sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Indicação do Mês: The Mentalist



Na vida, sempre procuramos inovar, sempre procuramos melhorar as coisas que fazemos. Seja um trabalho, uma prova, um artigo. Tudo deve ser ampliado para melhor. Mudar os horizontes e trabalhar com novas perspectivas pode ser muito proveitoso. Calma pessoal, não vamos mudar a estrutura ou muito menos o propósito deste mero blog. Como já é de praxe por aqui, todo último final de semana do mês, indicamos um filme para vocês assistirem. É algo diferente do já costumeiro post de curiosidades cinematográficas sobre filmes. Porém, para a primeira indicação do ano decidimos inovar. Ao invés de lhes indicar um filme, resolvemos indicar uma SÉRIE!!!!

Sim, sim...séries são mais longas e demoradas. Mas, se valerem a pena, são viciantes e garantem belos 42 minutos por semana. Sendo assim, a série que indicamos aqui é uma simplesmente ESPETACULAR. The Mentalist abriu suas portas para a TV americana em 2008 e de lá para cá possui 4 temporadas, sendo que, atualmente, está na metade da quarta. Então, são muitos episódios que poderão ser vistos e aproveitados, afim de entenderem e acompanharem a história em curso. 

Depois de um serial killer chamado Red John assassinar a esposa e filha de Patrick Jane (Simon Baker), Jane dedica a sua vida a caçar e matar o psicopata. Para este fim, ele desiste da sua pretensão de ser um lucrativo psíquico e entra para a California Bureau of Investigation (CBI) como consultor para a equipe responsável pela investigação do caso, liderada pela agente Teresa Lisbon (Robin Tunney). Usando um dom excepcional para observação e seus truques de mentalista, Jane é capaz de fechar um número sem precedentes de casos, utilizando métodos não convencionais e muitas vezes completamente ilegais. Com isso, Jane resolve casos, mas traz muitas dores de cabeça para Lisbonfazendo da sua consultoria tanto uma bênção quanto uma maldição. Enquanto isso, a busca por Red John continua. 

Ao todo, já se foram 82 episódios que são dirigidos e escritos por diferentes pessoas. Porém, algumas curiosidades continuam as mesmas:

  • Cada título de episódio contém ou tem uma referência para a cor vermelha, como "Paint it Red", "Fever Scarlett" ou "Bloodshot". Isto é devido ao principal vilão, Red John, que assassinou a família do protagonista Patrick Jane.
  • A California Bureau of Investigation é um ramo de investigação no âmbito do Departamento de Justiça da Califórnia.

O principal tema abordado nesta série é a vingança. A busca por paz de espírito ao encontrar o temeroso assassino da sua família faz com que Jane ajude a dar justiça a quem merece enquanto ele não encontre a dele. Através da dedução, observação e jogos mentais, o mocinho da série faz com que ninguém fique impune ao crime que comete. Ele lê entre as mentiras, joga com as pessoas e consegue sempre identificar os assassinos. Enfim, ele consegue tudo o que quer. Quer dizer, quase tudo. A busca implacável por Red John faz com que Patrick Jane não durma, não se relacione com mulheres, não tenha piedade dos bandidos, não tenha vida própria. Só uma coisa interessa a ele. Jane é um bom cara que quer vingança pessoal. Mas aí surge uma dúvida: Isto é um crime? Bom, que os jogos mentais comecem!

Para quem quiser baixar todos os capítulos da série, aqui vai um link onde tem tudo:

O Blog é amador, mas as curiosidades são cinematográficas!

Bom Filme!


domingo, 22 de janeiro de 2012

Inimigo do Estado (Enemy of The State)



Dentre os assuntos mais comentados no país hoje, um deles é sobre um possível crime ocorrido dentro de um reality show. É, o BBB está na boca do povo brasileiro. O programa "mais vigiado" do Brasil sempre gera discussões entre as pessoas que o assistem e que também não o vêem. 

Por conta desta atmosfera de voyerismo e observação, trouxemos neste post um filme que trabalha em cima deste assunto. Um dos melhores, na verdade. O longa de ação  Enemy of State (1998) é um thriller que prende a sua respiração e o faz pirar a cada enrascada que o personagem de Will Smith se mete. 

Robert Dean (Smith) é um advogado bem educado que trabalha em Washington DC. Ele está na trilha de um chefão chamado Pintero. Enquanto isso, um político chamado Thomas Reynolds (Jim Voight) está negociando com o congressista Phillip Hammersley sobre um novo sistema de vigilância com satélites. Mas Hammersley não aceita, obrigando Reynolds a matar o congressista. Mas, este assassinato foi gravado numa fita, e essa pessoa estava sendo perseguida pela equipe de Reynolds e dos agentes da NSA. O cara precisava abandonar a fita, por isso ele planta em Dean. Então, a NSA decide entrar na vida de Dean e é aí que tudo acontece. 

Inimigo do Estado tem muitas curiosidades interessantes e divertidas. Vamos conhecê-las:

  • O esporte boxe aparece nas televisões durante quatro cenas no filme.
  • Os satélites enviam repetidamente "CQ" em código Morse cada vez que é visto. "CQ" é abreviação de rádio para "Alguém aí quer conversar?" 
  • Várias vezes a localização de uma pessoa ou veículo que está sendo rastreado é dada em graus e minutos de latitude e longitude. Perto de Washington, DC, isso designa uma área de cerca de 1,02 milhas quadradas. Não tão precisa como mostrado.
  • O sistema de videogame que o filho de Dean usa, e na qual "o disco" não funciona, é um NEC Turbo Express.
  • A tempestade da cena de perseguição de carro foi feita em um túnel de ar de grandes dimensões do duto abaixo dos quatro orifícios principais do túnel rodoviário Fort McHenry, em Baltimore, MD. O duto de ar só é acessível a partir do Edifício Administrador do túnel por escadas e um elevador pequeno, por isso os carros na cena foram distribuídos em várias seçõesdescendo três níveis abaixo, remontados e pintados. Uma vez que a filmagem foi concluída eles foram desmontados mais uma vez e retirado do duto. 
  • Gene Hackman recusou o filme várias vezes, mas acabou sendo convencido a assinar após um telefonema do diretor Tony Scott. Will Smith foi contratado por menos do seu preço de barganha porque ele queria trabalhar com Hackman. Will SÓ ganhou 14 milhões de dólares para fazer este filme!!!!
  • O consultor técnico do filme, Larry Cox, é um ex-funcionário da Agência de Segurança Nacional.
  •  O aniversário de Thomas Reynolds é 11/09/40Em 11 de setembro de 1940, o pesquisador George Stibitz demonstrou a primeira operação remota através de uma linha de telefone de uma máquina de computador.
  • A latitude / longitude dada durante a perseguição são realmente a localização da sede da CIA em LangleyViginia.
  • Don Simpson e Jerry Bruckheimer começaram a desenvolver a história para o filme em 1991, ou seja, incríveis SETE anos antes!!
  • Will Smith improvisou a fala de Dean sobre a compra da lingerie para si mesmo para tentar vestir nos fins de semanaSmith disse que era difícil de conter seus instintos cômicos durante um papel dramático.

Com um orçamento estimado em 90 milhões de dólares e faturamento beirando a casa dos 111 milhões em apenas poucos meses de exibição, podemos comprovar que Inimigo do Estado é pomposo e demonstra um roteiro curioso e cheio de reviravoltas. Naquele mundo, ninguém tem privacidade. Todos são observados e analisados. Não se escapa absolutamente nada. Tudo é visto, tudo é olhado. A única privacidade que restou está na mente das pessoas. E é neste meio que Dean se mete, inevitavelmente. Primeiro pensam que ele está paranoico. Mas, não é paranoia quando eles estão realmente atrás dele. E é traçando um paralelo com o programa brasileiro que vamos terminando este post. No filme, a abordagem é sobre a invasão da privacidade. No programa, é a permissão. Então, nada de reclamações!

O Blog é amador, mas as curiosidades são cinematográficas!

Bom Filme!

domingo, 15 de janeiro de 2012

Varsity Blues



Para alguns, este pode ser até mais um filme de futebol americano feito pela indústria cinematográfica. Bom, para mim, ele representa muito mais. É um filme que mostra a busca pelos sonhos pessoais, a busca por um ideal de vida, a busca por ser um herói. 

Em uma pequena cidade do Texas, o futebol colegial é uma religião. O treinador é deificado, desde que o time está ganhando e estudantes de 17 anos de idade carregam as esperanças de toda uma comunidade toda sexta à noite. Em seu 35º ano como treinador principal, Bud Kilmer (Jon Voight) está tentando conduzir o seu Coyotes West Canaan ao seu 23º título. Quando a estrela do time, o quarterback Lance Harbor (Paul Walker) sofre uma lesão, o Coyotes são forçados a se reagrupar sob a liderança questionável de John Moxon (James Van Der Beek), um substituto com uma abordagem um pouco irreverente para o jogo. Varsity Blues (1999) explora a nossa obsessão com o esporte e como adolescentes atletas respondem às extraordinárias pressões sobre eles.

Em uma cidade onde vencer é tudo, eles não tem nada a perder. Esta é a tona do filme que nos traz diversas curiosidades. Vamos à elas:

  • A canção da luta da escola cantada no Pep Rally é a Texas A & M Hino de Guerra.
  • Na cena em que Darcy (Ali Larter) chicoteia de biquini com creme, na realidade, foi usado um creme de barbearChantilly não iria ficar bem. Que pena!! Este é o primeiro filme da atriz. Antes, ela tinha feito uma participação no seriado Dawson´s Creek, cujo ator principal é o mesmo desse filme. 
  • Moxon veste a camisa 4 em homenagem ao jogador de futebol favorito de James Van Der Beek, Green Bay Packers quarterback Brett Favre.
  • Na cena do vestiário, um dos jogadores tem o nome Robbins em sua camisa, este é o nome do diretor Brian Robbins.
  • Toda a cerveja no filme, embora pareça ser Budweiser, é na verdade, apenas identificado como "cerveja". No entanto, na cena do churrasco, pode-se ver claramente o pai do Lance colocando na cabeça a "Lonestar", uma cerveja real que é popular no Texas.
  • Existem algumas cenas no Trailer do filme que não aparecem na película. 
  • Embora o personagem Billy Bob era supostamente para ser um menino de 18 anos, Ron Lester, que interpretou Billy Bob  tinha 28 anos de idade na época.
  • A Universidade de Toronto tem a marca registrada dos Blues, que é o nome do time do colégio para suas equipes de esportes em meados dos anos 80. A Universidade processou a Paramount Pictures, estabelecendo-se um valor não revelado e a criação de oito bolsas de estudo para atletas estudantes.
  • Mark Robert Ellis o coordenador de futebol do filme interpreta o árbitro durante o jogo West Canaan x Gilroy.

Escrito por W. Peter Iliff, Varsity Blues não é um filme exclusivamente sobre futebol americano. O esporte serve apenas de cenário para mostrar como os adolescentes lidam com as pressões dos familiares sobre as suas carreiras e consequentemente sobre o seus futuros profissionais. São dramas que se repercutem por todos os cantos do mundo. Ali, naquele tema, todos são vidrados em futebol e vislumbrar um futuro distante disso pode ser muito desastroso para qualquer família. Na realidade, o que aqueles garotos querem é ser heróis, porque somente sendo heróis é que eles saberão o quanto é difícil vencer na vida. E todos percebem isso no discurso de Moxon, no intervalo da final do campeonato, após despejarem o técnico pelo seus malfeitos com os jogadores. Vale a pena lermos e aprendermos:

Antes de o jogo começar, Kilmer disse: "48 minutos para os próximos 48 anos de sua vida". Eu digo "foda-se". Tudo bem? Foda-se. Vamos lá fora, e jogar os próximos 24 minutos para os próximos 24 minutos, e deixar tudo em campo. Temos o resto de nossas vidas para ser medíocre, mas temos a oportunidade de jogar como deuses no restante do jogo. Não podemos ter medo de perder, não há lugar para isso neste jogo. Se sairmos e jogarmos mal porque estamos com medo, então tudo será desperdiçado. Então eu sempre me pergunto: se nós jogarmos tudo o que pudermos, isto será heroico? Vocês querem ser heróis?

O Blog é amador, mas as curiosidades são cinematográficas!

Bom Filme!

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

O Clube dos Cinco (The Breakfast Club)


2012 chegou e com ele as férias acabaram. Sendo assim, estamos de volta com as nossas postagens. E para começar um ano que promete ser muito bom, trago aqui para vocês um clássico dos anos 80. Uma verdadeira obra prima da grande telona. Um filme que marcou uma época e que repercute o seu sucesso até os dias atuais. Senhoras e Senhores, estamos falando de O Clube dos Cinco, título traduzido de The Breakfast Club (1985). 

São cinco alunos com nada em comum, que são obrigados a passar um sábado de detenção juntos na biblioteca da sua escola. Às 7 da manhã, eles não tinham nada a dizer, mas por quatro horas, eles descobriram suas almas umas às outras e se tornaram a partir daí bons amigos. Para o mundo exterior eram simplesmente o Militar, o Cérebro, a Criminosa, a Princesa e o Maluco, mas uns aos outros, seriam sempre o clube dos cinco.

Foram as coincidências dentro das diferenças que uniram esses alunos. E de coincidências e curiosidades, este filme está repleto. Conheçam algumas:
  • Emilio Estevez foi originalmente contratado para interpretar Bender, mas John Hughes, o Diretor, não conseguiu encontrar alguém para fazer Andrew Clark. Assim, Emilio concordou em fazer o papel. Além dele,  Molly Ringwald queria muito fazer a Allison, mas Ally Sheedy já havia sido prometida para fazer.
  •  A mãe e a irmã mais nova de Anthony Michael Hall interpretam a mãe e a irmã do seu personagem, Brian, no filme.
  • A biblioteca na qual este filme foi gravado foi construída no ginásio da Maine High School especialmente para o filmeA escola fechou em 1982, dois anos antes do início das filmagens. Hoje, é uma delegacia de polícia.
  • O diretor John Hughes insistiu que todo o elenco e equipe fizessem suas refeições no refeitório da escola. Isto que é integração!!
  • O título do filme vem do apelido inventado por estudantes e funcionários de detenção da New Trier High School, a escola frequentada pelo filho de um dos amigos de John HughesAssim, aqueles que foram enviados para a detenção foram designados os membros da "The Breakfast Club". O nome se dá, provavelmente, pelo título do show americano de rádio mais longo de entretenimento, com sua transmissão feita em Chicago, de 1933 até 1968.
  • Nicolas Cage foi originalmente considerado para o papel de John Bender, mas a produção não podia pagar o seu salário na época. John Cusack foi originalmente escalado como John Bender, mas John Hughes decidiu substituí-lo por Judd Nelson, antes do início das filmagens.
  • O diretor disse que o elenco ensaiou o filme inteiro como se fosse um jogo algumas vezes antes do início das filmagensDepois que o filme foi um sucesso, Hughes foi convidado a escrever o roteiro como se fosse um jogo para ensino médio poder realizá-lo. E olhem que ele escreveu o roteiro em apenas DOIS DIAS!!!!
  • O filme foi gravado inteiramente em sequência.
  • John Hughes quis originalmente que o filme tivesse duas horas e meia de duraçãoNo entanto, muitas das cenas foram cortadas e os negativos destruídos. John Hughes, disse na Première que ele tinha a única cópia completa do filme.

Com um faturamento na casa dos 45 milhões de dólares, esta película contou com o famoso, pelo menos na época, Brat Pack, apelido dado por um grupo de jovens atores e atrizes que frequentemente apareciam juntos nos filmes adolescentes do anos 80. O termo teve popularidade em uma reportagem da revista New York Magazine sobre um grupo de famosos atores adolescentes. O grupo se caracterizou pelos membros principais como Rob LoweJudd Nelson e Emilio Estevez, por seus filmes serem uma crítica à geração patética, cínica, possessiva e ideologicamente árida da época. Os filmes eram feitos com o estereótipo adolescente, onde se localizavam na maioria das vezes no subúrbio de Chicago, focalizando o dia-a-dia dos adolescentes de classe média-alta. Todo o Clube dos Cinco fazia parte deste grupo. E é este o tema principal do filme que começamos em 2012. Vamos mostrar que os adolescentes de hoje aprenderam a lição de que: são as diferenças que nos unem. Sem preconceitos! É isso que o filme quis dizer!

O Blog é amador, mas as curiosidades são cinematográficas!

Bom Filme!