domingo, 15 de janeiro de 2012

Varsity Blues



Para alguns, este pode ser até mais um filme de futebol americano feito pela indústria cinematográfica. Bom, para mim, ele representa muito mais. É um filme que mostra a busca pelos sonhos pessoais, a busca por um ideal de vida, a busca por ser um herói. 

Em uma pequena cidade do Texas, o futebol colegial é uma religião. O treinador é deificado, desde que o time está ganhando e estudantes de 17 anos de idade carregam as esperanças de toda uma comunidade toda sexta à noite. Em seu 35º ano como treinador principal, Bud Kilmer (Jon Voight) está tentando conduzir o seu Coyotes West Canaan ao seu 23º título. Quando a estrela do time, o quarterback Lance Harbor (Paul Walker) sofre uma lesão, o Coyotes são forçados a se reagrupar sob a liderança questionável de John Moxon (James Van Der Beek), um substituto com uma abordagem um pouco irreverente para o jogo. Varsity Blues (1999) explora a nossa obsessão com o esporte e como adolescentes atletas respondem às extraordinárias pressões sobre eles.

Em uma cidade onde vencer é tudo, eles não tem nada a perder. Esta é a tona do filme que nos traz diversas curiosidades. Vamos à elas:

  • A canção da luta da escola cantada no Pep Rally é a Texas A & M Hino de Guerra.
  • Na cena em que Darcy (Ali Larter) chicoteia de biquini com creme, na realidade, foi usado um creme de barbearChantilly não iria ficar bem. Que pena!! Este é o primeiro filme da atriz. Antes, ela tinha feito uma participação no seriado Dawson´s Creek, cujo ator principal é o mesmo desse filme. 
  • Moxon veste a camisa 4 em homenagem ao jogador de futebol favorito de James Van Der Beek, Green Bay Packers quarterback Brett Favre.
  • Na cena do vestiário, um dos jogadores tem o nome Robbins em sua camisa, este é o nome do diretor Brian Robbins.
  • Toda a cerveja no filme, embora pareça ser Budweiser, é na verdade, apenas identificado como "cerveja". No entanto, na cena do churrasco, pode-se ver claramente o pai do Lance colocando na cabeça a "Lonestar", uma cerveja real que é popular no Texas.
  • Existem algumas cenas no Trailer do filme que não aparecem na película. 
  • Embora o personagem Billy Bob era supostamente para ser um menino de 18 anos, Ron Lester, que interpretou Billy Bob  tinha 28 anos de idade na época.
  • A Universidade de Toronto tem a marca registrada dos Blues, que é o nome do time do colégio para suas equipes de esportes em meados dos anos 80. A Universidade processou a Paramount Pictures, estabelecendo-se um valor não revelado e a criação de oito bolsas de estudo para atletas estudantes.
  • Mark Robert Ellis o coordenador de futebol do filme interpreta o árbitro durante o jogo West Canaan x Gilroy.

Escrito por W. Peter Iliff, Varsity Blues não é um filme exclusivamente sobre futebol americano. O esporte serve apenas de cenário para mostrar como os adolescentes lidam com as pressões dos familiares sobre as suas carreiras e consequentemente sobre o seus futuros profissionais. São dramas que se repercutem por todos os cantos do mundo. Ali, naquele tema, todos são vidrados em futebol e vislumbrar um futuro distante disso pode ser muito desastroso para qualquer família. Na realidade, o que aqueles garotos querem é ser heróis, porque somente sendo heróis é que eles saberão o quanto é difícil vencer na vida. E todos percebem isso no discurso de Moxon, no intervalo da final do campeonato, após despejarem o técnico pelo seus malfeitos com os jogadores. Vale a pena lermos e aprendermos:

Antes de o jogo começar, Kilmer disse: "48 minutos para os próximos 48 anos de sua vida". Eu digo "foda-se". Tudo bem? Foda-se. Vamos lá fora, e jogar os próximos 24 minutos para os próximos 24 minutos, e deixar tudo em campo. Temos o resto de nossas vidas para ser medíocre, mas temos a oportunidade de jogar como deuses no restante do jogo. Não podemos ter medo de perder, não há lugar para isso neste jogo. Se sairmos e jogarmos mal porque estamos com medo, então tudo será desperdiçado. Então eu sempre me pergunto: se nós jogarmos tudo o que pudermos, isto será heroico? Vocês querem ser heróis?

O Blog é amador, mas as curiosidades são cinematográficas!

Bom Filme!

Nenhum comentário:

Postar um comentário