sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

A Hora do Rush (Rush Hour)

Olha 2013 aí gente! Chegou mais um ano e as esperanças são renovadas e a disposição é muito maior. É hora de repor as metas, é hora de corrigir os erros, é hora de rever as atitudes. Com tanta coisa para fazer, acreditamos que seja quase impossível fazer tudo isso em uma hora apenas. São necessárias várias horas. Então, é organizar as tarefas e cronometrar o tempo. Afinal, na confusão, uma hora que poderia ser tranquila se torna:



A Hora do Rush, ou no inglês, Rush Hour (1998). Diferentemente do tema tempo, neste filme, culturas em confronto e temperamentos em chamas são a tona dos dois policiais, o Inspetor de Hong Kong, Lee (Jackie Chan) e o Detetive do FBI de Los Angeles, James Carter  (Chris Tucker). Eles são de mundos diferentes e descobrem uma coisa em comum: eles não se suportam. Com o tempo se esgotando, eles devem juntar forças para capturar os criminosos e salvar a filha do cônsul chinês de onze anos de idade das garras do terrível vilão desconhecido.

As primeiras curiosidades do ano tinham que ser caceteiras mesmo. Vamos saber sobre elas:

  • Segundo o diretor Brett Ratner, durante a cena no Grauman onde o Detetive Carter suborna Stucky para obter informações, houve improvisação tanto de Chris Tucker como de John Hawkes, que eles acharam impossível uma edição desta cena como uma conversa coerente. Há ainda erros de continuidade no diálogo por este motivo.
  • O afro e o bigode na foto no crachá de Carter foram adicionados após uma reflexão tardia na pós-produção.
  • Chris Tucker improvisou grande parte do seu diálogo, como ele normalmente faz em seus filmes.
  • De acordo com o diretor Brett Ratner, o filme é o primeiro lançado nos EUA com Jackie Chan no papel falando inglês sem qualquer tipo de dublagem. De acordo com Ratner, antes deste filme, Chan sempre teve sua voz dublada por cima em seus papéis por causa de sua incerteza em falar a língua. Para este filme, no entanto, Ratner convenceu-o a renunciar a dublagem para emprestar à autenticidade do seu personagem.
  • Alguns atores foram considerados para fazer os papéis de Lee e Carter. São eles: Martin Lawrence, Eddie Murphy, Dave Chapelle para Carter  e Chris Farley para interpretar Lee. Acredito que a escolha final foi a melhor mesmo!

Escrito por Ross LaManna e Jim Kouf, esta película trabalha bem as diferenças culturais de países que vivem nos extremos do mundo. Tanta diferença assim deu um resultado super positivo nos cinemas. No primeiro final de semana de exibição, A Hora do Rush já tinha faturado todo o valor do orçamento, ou seja, 33 milhões. Seu resultado final no globo inteiro foi de mais de 244 milhões. Tamanho sucesso rendeu duas continuações e abre negociações nos dias atuais para uma quarta sequência. Diferenças de raças, diferenças de comportamentos, diferenças de estilos. Podemos até exagerar ao ponto de dizer que Lee e Carter são exatamente opostos. Porém, quando se fala de porrada e de pegar bandidos, aí sim eles falam a mesma linguagem!

O Blog é amador, mas as curiosidades são cinematográficas!

Bom Filme!


Nenhum comentário:

Postar um comentário