domingo, 4 de dezembro de 2011

Premonição (Final Destination)



Hoje é um dia importante para todo brasileiro, torcedor de futebol. Com a última rodada a poucas horas de se iniciar, milhares de torcedores já estão nas ruas com as suas camisas do seu time se preparando para torcer pela sua agremiação. Alguns com os seus palpites já definidos e outros até dizem que tiveram uma premonição dos resultados. Bom, em cima desse dom é que fazemos aqui o post de hoje. Premonição, ou no título original, Final Destination (2000) é um filme daqueles que prende a sua respiração do começo ao fim e também se destaca pela imensa criatividade em fazer com que os seus personagens sejam mortos da forma mais impossível possível!

Alex está no seu avião de embarque para a França em uma viagem da escola, quando de repente ele recebe uma premonição de que o avião vai explodir. Quando Alex e um grupo de estudantes são jogados para fora do avião, para seu horror, o avião de fato explode. Alex deve agora trabalhar no chamado Plano da Morte com cada um dos estudantes sobreviventes para descobrir qual é a próxima vítima. Ao mesmo tempo impedindo que o pior aconteça, Alex também deve esquivar-se do FBI, que acredita que ele causou a explosão. Uma bela indicação para o primeiro filme de horror aqui do blog.

Muitas curiosidades cercaram o filme, umas boas, outras, nem tanto. Vamos conhecê-las:

  • A mulher no check-in no aeroporto diz a Alex que o avião sai às 09:25, que é o mesmo dia do seu aniversário (25 de Setembro). Quando ele fica no avião ele se senta no assento I (que é a nona letra do alfabeto) e a linha 25. Coincidências?!?!
  • Grande parte dos noticiários mostrados são filmagens reais da explosão e queda do vôo 800 da TWA off Moriches Oriente, Long Island, Nova York, em 1996. Assim como  nas imagens, este filme toma emprestado de outras formas a queda do vôo 800 da TWA. Em 17 de julho de 1996, o vôo estava carregando um clube de escola francesa, que explodiu de repente e foi investigado por um possível ato deliberado causando o acidente - uma bomba. Tal como acontece com o filme, foi finalmente decidido que o acidente foi resultado de falha mecânica (explosão no tanque de combustível central).
  • Quando os alunos estão a bordo do avião, Alex olha para baixo da jetway e vê um carrinho de bagagem com o número 666 nele. Pra quem não sabe, esse número é o do Diabo. Lá ele!!
  • A música tocada durante todo o filme foi composta por John Denver, um músico que morreu em um acidente de avião.
  • As escolhas de elenco original de Alex e Clear foram Tobey Maguire e Kirsten Dunst, ou como queiram, o casal de Homem Aranha.
  • Na cena de abertura, Devon Sawa (Alex) deveria fingir estar dormindo. Ele realmente caiu no sono durante quatro horas. Isso é que significa mergulhar no personagem!!
  • A cena do relógio de cabeceira de Alex, que se desvanece em 1hora a 180, levou 5 dias para ficar correta.
  • Apresenta o "desastre de abertura" sendo o mais curto dos cinco filmes da sérieO acidente de avião, dura apenas cerca de dois minutos. 

Final Destination foi dirigido por James Wong e faturou mais de 53 milhões de dólares em pouco mais de um mês de exibição. Trabalhando num roteiro diferente e que com certeza gera muitas dúvidas nos telespectadores, esta película mostra que a morte não é enganada. Mais cedo ou mais tarde, ela vai te pegar. Ela não recebe um não como resposta. Por mais que se tente enganá-la, uma hora, ela aparece. Quer dizer, na hora certa ela vem! Não existem acidentes ou coincidências. É inevitável. Restou a Alex ter dos seus sonhos a realidade e fazer com que o Plano da Morte possa ser alterado. Na realidade, premonições existem. Não nessa intensidade como a de Alex. Tomem o meu caso, por exemplo. Hoje, o Corinthians será o campeão brasileiro. Esta é a minha premonição. E você, qual é a sua premonição?

O Blog é amador, mas as curiosidades são cinematográficas!

Bom Filme!





Nenhum comentário:

Postar um comentário