sexta-feira, 21 de junho de 2013

V de Vingança (V for Vendetta)

As manifestações contra a corrupção, contra as PEC´S, contra o aumento das passagens de ônibus estão aí aos olhos de qualquer pessoa no mundo inteiro. Aproveitando-se que o globo está voltado para a Copa das Confederações, os manifestantes finalmente mostraram a sua face diante de um governo que só faz oprimir os seus direitos e passam para o mundo inteiro de que o Brasil não é tão alegre de se viver. E essa face era representada pela mesma imagem:



Ora, diante disso, nada melhor do que mostrar e explicar, para quem ainda não viu, o que significa esta máscara aí. Então, com vocês:



V de Vingança, traduzido do título original, V for Vendetta (2005), narra o conto futurista que se desdobra em uma Grã-Bretanha fascista. Diante deste cenário, um combatente da liberdade conhecido como V (Hugo Weaving) usa táticas terroristas para lutar contra a sociedade opressora. Ele resgata uma jovem da polícia secreta (Natalie Portman), e ela torna-se sua aliada mais improvável.


Muitas curiosidades sobre este filme são simplesmente sensacionais. Portanto, vamos conhecer as melhores sobre elas:


  • Andy Wachowski e Lana Wachowski, grandes fãs da série original em quadrinhos, escreveram um rascunho do roteiro nos anos 90 antes de trabalharem em Matrix, que compartilha vários temas semelhantes.
  • O elenco e a equipe só foram autorizados a filmar perto do parlamento britânico e a torre do relógio da meia-noite às 04h30, e só podiam parar o trânsito durante quatro minutos a uma hora.
  • As cenas na estação de metrô abandonada em Londres foram filmados em Aldwych, numa estação da linha Piccadilly, que fechou em 1994. O ramo ainda tem faixas e energia elétrica, ou seja, os trens ainda podem operar.
  • A cena do dominó, onde dominós preto e vermelho formam uma letra V gigante, envolveu 22.000 dominós. Precisou de quatro profissionais montadores e 200 horas para configurá-lo.
  • A fala sobre Deus jogar dados com o universo vem de objeções de Albert Einstein com a teoria quântica, na qual ele disse que "De qualquer forma, estou convencido de que [Deus] não joga dados".
  • Em um relógio que tem um ponteiro das horas e um ponteiro dos minutos, o tempo de 11:05 faz um V. Estes dois números, 11 e 5, onde 11 é Novembro, e 5 é o dia de Novembro. "Lembre-se, lembre-se de 05 de novembro."!!!
  • Todos diálogo de V foi dublado. Inicialmente, a máscara foi projetada com um pequeno microfone dentro, e outro microfone foi projetado para ficar ao longo da linha do cabelo de Hugo Weaving, mas não funcionou muito bem.

A máscara que V usa, a que colocamos acima, é o rosto de Guy Fawkes. John Guido Fawkes foi um soldado inglês que participou da Conspiração da Pólvora, liderada por Robert Catesby, na qual se pretendia assassinar o Rei protestante Jaime I e todos os membros do Parlamento durante uma sessão. Guy era o responsável por guardar os barris de pólvora que serviriam para explodir o parlamento. Porém, os conspiradores notaram que dessa forma, milhares de inocentes poderiam morrer. Sendo assim, avisaram as pessoas para não irem ao Parlamento nesse dia. Um desses avisos chegou aos ouvidos do Rei, que mandou fazer uma busca no prédio, achando Guy e os barris. A conspiração foi desarmada e Guy foi capturado no dia 5 de Novembro de 1605. Durante sua captura, Guy permaneceu calado e ainda desafiava se negando a fornecer informações aos seus captores. Após mais de uma semana de tortura, ele cedeu e entregou o nome dos outros manifestantes. Ele morreu enforcado no dia 31 de Janeiro de 1606. 

Dirigido por James McTeigue sobre o roteiro dos irmãos Wachowski, V de Vingança custou 54 milhões aproximadamente. 01 ano depois, já faturava mais de 70 milhões nos Estados Unidos. O interessante dessa história toda, que surgiu da revista em quadrinhos de David Lloyd é que a máscara vestida por V se tornou um símbolo de justiça e luta contra o Governo em qualquer lugar do mundo. O roteiro vira realidade. O rosto de Guy Fawkes  e de milhões de pessoas toma as ruas para mostrar a todos que a população não deve ter medo do Governo e sim o Governo é que deve ter medo da sua população. E ela vem com tudo, vem pra rua e vem com força pra mostrar que acordou, que vai discutir e conquistar os seus objetivos, que está de olho e que vai cobrar firmemente de todos os políticos brasileiros. Vocês pediram isso! O gigante não acordou, ele levantou.

O Blog é amador, mas as curiosidades são cinematográficas!

Bom Filme!

Nenhum comentário:

Postar um comentário