades sobre os filmes, são a lembrança dos próprios filmes, que são espetaculares ! Você tem um bom gosto elogiável para garimpar essas belas obras que muitas vezes passam despercebidas por não serem blockbusters. Esse mesmo eu me lembrava vagamente, mas só com essa sua postagem foi que me atentei para suas grandes virtudes e me animei para baixá-lo e assisti-lo como se deve, depois de tantos anos. Continue assim cara, o seu blog já está na minha lista de favoritos e sempre falo dele para meus amigos que gostam de cinema como eu.

    ResponderExcluir
  4. Ah, e aproveitando para falar também dar uma dica, notei que o link que você postou do FCL (filmes com legenda) tem o filme em formato "DVD Rip", ou seja, "ripado" do DVD. Particularmente não gosto desse formato. Para assistir em monitores maiores, de 20-22 polegadas, já fica meio ruim, e em monitores maiores, complicar muito, já que fica parecendo aquelas imagens de fita VHS. Quando lá no FCL só aparece essa opção de arquivo em DVD Rip, eu procuro o nome do filme original em inglês no Isohunt ou outro site de torrents. Depois procuro a legenda separada, normalmente lá no legendas.tv. Muitas vezes acontece da legenda ter o mesmo nome no arquivo do filme, com os dois casando perfeitamente e bastando deixá-los na mesma pasta. Mesmo se não for esse o caso, pode-se ir baixando todas as legendas para o filme em questão e testando-as até ver a que é compatível com o arquivo do filme. Faço isso e quase sempre funciona. Vale mesmo a pena para assistir a essas belas histórias com a melhor imagem possível.

    ResponderExcluir
  5. Explicando melhor: Procuro no isohunt ou outro sites similares por arquivos de filmes que tenham um tamanho maior do que esses em DVD Rip, que normalmente tem entre 600 e 800 Mb. Nada contra esse tamanho, eu mesmo já assisti vários filmes assim e dá para passar. Mas hoje em dia, com a internet mais rápida, vale a pena sim baixar um arquivo maior de 2-3 Gb e ter uma imagem bem melhor. O custo-benefício compensa, uma vez que demora mais um pouquinho, mas quando se nota a diferença de imagem, você aprecia bastante o resultado. Fui lá no isohunt e achei um arquivo maior, de pouco mais de 2 Gb, e já coloquei para baixar. Como tem muitos seeds, amanhã mesmo eu já poderei assistir. Depois é só ir no legendas.tv e pegar a legenda para ele. Como esse não é nenhum filme obscuro, com certeza terá lá. Olhem o link onde eu baixei de que falei: http://isohunt.to/torrent_details/6243751/No-Way-Out-1987-HDTVRip-720p-x264-AAC-REFLECTIONS. Caso tenham alguma dica ou feedback, podem falar, já que gosto muito da troca de conhecimento e dicas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luigi, Obrigado por acompanhar e fazer do meu humilde blog seu favorito. Obrigado pelos elogios quanto às minhas escolhas. São bem pessoais na maioria das vezes e, mesmo pessoais, agradar aos outros me deixa muito feliz! Quanto aos outros comentários, eu faço esse procedimento muita vezes, principalmente com as séries que assisto. Descobri um site que consegue ser mais rápido que o legendas.tv. É o: addic7ed.com. Vale a pena conferir. Postei o do fcl porque muita gente procura comodidade. Ter o link do torrent já com a legenda facilita pra muita gente. É isso aí! Vem mais por aí. Grande Abraço!

      Excluir