sexta-feira, 12 de abril de 2013

Especial Hitchcock - Um Corpo Que Cai (Vertigo)

Dando prosseguimento ao nosso Especial do mês de Abril, este segundo filme foi feito quatro anos depois do primeiro exemplo que colocamos na sexta feira passada. Com 128 minutos, se tornou uma obra prima do mestre do suspense. Repetindo a parceria com o ator James Stewart, o queridinho galã da época, esta mistura de mistério e romance foi indicada a dois Oscar´s e ganhou outros seis prêmios. Sem mais delongas, com vocês:




Vertigo (1958), na tradução, Um Corpo que Cai, nos leva a São Francisco. Lá vive John "Scottie" Ferguson (Stewart), um aposentado detetive policial que sofre de acrofobia e Madeleine (Kim Novak) é a senhora que o leva a lugares altos. Um rico construtor naval, conhecido da época da faculdade, se aproxima de Scottie e pede que ele siga sua bela esposa, Madeleine. Ele teme que ela esteja ficando louca, talvez até pensando em suicídio, porque ela acredita que é possuída por um antepassado morto. Scottie é cético, mas concorda depois que vê a magnífica Madeleine.


Curiosidades é o que não faltam para Um Corpo Que Cai. Então, antes dele cair, vamos conferir as melhores:

  • Alfred Hitchcock originalmente queria Vera Miles para fazer Madeleine, mas ela ficou grávida e, portanto, indisponível.
  • A figurinista Edith Head e Hitchcock trabalharam juntos para dar às roupas de Madeleine uma aparência assustadora.
  • Hitchcock teria passado uma semana filmando uma cena breve onde Madeleine observa um retrato no Palácio da Legião da Honra apenas para obter a iluminação certa.
  • As filmagens duraram 16 dias. 
  • Em uma entrevista posterior, Hitchcock disse acreditar que Kim Novak foi uma escolha errada para o papel.
  • Kim Novak só fala após 46 minutos de filme. Talvez seja a prova de que realmente Hitchcock não gostou dela.
  • Como já é marca registrada do diretor, ele aparece no filme cerca de 11 minutos de duração, em que veste um terno cinza passando no estaleiro Gavin Elster, carregando uma caixa de instrumento musical.

Escrito por Alec Coppel e Samuel Taylor, Um Corpo Que Cai gastou um pouco mais do que o primeiro filme do Especial, cerca de dois milhões e meio. Em 1996, já tinha faturado mais de um milhão e setecentos mil. O tema abordado pelo diretor é a vertigem e concomitantemente a acrofobia. Trazendo um pouco de cultura aqui, acrofobia é o medo irracional de lugares altos. As pessoas que sofrem deste mal podem se curar disto, mas se forem a outros lugares desconhecidos mais altos ainda, a acrofobia pode voltar. Agora imaginem estar num ponto alto e, de repente, sofrer uma vertigem, uma tontura rotatória??

Bom, pelo menos, vocês irão perceber que esta fórmula vencedora de mistério, suspense e romance pode, literalmente, levá-los as alturas. E, mesmo estando lá em cima, se não gostarem, basta ter alguém para dar-lhes um empurrãozinho. 

O Blog é amador, mas as curiosidades são cinematográficas!

Bom Filme!

Nenhum comentário:

Postar um comentário