sexta-feira, 28 de junho de 2013

Indicação do Mês: As Palavras (The Words)

O primeiro semestre de 2013 já está dando tchau ao presente e tornando-se passado. Muitas pessoas aproveitam este momento de transição para, mais uma vez, avaliar e ponderar como foram os últimos seis meses e como pretendem fazer com os novos seis. Pensam no que devem fazer certo e evitar o errado. E por falar em evitar o errado, eis que surge a mais nova Indicação do Mês. Com vocês:



As Palavras, título traduzido do original, The Words (2012) é um drama romântico que segue  um jovem escritor Rory Jansen (Bradley Cooper), que finalmente alcança o por muito tempo procurado sucesso literário após a publicação do seu grande romance americano. Há apenas um problema - ele não escreveu. À medida que o passado volta para assombrá-lo e sua estrela literária continua a subir, Jansen é forçado a confrontar o alto preço que deve ser pago por roubar o trabalho de um outro homem, ao mesmo tempo que coloca a ambição e o sucesso acima das três palavras mais fundamentais da vida.


Para não perdermos o delicioso costume, vamos apenas colocar duas curiosidades sobre este filme:

  • Lee Sternthal e Brian Klugman escreveram o roteiro por volta de 1999. Como eram amigos de Bradley Cooper antes de sua fama, eles lhe pediram para fazer o papel principal. Ele aceitou e, mesmo com o seu sucesso e subida de cachê, manteve sua palavra por mais de 10 anos.
  • Quando Rory encontra e lê o manuscrito, a primeira página mostrada na tela é na verdade um trecho da biografia de Ernest Hemingway, "Paris é uma festa", discutindo um dos seus primeiros contos chamado "Up in Michigan". Quase todos os outros trabalhos iniciais de Hemingway foram perdidos porque a mala que sua esposa havia embalado foi roubada em um trem em Paris, quando ela a deixou de vista por alguns minutos. Uma boa relação com a história do filme!

Além de escreverem o roteiro, Lee Sternthal e Brian Klugman dirigiram o filme que custou cerca de 6 milhões de dólares. Muito provavelmente Cooper reduziu o seu salário, uma vez que no segundo filme da saga Se Beber Não Case, ele já ganhava 5 milhões. Isso é que é amizade! Porém, valeu a pena. A película é muito bem feita e conta uma história fascinante que merece os seus 102 minutos. O elenco ainda conta com Jeremy Irons, Zoe Saldana, Olivia Wilde e Dennis Quaid. Após ver a película, é notório e perceptivo de que a escolha que Rory fez foi equivocada. Mas, mesmo assim, o levou a fama e ao sucesso, que o fizeram esquecer o amor que ele tinha. Uma sucessão de fatos que comprovam que há mais de uma maneira de levar a vida. E a sua, é na base das ações ou somente nas palavras?

O Blog é amador, mas as curiosidades são cinematográficas!

Bom Filme!

sexta-feira, 21 de junho de 2013

V de Vingança (V for Vendetta)

As manifestações contra a corrupção, contra as PEC´S, contra o aumento das passagens de ônibus estão aí aos olhos de qualquer pessoa no mundo inteiro. Aproveitando-se que o globo está voltado para a Copa das Confederações, os manifestantes finalmente mostraram a sua face diante de um governo que só faz oprimir os seus direitos e passam para o mundo inteiro de que o Brasil não é tão alegre de se viver. E essa face era representada pela mesma imagem:



Ora, diante disso, nada melhor do que mostrar e explicar, para quem ainda não viu, o que significa esta máscara aí. Então, com vocês:



V de Vingança, traduzido do título original, V for Vendetta (2005), narra o conto futurista que se desdobra em uma Grã-Bretanha fascista. Diante deste cenário, um combatente da liberdade conhecido como V (Hugo Weaving) usa táticas terroristas para lutar contra a sociedade opressora. Ele resgata uma jovem da polícia secreta (Natalie Portman), e ela torna-se sua aliada mais improvável.


Muitas curiosidades sobre este filme são simplesmente sensacionais. Portanto, vamos conhecer as melhores sobre elas:


  • Andy Wachowski e Lana Wachowski, grandes fãs da série original em quadrinhos, escreveram um rascunho do roteiro nos anos 90 antes de trabalharem em Matrix, que compartilha vários temas semelhantes.
  • O elenco e a equipe só foram autorizados a filmar perto do parlamento britânico e a torre do relógio da meia-noite às 04h30, e só podiam parar o trânsito durante quatro minutos a uma hora.
  • As cenas na estação de metrô abandonada em Londres foram filmados em Aldwych, numa estação da linha Piccadilly, que fechou em 1994. O ramo ainda tem faixas e energia elétrica, ou seja, os trens ainda podem operar.
  • A cena do dominó, onde dominós preto e vermelho formam uma letra V gigante, envolveu 22.000 dominós. Precisou de quatro profissionais montadores e 200 horas para configurá-lo.
  • A fala sobre Deus jogar dados com o universo vem de objeções de Albert Einstein com a teoria quântica, na qual ele disse que "De qualquer forma, estou convencido de que [Deus] não joga dados".
  • Em um relógio que tem um ponteiro das horas e um ponteiro dos minutos, o tempo de 11:05 faz um V. Estes dois números, 11 e 5, onde 11 é Novembro, e 5 é o dia de Novembro. "Lembre-se, lembre-se de 05 de novembro."!!!
  • Todos diálogo de V foi dublado. Inicialmente, a máscara foi projetada com um pequeno microfone dentro, e outro microfone foi projetado para ficar ao longo da linha do cabelo de Hugo Weaving, mas não funcionou muito bem.

A máscara que V usa, a que colocamos acima, é o rosto de Guy Fawkes. John Guido Fawkes foi um soldado inglês que participou da Conspiração da Pólvora, liderada por Robert Catesby, na qual se pretendia assassinar o Rei protestante Jaime I e todos os membros do Parlamento durante uma sessão. Guy era o responsável por guardar os barris de pólvora que serviriam para explodir o parlamento. Porém, os conspiradores notaram que dessa forma, milhares de inocentes poderiam morrer. Sendo assim, avisaram as pessoas para não irem ao Parlamento nesse dia. Um desses avisos chegou aos ouvidos do Rei, que mandou fazer uma busca no prédio, achando Guy e os barris. A conspiração foi desarmada e Guy foi capturado no dia 5 de Novembro de 1605. Durante sua captura, Guy permaneceu calado e ainda desafiava se negando a fornecer informações aos seus captores. Após mais de uma semana de tortura, ele cedeu e entregou o nome dos outros manifestantes. Ele morreu enforcado no dia 31 de Janeiro de 1606. 

Dirigido por James McTeigue sobre o roteiro dos irmãos Wachowski, V de Vingança custou 54 milhões aproximadamente. 01 ano depois, já faturava mais de 70 milhões nos Estados Unidos. O interessante dessa história toda, que surgiu da revista em quadrinhos de David Lloyd é que a máscara vestida por V se tornou um símbolo de justiça e luta contra o Governo em qualquer lugar do mundo. O roteiro vira realidade. O rosto de Guy Fawkes  e de milhões de pessoas toma as ruas para mostrar a todos que a população não deve ter medo do Governo e sim o Governo é que deve ter medo da sua população. E ela vem com tudo, vem pra rua e vem com força pra mostrar que acordou, que vai discutir e conquistar os seus objetivos, que está de olho e que vai cobrar firmemente de todos os políticos brasileiros. Vocês pediram isso! O gigante não acordou, ele levantou.

O Blog é amador, mas as curiosidades são cinematográficas!

Bom Filme!

sábado, 15 de junho de 2013

Duelo de Campeões (The Game of Their Lives)

15/06/2013. Começa hoje a Copa das Confederações no nosso país, o Brasil. 8 seleções disputam um título mundial que precede o grande evento futebolístico que acontece a cada quatro anos. É um momento de tirar a camisa do armário, vestir e torcer para que a nossa seleção (ou a sua!) ganhe o torneio. Futebol é um dos melhores esportes que há. A sua lógica é completamente inexplicável e o seu amor é extremamente contagioso. E nada melhor do que exemplificar isso tudo com uma bela produção. Então, com vocês:



The Game of Their Lives (2005), na tradução, Duelo de Campeões retrata uma história baseada em fatos reais. O filme narra o conto de uma equipe de futebol dos Estados Unidos, em 1950, que, contra todas as probabilidades, venceu a Inglaterra por 1 x 0, na cidade de Belo Horizonte, no Brasil. Embora nenhuma equipe americana já ganhou um título de Copa do Mundo, esta história é sobre as tradições familiares e paixões que moldaram a vida dos jogadores que compunham esta equipe de "underdogs".

Curiosidades muito interessantes cercearam a película durante a suas filmagens. Vamos saber sobre elas:

  • A cena da recepção do casamento de Gino Pariani e Janet Capiello tinha os jogadores reais: Frank Borghi, Gino Pariani e Harry Keough e seus filhos e netos, como convidados presentes na recepção.
  • Foi filmado durante o verão e em torno do bairro italiano conhecido como "The Hill", de St. Louis. Muitas das empresas familiares não participaram, e se transformaram em parte do conjunto de fachadas e vitrines temporárias para dar uma sensação dos anos 50.
  • O diretor David Anspaugh e roteirista Angelo Pizzo estavam descontentes com os executivos do estúdio, que cortam seu orçamento de US$ 65 milhões para 27 milhões. Assim, o tempo de execução da película teve de ser reduzida de aproximadamente 2 horas e 10 minutos para 1 hora 41 minutos. Diversas cenas tiveram que ser cortadas. Pizzo disse que apenas 45-50% do que ele pretendia estar no filme sucumbiu no corte final.
  • É o primeiro filme de Gavin Rossdale. Ele faz o papel de Stanley Mortensen. Rossdale era o cantor da banda Bush.
  • De acordo com uma entrevista que ele deu ao New York Times em 2010, este filme foi feito durante uma década em que Wes Bentley era extremamente viciado em cocaína e heroína. Ele disse naquela entrevista que ele só aceitava quaisquer papéis no cinema durante aquele tempo, porque ele teria dinheiro suficiente para comprar drogas.

Além de Bentley e Rossdale, o elenco ainda conta com Gerard Butler, Jay Rodan e Patrick Stewart. Como dissemos anteriormente, os Estados Unidos não tem títulos de grande expressão no cenário futebolístico mundial. Mesmo assim, aquela vitória para a Inglaterra, terra da invenção deste esporte, foi um símbolo de superação e de raça que aqueles jogadores americanos impuseram durante o jogo. Completamente desacreditados, arrisco a dizer que este momento foi o melhor do país americano no futebol. O título, se fossemos traduzir ao pé da letra, seria O Jogo de Suas Vidas. É, foi mesmo!

O Blog é amador, mas as curiosidades são cinematográficas.

Bom Filme e VAI BRASIL!

sexta-feira, 7 de junho de 2013

Coach Carter - Treino Para a Vida (Coach Carter)

Acompanhando as primeiras rodadas do Campeonato Brasileiro de Futebol antes da pausa para a Copa das Confederações, pude perceber como um técnico faz a diferença num time. Não só por ser uma liderança dentro de campo, mas também por procurar mudar a vida dos jogadores fora das quatro linhas. Essas mudanças refletem diretamente na evolução dos jogadores e consequentemente do time. E todos eles agradecem sempre ao "professor". Porque que eles o chamam assim? Será por que ele somente ensina as táticas esportivas?  Foi a partir daí que surgiu pra mim um filme que mostra como um treinador pode não somente dar ensinamentos táticos, como também, ensinamentos filosóficos, ensinamentos de vida. Com vocês: 





Em 1999, Ken Carter (Samuel L. Jackson), um proprietário de uma loja de artigos esportivos de sucesso, aceita o cargo de técnico de basquete de sua antiga escola, em uma área pobre de Richmond, CA, onde ele era um atleta campeão. Por muito consternado com as atitudes pobres de seus jogadores, bem como seu desempenho sombrio no jogo, Carter decide mudar tudo. Ele imediatamente impõe um regime estrito tipificado em contratos escritos que incluem cláusulas de comportamento respeitoso, um código de vestimenta e boas notas como pré requisitos para serem autorizados a jogar. A resistência inicial dos meninos logo se dissipou quando a equipe sob a tutela de Carter torna-se invicta nos jogos. No entanto, quando o comportamento da equipe confiante começa a se desviar e Carter descobre que muitos jogadores pênis estão indo mal em sala de aula, ele toma uma ação imediata: para a indignação da equipe, a escola e a comunidade, Carter cancela todas as atividades da equipe e bloqueia o ginásio até que a equipe mostre aperfeiçoamento acadêmico aceitável. No debate que segue, Carter luta para manter seus métodos, determinados a mostrar aos meninos que eles precisam mais do que esportes para o seu futuro e, eventualmente, descobre o que os afeta mais profundamente do que jamais esperava.



Poucas curiosidades cerceiam este filme. Vamos conhecer todas:

  • O maior fim de semana de abertura de qualquer lançamento de um MTV Film: 24.182.961 dólares (14 a 16 de Janeiro de 2005).
  • O discurso proferido por Timo Cruz, em resposta à pergunta: "Qual é o seu maior medo?" é um trecho de "A Return to Love" (1992) por Marianne Williamson.
  • Channing Tatum nunca tinha jogado basquete antes de fazer o filme. Então, ele teve que ter treinamento individual com os treinadores para chegar até a velocidade dos outros atores.

Dirigido por Thomas Carter e escrito por Mark Schwahn e John Gatins, Carter custou cerca de 30 milhões de dólares. Durante os 136 minutos da película, pudemos nitidamente perceber que o que começa nas ruas, termina com o técnico. Lições de vida e de treinos passam a todos os instantes aos nossos olhos. No clímax, quando o técnico pergunta aos jogadores qual é o maior medo deles, eis que um jogador levanta e diz: 

"Nosso medo mais profundo não é o de sermos inadequados. Nosso medo mais profundo é que somos poderosos além de qualquer medida. É a nossa luz, não nossa escuridão, que mais nos assusta. Bancar o pequeno não serve ao mundo. Não há iluminação em se encolher para que outras pessoas não se sintam inseguras ao nosso redor. Somos todos feitos para brilhar como as crianças fazem. Não é apenas em alguns de nós, está em todos. E conforme deixamos nossa própria luz brilhar, inconscientemente damos às outras pessoas permissão para fazer o mesmo. E conforme nos libertamos do nosso medo, nossa presença automaticamente liberta os outros."

Fazer com que o futuro do atleta não seja somente pelo esporte mas também pela educação era o lema de Carter. Devia ser o de todos os treinadores. É assim que vemos a diferença de um técnico para um professor!

O Blog é amador, mas as curiosidades são cinematográficas!

Bom Filme!