sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Duro de Matar 2 (Die Hard 2)

Então, é natal!! Lembro-me que no ano passado coloquei um filme de Arnold que sempre passa nas telinhas durante essa época do ano. Então, resolvi colocar um outro ícone natalino cinematográfico. Aproveitando a oportunidade de que o mundo estava a beira de um caos com uma possibilidade de um fim catastrófico previamente anunciado pelos maias, nada melhor do que associar esse caos com o natal. Tá, eu sei, é impossível! São palavras inversamente proporcionais. Bom, não para esse filme aqui ó:



Em Duro de Matar 2, ou no inglês, Die Hard 2 (1990), o tenente John McClane (Bruce Willis) se depara com uma equipe de terroristas, liderados pelo coronel Stuart (William Sadler)  que simplesmente toma o aeroporto de Washington, em pleno natal. Os terroristas estão planejando resgatar um traficante da justiça. A fim de fazer isso, eles tomaram o controle de todos os equipamentos elétricos que afeta todos os planos de voo do aeroporto. Sem luzes de pista disponíveis, todas as aeronaves têm que permanecer no ar, com o combustível acabando. Bom, McClane terá que ser rápido, muito rápido.


Explosões, tiroteio, mortes, sangue, lutas e, é claro, muitas curiosidades. Vamos conferir as melhores:

  • A Black & Decker pagou para ter a sua furadeira sem fio como destaque em uma cena com Bruce Willis. Quando a cena foi cortada, a companhia processou a 20th Century Fox. A alegação de 150.000 dólares foi resolvida fora do tribunal.
  • Algumas das filmagens do aeroporto (interior e exterior) foram filmadas no antigo aeroporto Stapleton, em Denver, Colorado. Além disso, as cenas externas da igreja foram filmadas em Highland Lake, ao norte de Denver.
  • Minnesota foi originalmente escolhida para a filmagem local, mas não havia neve, então as filmagens foram transferidas para Michigan.
  • As cenas com Bruce Willis correndo através de túneis sob o aeroporto foram filmadas em uma instalação de tratamento de água perto de Los Angeles.
  • Foi ideia de Renny Harlin, diretor do filme, que William Sadler, principal vilão do filme fosse introduzido fazendo exercícios de artes marciais durante a sequência de abertura do filme. Ele diria mais tarde que era "uma forma eficaz, mas incomum para introduzir um personagem".
  • O confronto entre Bruce Willis e William Sadler na asa do avião levou várias noites para se fazer. Grandes fãs foram usados ​​para explodir neve falsa no fundo por causa da falta de neve real.
  • Com o seu orçamento em espiral, em um ponto, o filme estava custando a 20th Century Fox mais de US$ 20.000 para cada minuto de cada dia. 

Sendo espiral, o orçamento final ficou estipulado em 70 milhões de dólares, faturando no mundo todo mais de 239,5 milhões. Dirigido por Renny Harlin e escrito por Steven De Souza, Duro de Matar deu ao seu ator principal, com seus 4 filmes lançados, 52,5 milhões de dólares. É justamente pensando nisso que vou pedir a Papai Noel o meu presente: Quero ser um ator famoso! E é o Natal que serve como plano de fundo desta película. Imaginem um aeroporto de uma capital do país mais rico do mundo em plena noite de natal. Milhares de voos, milhões de pessoas indo e vindo. A correria e impaciência gerada por conta da ansiedade natalina tomando conta dos seres humanos e no meio de tudo isto: John McClane. Realmente, ele é o cara certo dos lugares e das horas erradas.

O Blog é amador, mas as curiosidades são cinematográficas!

Bom Filme e FELIZ NATAL! 


6 comentários:

  1. uma curiosidade: se repararem na revista que a senhora ao lado de Holly esta lendo no avião, na contra capa estão Mel Gibson e Dany Glover em uma cena de Maquina Mortífera 2 outra grande franquia dos anos 80

    ResponderExcluir
  2. Muito Obrigado pela curiosidade Anônimo!

    ResponderExcluir
  3. Eu lembro de ter assistido esse filme várias vezes numa fita que um amigo do meu padrasto emprestou a ele. O engraçado é que o meu padrasto perdeu a fita e depois foi uma confusão só por causa disso, com acusação de que a perda, não havia sido uma "perda", se é que vocês me entendem !

    ResponderExcluir
  4. Que tal postar curiosidades sobre os clássicos filmes McQuade, o Lobo Solitário (Chuck Norris), Massacre no Bairro Japonês (Dolph Lundgren)? Obg.

    ResponderExcluir
  5. Por que o Major Grant cortou a garganta de um de seus homens, dentro do caminhão? Não entendi o motivo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Porque ele não fazia parte da equipe original. Foi substituído um pouco antes como fica claro numa cena dentro do aeroporto em que o soldado assassinado está no rádio

      Excluir