sábado, 15 de junho de 2013

Duelo de Campeões (The Game of Their Lives)

15/06/2013. Começa hoje a Copa das Confederações no nosso país, o Brasil. 8 seleções disputam um título mundial que precede o grande evento futebolístico que acontece a cada quatro anos. É um momento de tirar a camisa do armário, vestir e torcer para que a nossa seleção (ou a sua!) ganhe o torneio. Futebol é um dos melhores esportes que há. A sua lógica é completamente inexplicável e o seu amor é extremamente contagioso. E nada melhor do que exemplificar isso tudo com uma bela produção. Então, com vocês:



The Game of Their Lives (2005), na tradução, Duelo de Campeões retrata uma história baseada em fatos reais. O filme narra o conto de uma equipe de futebol dos Estados Unidos, em 1950, que, contra todas as probabilidades, venceu a Inglaterra por 1 x 0, na cidade de Belo Horizonte, no Brasil. Embora nenhuma equipe americana já ganhou um título de Copa do Mundo, esta história é sobre as tradições familiares e paixões que moldaram a vida dos jogadores que compunham esta equipe de "underdogs".

Curiosidades muito interessantes cercearam a película durante a suas filmagens. Vamos saber sobre elas:

  • A cena da recepção do casamento de Gino Pariani e Janet Capiello tinha os jogadores reais: Frank Borghi, Gino Pariani e Harry Keough e seus filhos e netos, como convidados presentes na recepção.
  • Foi filmado durante o verão e em torno do bairro italiano conhecido como "The Hill", de St. Louis. Muitas das empresas familiares não participaram, e se transformaram em parte do conjunto de fachadas e vitrines temporárias para dar uma sensação dos anos 50.
  • O diretor David Anspaugh e roteirista Angelo Pizzo estavam descontentes com os executivos do estúdio, que cortam seu orçamento de US$ 65 milhões para 27 milhões. Assim, o tempo de execução da película teve de ser reduzida de aproximadamente 2 horas e 10 minutos para 1 hora 41 minutos. Diversas cenas tiveram que ser cortadas. Pizzo disse que apenas 45-50% do que ele pretendia estar no filme sucumbiu no corte final.
  • É o primeiro filme de Gavin Rossdale. Ele faz o papel de Stanley Mortensen. Rossdale era o cantor da banda Bush.
  • De acordo com uma entrevista que ele deu ao New York Times em 2010, este filme foi feito durante uma década em que Wes Bentley era extremamente viciado em cocaína e heroína. Ele disse naquela entrevista que ele só aceitava quaisquer papéis no cinema durante aquele tempo, porque ele teria dinheiro suficiente para comprar drogas.

Além de Bentley e Rossdale, o elenco ainda conta com Gerard Butler, Jay Rodan e Patrick Stewart. Como dissemos anteriormente, os Estados Unidos não tem títulos de grande expressão no cenário futebolístico mundial. Mesmo assim, aquela vitória para a Inglaterra, terra da invenção deste esporte, foi um símbolo de superação e de raça que aqueles jogadores americanos impuseram durante o jogo. Completamente desacreditados, arrisco a dizer que este momento foi o melhor do país americano no futebol. O título, se fossemos traduzir ao pé da letra, seria O Jogo de Suas Vidas. É, foi mesmo!

O Blog é amador, mas as curiosidades são cinematográficas.

Bom Filme e VAI BRASIL!

Nenhum comentário:

Postar um comentário