segunda-feira, 25 de junho de 2012

Ela é demais (She´s all that)

São João se passou. Muitos viajaram pro interior, outros pro litoral, outros curtiram a festa na capital. Alguns dançaram forró, tomaram suas doses de licor, dançaram novamente, comeram as delicias típicas da região, dançaram mais ainda, se apaixonaram, dançaram mais um "bucadinho" e beijaram bastante. Esse é o espírito das festas juninas. No dia seguinte,  empolgados, comentavam sobre a noite anterior e suas conquistas. Descreviam os momentos anteriores como se fossem mágicos, talvez únicos. Enfim, o amor pairou no ar junto com a fumaça dos fogos. Em diferentes tons e intensidades, todos os amigos que percorreram essas fases acima descritas sempre chegavam no final e diziam a ilustre frase que me lembrou de um filme que vos trago hoje. Eles uniformemente diziam:



Ela é demais (1999) é um filme de comédia que explora o universo adolescente. Com certeza, um filme que traz jargões típicos da classe, mas que marca a mente dos telespectadores pela sua competência em envolver e desenrolar a trama. A história é comum, mas a forma como é contada é que encanta. 

Freddie Prinze Jr. estrela o filme como um colegial, top da escola, que faz uma aposta com um colega de classe de que ele pode virar uma nerd interpretada por Rachel Leigh Cook na rainha do baile de formatura. Os problemas surgem quando o pop star se vê envolvido e apaixonado pela doce nerd que ele transformou. Resumidamente falando, é sobre uma aposta entre bonitões cujo tema é a transformação estética de uma garota intelectual. Interessante, hein!?!?!

Curiosidades, curiosidades, curiosidades. Tenho que dizer que elas são demais. Aproveitando o trocadilho, vamos conhecê-las:

  • Esta produção foi filmada na mesma escola que o programa de TV Buffy. Sarah Michelle Gellar, que interpreta Buffy na série e que é casada com Freddie Prinze Jr., tem um pequena participação no filme. Ela faz uma pupila que fala com homens na mesa, na cafeteria.
  • O nome do personagem de Rachael Leigh Cook, Laney Boggs, é uma combinação dos nomes de dois personagens interpretados por Winona Ryder: Kim Boggs em Edward Mãos de Tesoura e Lelaina "Laney" Pierce em Reality Bites. Este é um gesto em homenagem a aparente semelhança física entre Cook e Ryder.
  • A sequência da dança da formatura originalmente não estava no script e não ia ser filmada. Foi adicionada no último minuto para que o filme tivesse alguns minutos a mais.
  • M. Night Shyamalan supostamente fez um "polimento" no roteiro deste filme.
  • O filme contém várias referências ocultas para o grupo pop Hanson, além da fotografia durante a campanha de Taylor. Os dois personagens principais são nomeados Taylor e Zac - dois dos membros do Hanson.  Mackenzie e Jesse - dois personagens menores, eram membros mais jovens da família Hanson.
  • Milo Ventimiglia também aparece neste filme. Ele é o jogador de futebol que ajuda a limpar a casa de Laney Boggs.

Contando ainda no elenco com Kevin Pollack, Paul Walker, Matthew Lillard, Anna Paquin e Kieran Culkin, Ela é demais teve um orçamento estimado em 10 milhões de dólares, faturando, em apenas cinco meses de exibição, na terra do Tio Sam, cerca de 63 milhões. Como disse anteriormente, é um roteiro comum que foi contado de forma diferenciada. Talvez tenha sido a ajuda de Shyamalan, talvez tenha sido mesmo o roteiro de R. Lee Flaming Jr., talvez tenha sido a direção de Robert Iscove ou talvez tenha sido tudo isso atuando em perfeita harmonia. O que importa é que nesta película pudemos comprovar que existe algo a  mais além da atração física que chama a atenção das pessoas. A dúvida que fica no ar é: Será que ele se apaixonou porque ela mudou fisicamente ou porque ele a conheceu de verdade? Eu, esperançosamente, fico com a segunda opção. Sendo assim, concluo e desejo aos meus amigos, que no começo do post foram citados, sorte. Que as mulheres que vocês conheceram sejam realmente demais!

O Blog é amador, mas as curiosidades são cinematográficas!

Bom Filme!

Um comentário:

  1. Concordo com tudo o que foi dito. O que chama a atenção também é que o Zach não é um "famosinho" que vive fazendo chacota dos demais na escola, pelo contrário, ele briga por alguns ideias éticos em certas cenas. Não sei se a Winona Rider era a escolha inicial, mas não existe pessoa mais doce que Rachael para um papel deste tipo... Ótima atriz, linda e com um jeitinho único, ela soube dosar as duas características mais aparentes da Laney, Ser tão forte e ao mesmo tempo tão fraca.

    ResponderExcluir