domingo, 14 de outubro de 2012

Especial James Bond: 007 Contra o Homem da Pistola de Ouro (Man With the Golden Gun)

Dando prosseguimento ao nosso especial dedicado a James Bond, o segundo post do mês de Outubro traz o nono filme sobre o espião. Por ter personagens muito característicos e uma sinopse muito bem desenvolvida, esta película é uma das melhores já feitas sobre 007. Com vocês:



007 Contra o Homem da Pistola de Ouro (1974), ou no bom inglês, The Man With the Golden Gun, traz Roger Moore no papel do agente secreto. Roger foi o terceiro ator a interpretar a criação de Ian Fleming. Este filme é o seu segundo como 007 e o último produzido em conjunto por Albert Broccoli e Harry Saltzman

Neste filme, Bond (Moore) é levado a acreditar que ele é alvo do assassino mais caro do mundo e deve caçá-lo para detê-lo. O assassino é Scaramanga (Christopher Lee) que cobra um milhão de dólares por trabalho. Ele fica ligado à morte de um cientista que trabalha em uma célula poderosa solar, e James é chamado para investigar. Será Bond capaz de parar o Homem da Pistola de Ouro???

Cerca de 70 curiosidades são conhecidas sobre esta mega produção. Algumas são espetaculares. Vamos tomar conhecimento delas:

  • Christopher Lee é primo de Ian Fleming, o escritor do agente secreto. 
  • A ideia de uma "Pistola de Ouro" no universo de James Bond antecede o filme de O Homem com a Pistola de Ouro.  O vilão Auric Goldfinger brandia uma pistola dourada enquanto estivera disfarçado como um militar.
  • A pistola de ouro foi fabricada por efeitos especiais de John Stears. Durante a década de 1950, agentes da KGB receberam uma miniatura de armas calibre 0,22 compactados em pacotes de cigarro.
  • O enredo da crise energética foi inspirado por histórias de mídia de tais eventos da época.
  • Os canais de Bangkok e hidrovias vistos neste filme são conhecidos como os Klongs.
  • "O Homem com a Pistola de Ouro", foi o décimo terceiro e último romance de Bond  escrito por Ian Fleming. Foi o primeiro e único de seus romances a ser publicado postumamente. Algumas fontes afirmam que ele estava inacabado no momento da sua morte, enquanto que outros especialistas, como Andrew Lycett e John Cork sustentam que Fleming tinha completado antes de morrer. É controverso o debate sobre se Fleming escreveu o romance completamente próprio ou se outro(s) estavam envolvidos.
  • A origem do nome "Scaramanga" vem do nome de um homem que o criador de James Bond conhecia, chamado Pandia Scaramanga. Ele conheceu e ficou em sua casa na ilha de Hydra nas ilhas gregas. Alegadamente, Fleming pediu permissão dele para usar seu sobrenome, o que indica que ele seria o adversário de James Bond em "O Homem com a Pistola de Ouro". O verdadeiro Scaramanga, aparentemente, respondeu: "Eu certamente não me importo de você usar o meu nome, mas por favor, não me mate."
  • De acordo com o designer de produção britânica, Peter Murton, a seqüência onde o carro de Scaramanga transforma em um avião leve foi realizado na sala de edição. Asas estavam ligadas ao carro real e um dublê dirigiu o carplane para a pista. Neste ponto, o editor de filme simplesmente cortou para um modelo de rádio controlado construído para a produção.
  •  O salto de 360 ​​graus do carro em espiral sobre um canal foi realizado em apenas uma cena pelo dublê britânico sem créditos, Williard, como oito câmeras simultaneamente capturando o espetáculo. Então, potencialmente perigosa era a natureza do golpe, os mergulhadores, ambulâncias e guindastes estavam em alerta de espera em caso de conseqüências catastróficas. O espiral foi tão rápido que no filme é mostrado em movimento lento. Williard recebeu um grande bônus por completar o salto na primeira vez.
  • Harry Saltzman vendeu sua participação de 50% da série Bond para a  United Artists para atenuar as dificuldades financeiras muito grandes que ele estava passando.
  • A ilha usada como local para filmar a praia da casa de Scaramanga (Baía de Phang Nga, na Tailândia) é conhecida como "James Bond Island".
  • Hervé Villechaize o anão vilão amigo de Scaramanga, lamentou a Roger Moore que sempre que se hospedavam no hotel, ele nunca poderia obter um quarto acima do primeiro andar. Quando Moore perguntou o motivo, ele disse que era porque ele não podia alcançar os botões do elevador.

Dirigido por Guy Hamilton (o quarto e último dele na série) e escrito por Richard Maibaum e Tom MankiewiczBond 9, como é também conhecido, teve um orçamento estimado em 13 milhões de dólares, sendo 1 deles direcionado para os salários de Sir Roger Moore, como hoje é chamado. Faturou 97 milhões e 600 mil dólares no mundo todo. Moore fez ao todo 7 filmes como 007 que renderam belos 36 milhões em 12 anos. Sarcasmo, ironia e a pose elegante foram as suas marcas registradas para fazer Bond. Claro, se não fosse isso, não seria Bond, James Bond!

O Blog é amador, mas as curiosidades são cinematográficas!

Bom Filme!

Nenhum comentário:

Postar um comentário