sábado, 20 de agosto de 2011

Prenda-me Se For Capaz (Catch Me If You Can)


A história é real, o filme é sensacional e os roubos, são geniais. É assim que é definido o filme Prenda-me se for capaz (2002), dirigido por Steven Spielberg e baseado no livro de Frank Abagnale Jr., um falsificador fantástico, capaz de se tornar piloto de avião sem ter tomado uma mísera aula. Quase que um VIP´S americano. 

O roteiro se centra num agente do FBI que persegue e captura um vigarista jovem que com sucesso, representa uma companhia aérea sendo piloto, finge ser um médico e também procurador-geral adjunto, além de ser professor de história, ganhando mais de US$ 2,5 milhões em cheques fraudulentos em 26 países.

Estrelado por Leonardo DiCaprio, que foi o ator mais bem pago do ano passado, faturando 70 milhões de dólares, e Tom Hanks, esse filme tem todos os predicados necessários para se tornar um Hitmaker. Com um orçamento estimado em 52 milhões, Prenda-me se for capaz faturou 351 milhões de dólares no mundo todo. É claro que, suas curiosidades são tão ricas quanto o seu lucro. Vamos conferir:

    • O filme, inicialmente, ia ser dirigido por Gore Verbinski. Porém, ele desistiu da produção por conta de que Leonardo DiCaprio precisou refilmar cenas do seu filme, Gangues de Nova York. Por conta disso, o ator James Gandolfini saiu do filme, porque tinha que voltar para as gravações do seu seriado, Os Sopranos.  No seu lugar, entrou o "atorzinho" Tom Hanks. E Spielberg, que só ia produzir, acabou dirigindo o longa.
    • Até ver os resultados do trabalho de Leonardo DiCaprio, o real Frank Abagnale Jr. não achou que DiCaprio foi "suave" o suficiente para interpretar ele.
    • Jennifer Garner gravou as suas cenas em apenas 01 dia. Rápida, não!?! Nãoo...o filme inteiro foi filmado em apenas 52 dias.
    • O quadro negro que Carl Hanratty, personagem de Hanks  escreve ao final do filme contém uma pequena nota na parte inferior que diz: "Steven e Tom quarto projeto"Steven Spielberg e Tom Hanks, já haviam colaborado em Band of Brothers, Resgate do Soldado Ryan e Joe Contra o Vulcão.
    • A cena de prisão na França, foi realmente filmada na Place Royale, em Québec. A igreja ao fundo é chamada Notre-Dame-des-Victoires e o busto no meio do lugar é de Louis XIV. Nessa cena, podemos ver o real Frank Abagnale Jr. Ele é o policial que está de casaco e chapéu e empurra Leo DiCaprio para dentro do carro!!!
    • Dois personagens que Frank Abagnale Jr. usa são personagens de quadrinhosQuando finge ser um agente federal, leva o nome de Barry Allen, o alter-ego da DC, The Flash. Enquanto como médico, ele usa Dr. Connors. Este é o alter-ego do inimigo do Homem-Aranha, O Lagarto.
    • Em uma cena deletada, pode-se ver Frank Abagnale Jr. vestido como um guarda de segurança do lado de fora de um banco 24 horas, de noite. Então as pessoas iriam dar dinheiro a ele, em vez de colocá-lo no caixa. Durante as filmagens, apesar das câmeras, pessoas reais, iam até Leonardo DiCaprio dando-lhe seu dinheiro.
    • Quando Frank começa a recrutar as assistentes de vôo, ao anunciar as meninas que ele escolheu, ele as anunciava pelo nome real das atrizes.
    • O filho do diretor, Max Spielberg aparece no filme. Ele está sentado atrás de Leo DiCaprio nas cenas do avião.
Prenda-me se for capaz é um filme daqueles que mostram como é possível burlar as leis e se tornar um ladrão, um falsificador com a maior audácia e inteligência. Apesar da história se passar com o personagem tendo apenas 19 anos, a ideia mostra que todos esses crimes, um dia, podem servir para o bem, como quando Frank ajuda Carl a identificar falsificadores em todo o país. Seus métodos até o presente momento são utilizados mundo afora, para evitar clonagens e concomitantemente roubos financeiros. Ele se tornou um advogado, um médico, um piloto de avião e também um professor de história. E tudo isso sem nem completar o colégio. Isso sim é que ser um impostor.

O Blog é amador, mas as curiosidades são cinematográficas!

Bom Filme!

Nenhum comentário:

Postar um comentário