sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Indicação do Mês: O Quarto Secreto (La Cara Oculta)

A primeira indicação do ano de 2014 neste humilde blog surgiu de uma indicação. Sim, sim, sim! Eu também recebo indicações de filmes para assistir. E gosto! Um amigo meu me falou da pior forma possível sobre esta produção: ele contou absolutamente tudo o que acontece durante os 97 minutos. Mesmo assim, com todo esse spoiler que tantos odeiam, eu assisti porque fiquei, obviamente, curioso sobre esta película. Então, após ver e gostar do roteiro, decidi dar o pontapé inicial de Indicações com ele. Porém, ao contrário do que o meu amigo fez, não escreverei ABSOLUTAMENTE NADA!! Então, vamos lá:




O título em Português é bem revelador, comparado ao título original, La Cara Oculta (2011). Na história, um maestro de orquestra espanhol (Quim Gutiérrez) se muda para a Colômbia e lá lida com o misterioso desaparecimento de sua namorada (Clara Lago)


Não posso contar nenhuma curiosidade sobre esta produção, já que, como o próprio nome diz, é tudo secreto aqui!

Dirigido por Andrés Baiz sob o roteiro dele mesmo com Arturo Infante e Hatem Khraiche. Para manter a áurea de segredo deste post, somente posso dizer que o orçamento estimado desta produção foi de cerca de 2 milhões e meio. Finalizando esta curtíssima, porém, interessante indicação, vou deixar uma dica, que também não é muito secreta, até porque está na capa acima: há portas que nunca deveriam ser abertas. Mas, já que abriu.....

O Blog é amador, mas a dica é cinematográfica!

Bom Filme!

sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Dias de Trovão (Days of Thunder)

Oportunidade. Palavra Mágica que todos esperam cruzar com ela pelo menos uma vez na vida. Dizem que quando ela aparece, devemos agarrá-la e jamais libertá-la. Dizem também que devemos estar preparados para o seu aparecimento, pois, nunca sabemos quando ela dará o seu ar da graça. Abruptamente, em algum momento da sua longa ou curta jornada, ela irá bater na sua porta. As vezes, acontece o oposto, você é que bate na porta dela. E, caso esse oposto aconteça, é crucial que a sua batida seja bem interessante. E foi mais ou menos isso que regeu a história de Cole Trickle. Não sabe quem ele é? Eu já conto pra vocês:



Dias de Trovão, título traduzido do original, Days of Thunder (1990) narra a trajetória de Cole Trickle (Tom Cruise) que entra no mundo de alta pressão das corridas Nascar. Ele é um piloto muito bom e com um temperamento quente, e esta atitude o coloca em perigo não apenas com outros pilotos, mas também com os membros de sua própria equipe.


Vejamos agora as melhores curiosidades sobre esta produção:

  • A cena em que Cole e Rowdy fazem uma corrida com carros de aluguel na praia mostra pássaros voando para fora da pista. As aves foram atraídas para a praia por alpiste, e na primeira tomada de cena a maioria deles saíram correndo ao invés de voarem.
  • O piloto profissional da NASCAR,  Greg Sacks fez a maior parte das cenas de condução de Tom Cruise. Cruise queria fazer suas cenas perigosas, mas não foi permitido por razões de seguros. Os Chevrolets foram preparados pela equipe de corrida de Rick Hendrick, que usou mais tarde alguns dos carros do filme em corridas reais. 
  • 35 carros foram destruídos durante as filmagens.
  • Tom Cruise recebeu uma multa por fazer 85 em uma zona de 55 mph durante as filmagens. Isso que é mergulhar no personagem!
  • A produção começou sem um roteiro acabado. As cenas foram escritas muitas vezes no dia de filmagens. Durante uma seqüência de condução, Tom Cruise teve que ler suas linhas em placas de sinalização ligadas ao seu pára-brisa, o que resultou em um pequeno acidente de carro. Para as sequências de condução subsequentes, Cruise foi equipado com um fone de ouvido especial para ter suas linhas alimentadas para ele.
  • A cena em que Cole Trickle deixa os boxes depois de uma corrida para bater em Russ Wheeler é baseada em um evento real durante uma corrida All-Star em Charlotte, NC , em 1987 entre os motoristas Bill Elliott e Dale Earnhardt.

O elenco ainda é formado por: Nicole Kidman, Robert Duvall, Randy Quaid, Cary Elwes e Michael Rooker. Tantas estrelas assim fez o orçamento chegar na casa dos 60 milhões de dólares. Cruise levou nove deles. O seu maior salário na época. 

Dirigido pelo finado Tony Scott com roteiro de Robert Towne e de Tom Cruise, a ideia do filme surgiu quando ele pode pilotar, por um dia, um dos carros do piloto Rick Hendrick. Cruise chegou a 180 mph na sua primeira volta. A partir daí, ele se apaixonou por esse mundo e assim surgiu uma oportunidade de fazer este mega sucesso cinematográfico. Tanto o ator quanto o personagem tiveram uma grande chance e fizeram sucesso quando ela caminhou lado a lado com eles. No caso de Cruise, ele ficou mais rico. No caso de Trickle, ele ficou mais rápido, igual a um trovão. E como vocês já sabem, é impossível parar um trovão. 

O Blog é amador, mas as curiosidades são cinematográficas!

Bom Filme!

sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Sem Saída (No Way Out)

2014 começou! Tarde demais, né!? O motivo do início tão tardio assim: FÉRIAS! Isso mesmo. Ninguém é de ferro. Todos nós precisamos de férias para descansar o corpo e a mente, colocar as ideias no lugar e principalmente rever as nossas metas. 2014 promete ser um daqueles anos memoráveis. E por falar em ser marcante, vamos começar o ano com um dos melhores filmes que já vi. Um roteiro daqueles de prender o fôlego e, acima de tudo, de causar angústia pelo personagem principal. Uma fórmula de ação, mistério e drama que foi lançada há exatos 26 anos no Brasil. Com vocês:



No Way Out (1987), tem o título exatamente traduzido: Sem Saída. O personagem principal se chama Tom Farrell (Kevin Costner), um oficial da marinha que é postado no Pentágono cuja missão é relatar ao secretário de Defesa, David Brice (Gene Hackman), tudo que ocorre no seu setor. Farrell começa um caso com Susan Atwell (Sean Young) sem saber que ela é a amante de Brice. Quando Susan é encontrada morta, Tom é designado para o caso para encontrar o assassino que se acredita ser um agente da KGB! Tom, mais tarde, tornar-se um suspeito quando um negativo Polaroid dele foi encontrado na casa de Susan. Ele agora tem apenas algumas horas para encontrar o assassino antes que o computador revele a foto comprometedora.

Vamos agora conhecer as melhores curiosidades que cercearam esta película na época:

  • O grande adesivo vermelho na parte traseira do assento da cadeira de rodas de Sam Hessleman é: "Naturalmente eu estou bêbado, não sou dublê de motorista!".
  • O diálogo na cena da limusine em que Tom pede ao motorista para levantar a tela foi improvisado por Kevin Costner. Como as reações dos outros atores pareciam mais naturais, ele foi mantido.
  • Kevin Costner chegou a rolar no capô de um carro em movimento durante uma das sequências de perseguição. De acordo com o material de imprensa original do filme, um executivo de seguros aproximou-se do diretor Roger Donaldson e disse: "Você nunca ... nunca... nunca mais faça isso de novo".
  • A cena de perseguição de Tom se passa por cinco minutos. Uma das maiores na época.
  • Kevin Costner realizou a maioria de suas cenas de ação. Ele mesmo dirigia sem usar seus óculos de grau, para o desespero da companhia de seguros do filme.
  • Muitas pessoas consideram Tom Farrell como o desempenho que lançou a carreira de Kevin Costner como protagonista.

Dirigido por Roger Donaldson sob o roteiro adaptado de Robert Garland do livro de Kenneth Fearing, Sem Saída, mesmo com todas as preocupações da companhia de seguros, custou cerca de 15 milhões para ser feito. Nos Estados Unidos, seu faturamento já passava dos 35 pouco tempo depois. A grande revelação foi o ator principal que provou ser um excelente naquilo que faz. Sua carreira ganhou ascensão meteórica logo após a exibição desta produção. Este thriller, cativante e cheio de reviravoltas traz na sua capa um questionamento interessante: É um crime de paixão ou um ato de traição? O fato é que quando escândalos desse tipo acontecem na realidade, políticos envolvidos perdem ou abalam a sua boa imagem. E imagem para um político é a essência do seu sucesso. Resumidamente falando, aqui se trata de um encobrimento de um caso extra conjugal e de um assassinato de um secretário de defesa. É, só poderia ter mesmo correria e muitos tiros. 

O Blog é amador, mas as curiosidades são cinematográficas!

Bom Filme!