sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Maverick

Poker! Quem joga acha sensacional. Quem não joga, acha que é sorte! Quem vê pensa que é puro blefe. O fato é que o poker é considerado o jogo de cartas mais popular do mundo. Além de conhecer as regras, um jogador precisa aprender a mentir e precisar aprender a não mostrar aos adversários que está mentindo. Trapaças são fundamentais para ganhar uma rodada quando não se tem nada nas mãos. Trapaças! Bom, essa palavra resume bem esta película cujo enredo principal se desenvolve sobre este belíssimo e envolvente jogo. Com vocês:



Maverick (1994) é um dos clássicos do ator Mel Gibson. Não por ter sido indicado ao Oscar, mas por ser uma refilmagem de um programa de televisão. Maverick (Gibson) é um jogador que prefere enganar alguém do que lutar contra ele. Ele precisa de mais três mil dólares, afim de entrar numa competição de poker que começa em poucos dias. Ele tenta ganhar algum, tenta recolher algumas dívidas, e recuperar uma recompensa, tudo com um ar leve no seu coração. Ele une forças com uma jogadora maravilhosa, embora com um falso sotaque do sul, para tentar entrar no jogo e ganhar o prêmio final. 

Aproximadamente 40 curiosidades foram descobertas sobre este filme. Não iremos a tanto. Vamos mostrar aqui as que realmente valem a pena, sem blefes:

  • Mel Gibson teve aulas especiais para aprender a tirar uma arma de um coldre.
  • James Garner, que interpreta Zane Cooper, foi o Bret Maverick original em Maverick, o seriado.
  • O navio a vapor "Lauren Belle" é nomeado para Lauren Shuler Donner, esposa do diretor Richard Donner. Ela também aparece no filme como a empregada do balneário. O personagem de James Garner chama-lhe "Sra. D", quando ela está saindo.
  • Existem várias referências deste filme com Máquina Mortífera. A primeira surge quando a "camisa da sorte" de Annabelle Maverick encolhe, da mesma maneira que a camisa de Riggs encolhe com Leo em Máquina Mortífera II. Além disso, o ator Danny Glover, parceiro de Riggs na série aparece como um ladrão de bancos aqui. Glover e o personagem de Gibson parecem quase reconhecer um ao outro. Tudo isso porque todos os filmes da série também foram dirigidos por Richard Donner. Durante sua aparição na tela, a música-tema Máquina Mortífera pode ser ouvida, e quando Glover sai, ele diz: "Estou muito velho para esta merda", uma linha de seu personagem usado com freqüência em Máquina Mortífera. 
  • As últimas três mãos reproduzidas no filme - Four, Straight Flush e Royal Flush - são as três melhores mãos de poker.
  • Na cena final, onde Maverick mostra suas cartas, uma de cada vez, isso é chamado de "Slow-rolling" - uma violação grande de etiqueta à mesa de poker nos tempos modernos.
  • Este foi o último filme de diversos atores: Leo Gordon, Denver Pyle, Dub Taylor e William Marshall.

Escrito por William Goldman, baseado na série televisa de Roy Huggins, Maverick cerceia um velho oeste onde a principal arma de um homem não é a sua pistola e sim, um baralho de cartas. Por trás disto tudo, está a capacidade dos personagens de mentir e trapacear inimigos e amigos também. Este enredo perfeito fez com que fosse abocanhados mais de 101 milhões de dólares. Gibson, estourado na época, levou 15, o seu terceiro maior salário. Bem mais do que o prêmio do seu personagem. E aí, você prefere ser ator ou jogador de poker?

O Blog é amador, mas as curiosidades são cinematográficas!

Bom Filme!




Nenhum comentário:

Postar um comentário