sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Indicação do Mês: Sombras de um Desejo (Possession)

Último dia do mês, último post de Agosto. Mais um mês do ano de 2012 está "indo pro saco" e com ele chega, é claro, uma nova indicação. Um filme que chama a atenção em algum aspecto e que, por alguns motivos, não é tão conhecido ou divulgado quanto merece. Sendo assim, sem mais delongas, vamos conhecer a Indicação do Mês de Agosto. Um drama? Um mistério? Um romance? Bom, acho que dá pra juntar tudo isso. Aí vai:



Possession (2009) ou na tradução, Sombras de um Desejo, narra a história de Jess (Sarah Michelle Gellar), uma mulher cuja vida tem uma reviravolta surreal após um acidente automobilístico deixando tanto o seu marido Ryan (Michael Landes) e seu irmão-de-lei Roman (Lee Pace) em coma. As coisas tomam um rumo ainda mais sombrio quando Roman acorda acreditando que ele é Ryan. Ao passo que Jess tenta lidar com esses eventos cada vez mais inquietantes, ela também luta com a possibilidade de que ou o espírito de seu marido voltou para ela ou algo muito sinistro está acontecendo.

Como o foco é apenas a indicação, não vamos nos prolongar nas curiosidades. Mas, para matar o desejo, conheça duas delas:

  • Este filme foi concluído em 2007 e foi criado para lançamento em Fevereiro de 2008  nos cinemas. Mas, devido a Yari Film Group (distribuidora do filme) seguir uma filiação de proteção do Capítulo 11 (Código de Falências), seu lançamento foi adiado perto de uma dúzia de vezes, e, com isso, foi finalmente dado um "DIRETO PARA DVD" em março de 2010, nos Estados Unidos.
  • Sarah Michelle Gellar e Lee Pace se tornaram bons amigos durante as filmagens. Juntos, eles participaram mais tarde do "Superheroes: Fashion and Fantasy", uma festa beneficente do Costume Institute, no Metropolitan Museum of Art.


Dirigido por Joe Bergvall e Simon Sandquist e escrito por Michael Petroni, esta película sofreu com a sua distribuidora por não sair nos cinemas. Com isso, o seu orçamento não foi revelado pelos produtores. Uma pena, pois, o roteiro é bem interessante e as reviravoltas nos fazem prender no sofá por bons 85 minutos. Esquecendo isto e focando no objetivo, paramos para refletir: sabemos é claro que, em algumas situações, o amor nos torna possessos. Olhando no dicionário, esta palavra é bastante sombria. Possesso significa possuído por espíritos. Já o termo Possessivo tem relação direta com o ciúme. Bom, até aí tudo bem, o português está bem explicado. Mas, E SE A PESSOA QUE VOCÊ AMOU SE TORNOU  UMA OUTRA PESSOA? Isso seria ciúme ou uma possessão de um espírito? 

O Blog é amador, mas as curiosidades são cinematográficas!

Bom Filme!

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

O Garoto do Futuro (Teen Wolf)

Recentemente foi anunciado nos meios de comunicação que o ator Michael J. Fox, hoje com  51 anos de idade, vai voltar à TV. Recentemente, Fox apareceu nas telinhas em pequenas pontas em dois seriados no qual ambos lhe renderam indicações ao Grammy, o Oscar da Televisão, pela sua bela interpretação, como sempre!!. Dessa vez, o ator se prepara para fazer um papel maior e mais comprido. A NBC encomendou 22 episódios (1 temporada inteira) de um sitcom estrelado pelo astro cuja trama será baseada na sua própria vida em que um homem terá de se dividir em ser um pai de três filhos, marido, além de cuidar da carreira e dos problemas que ele tem, sendo um deles, o parkinson. 

Por aqui, para celebrar esta grande notícia, vamos homenageá-lo com um filme que hoje também é uma série de televisão americana. Com vocês:


Teen Wolf (1985) ou no Brasil, O Garoto do Futuro, foi lançado no auge da carreira de Fox. Reparem que no cartaz acima o texto faz uma menção ao outro mega filme do ator, De Volta Para o Futuro. As únicas coincidências do filme são que ambos os filmes tem Michael como o ator principal e ambos foram lançados no mesmo ano, 1985. Nessa época, ninguém era melhor na comédia adolescente do que Michael J. Fox. 

O filme conta a história de um adolescente que descobre que a puberdade para ele significa a transformação em um LOBISOMEM. Um dos efeitos colaterais benéficos é que ele também se transforma em um jogador de basquete de altíssimo nível. Mas será que a sua notoriedade lhe custará  a amizade dos seus amigos e será que ele poderá encontrar o amor verdadeiro? Ele sempre quis ser diferente, especial. Só não contava com ISSO!

Um clássico como esse certamente possui curiosidades de arrepiar. Vamos conhecer algumas:

  • O personagem Stiles (Jerry Levine) usa várias camisas coloridas neste filme. Elas aparecem na seguinte ordem: 1) camisa amarela que diz "A vida é uma merda, então você morre", 2) Azul "Obnoxious: o Filme", 3) Preta "O que você está olhando para Nariz de Merda", 4) Cinza "Drunken State Flórida ", 5)Rosa sem texto, 6) Cinza novamente ilegível, 7) Preta também ilegível, 8) Colorida, 9) Branca "Amigo do Lobo" e 10) Branca Teen Wolf. De todas as camisas que ele usa, apenas uma parece não ter texto sobre ele.
  • Uma vez que este filme foi lançado depois de De Volta para o Futuro no Brasil, "Teen Wolf", recebeu o título de "Garoto do Futuro" , mesmo a trama não tendo nada a ver com viagem no tempo. Na Itália, mudaram até o nome do personagem de Scott para Marty.
  • Se os "adolescentes" atores parecerem muito velhos para serem estudantes do ensino médio, não é de se admirar. Scott é interpretado por Michael J. Fox: 23 anos na época. Stiles é interpretado por Jerry Levine: 27 anos. Chubby é interpretado por Mark Holton: 26 anos. Mick é interpretado por Mark Arnold: 27 anos.
  • Quando Scott afunda o arremesso final e ganha o jogo no final do filme, ele vai para as arquibancadas e ganha abraços do seu pai. Logo atrás dos atores Michael J. Fox e James Hampton dá pra se ver um figurante (com um suéter vermelho) com a braguilha aberta. Este incidente mais tarde resultou em um boato de Internet  de que ele era um homem se expondo. Contudo, a versão completa da película nos revela que o figurante é, na verdade, uma mulher.
  • James Hampton, que interpretou o pai de Scott, disse em uma recente Convenção da sérieTeen Wolf que ele foi originalmente escalado como o treinador Finstock, interpretado pelo ator Jay Tarses.

Dirigido por Rod Daniel e com roteiro assinado por Jeph Loeb e Matthew Weisman, O Garoto do Futuro aproveitou o gancho do sucesso anterior de Fox para faturar nas telonas. 33 milhões foi o seu faturamento bruto somente nos Estados Unidos. Este filme representou também um aumento no salário de Fox. Enquanto que em De Volta ele recebeu 500 mil, neste, lançado no mesmo ano, ele faturou 750 mil. Pouquíssimo comparado aos dias atuais. Porém, nos revelou um talento nato para a comédia que, devido as circunstâncias da vida, sofreu uma longa interrupção. Agora, Michael J. Fox está de volta as telinhas, está de volta as comédias, está de volta as séries, enfim, está de volta ao trabalho. E nada melhor do que voltar contando piadas sobre os problemas da sua própria vida. Isto sim é que é ter senso de humor. É a arte imitando a vida, mais uma vez! Só nos resta desejar BOA SORTE!

O Blog é amador, mas as curiosidades são cinematográficas!

Bom Filme!

sexta-feira, 17 de agosto de 2012

O Vingador do Futuro (Total Recall)

Chega aos cinemas brasileiros hoje um remake de um clássico cinematográfico que, quem é grande fã do gênero de ação como eu, certamente já viu. 22 anos depois uma nova refilmagem aparece na telona para entreter os telespectadores do mundo inteiro. Então, o meu conselho é: assistam a nova versão no cinema. Com certeza tem atores e diretor que valem a pena ser homenageados. Por aqui, vamos falar um pouco sobre o "original". Bom, se você ainda está pensando em qual filme nós estamos discutindo, aí vai ele:



Total Recall (1990), ou no título traduzido, O Vingador do Futuro, foi um grande filme do astro Arnold Schwarzenegger num tempo em que ele fez 03 sequências bombásticas e era extremamente requisitado pelos estúdios americanos. Fazer filmes com ele era a certeza de duas coisas: muito dinheiro e muita ação. 

Douglas Quaid (Arnold) é assombrado por um sonho recorrente sobre uma viagem a Marte. Ele espera saber mais sobre este sonho e compra um "feriado" em Rekall Inc., uma empresa em que vendem memórias implantadas. Mas algo está errado com o implante de memória e ele se lembra de ser um agente secreto em luta contra o maléfico administrador de Marte, Cohaagen (Ronny Cox). Agora, a história realmente começa e tudo vira uma incrível montanha-russa até o final do filme.

Observando bem o roteiro do filme podemos dizer que as curiosidades dele são "de outro mundo". Vamos conhecer algumas:

  • Até sete diretores foram considerados e até mesmo contratados para dirigir o filme, incluindo Richard Rush, Beresford Bruce e David Cronenberg. Cronenberg havia até escrito uns poucos rascunhos sobre o script antes de Paul Verhoeven assumiu o projeto. Mais de 40 esboços do roteiro foram escritos, alguns dos quais mostando Quaid como um contador bem-educado (em vez de um trabalhador de construção). De acordo com Paul, embora houvesse muitas mudanças feitas a cada um dos scripts, a versão final do roteiro foi muito parecida com o primeiro rascunho.
  • Quando Quaid está vestido como a senhora gorda, o passaporte que ele entrega ao guarda é o passaporte real de Priscilla Allen (que interpretou a tal senhora gorda).
  • As cenas do metrô foram filmadas no sistema de metrô da Cidade do México, especificamente, a estação Insurgentes da Linha 1: Constituyentes-Pantitlan. Alguns dos grandes anúncios vistos após Quaid sair do metrô eram verdadeiros. Os mais visíveis eram  da Fuji Film e da Coca-Cola.
  • No gráfico que é mostrado na Rekall, aparece que viajar de ônibus espacial está ficando mais e mais perigoso como o passar do tempo! Seria esse um sinal para o remake atual???
  • Patrick Swayze assinou para fazer Quaid quando o filme começou a pré-produção na Austrália, com Bruce Beresford como o diretor. No entanto, no início da pré-produção, a empresa de Dino De Laurentiis, o produtor na época, faliu. Depois de Arnold Schwarzenegger ouvir falar sobre isso, ele convenceu a Carolco Pictures para comprar o roteiro para ele. No início, Quaid não ia ser um trabalhador forte e musculoso. Quando a empresa de Dino, o único que se contrapunha a esta ideia, faliu, Arnold sugeriu o novo físico do personagem para que ele se encaixasse na produção. 
  • Toda a equipe ficou doente devido a uma intoxicação alimentar durante a produção, com exceção de Arnold Schwarzenegger e Ronald Shusett, o escritor. Schwarzenegger escapou porque teve sempre o seu alimento vindo dos EUA. Isso aconteceu porque três anos antes, ele ficou doente devido a beber água da torneira no México durante a produção do Predador. Quanto a Shusett, ele tomou precauções extremas de saúde, tais como escovar os dentes só com água fervida ou engarrafada e insistindo em obter a vitamina B12. Ele foi até ridicularizado pela equipe até o tal incidente.
  • Um das cenas fortemente reeditadas para obter uma melhor classificação nos cinemas  foi o tiroteio da escada rolante onde Quaid usa o corpo humano para se proteger das balas. Por falar nisso, a contagem de corpos no filme é de 77!!!!
  • Embora nunca tenha sido mencionado no filme, na tampa do VHS menciona que a história se passa em 2084.
  • Foram necessárias 15 marionetes para controlar Kuato, cujo nome vem da palavra espanhola: Cuate (gêmeo).
  • Arnold sofreu várias lesões na mão durante as cenas de tiro. Ao filmar a cena em que  Quaid esmaga uma janela do trem, um pequeno explosivo no vidro era para quebra-lo  numa fração de segundos antes de Schwarzenegger atingi-lo, mas, não saiu como planejado e Schwarzenegger bateu no vidro de verdade, se cortando. Ao filmar a cena de luta dentro da suíte do Hilton, Schwarzenegger quebrou um dedo da mão direita e teve de fazer uma montagem na mão. Como resultado, a maioria de suas cenas filmadas depois disso tinham a sua mão ferida fora da tela.
  • Cerca de três semanas antes do lançamento previsto do filme nos cinemas, só tinha 43% de sensibilização do público para ver o filme, que Arnold descreveu como sendo "absolutamente desastroso". Ele foi capaz de convencer Mario Kassar e no resto da Carolco Pictures para bombear mais dinheiro para a publicidade, e, como resultado, o filme acabou abrindo com 99% de intenção do público.
  • Para coincidir com o lançamento do filme, Sharon Stone posou nua para a revista 'Playboy', mostrando o corpo ilustre que ela desenvolveu em preparação para o filme.

Contando ainda no elenco com Michael Ironside, Rachel Ticotin, Marshall Bell, dentre outros, a produção teve seu orçamento estimado na casa dos 65 mi, sendo que 11 desses foram somente destinados para os bolsos de Arnold, uma cifra altíssima para a época. Porém, bastante ínfimo perto dos frutos que esta película colheu. Na última avaliação feita em Julho de 2012, o filme já tinha faturado no mundo todo cerca de 261 milhões de dólares. Apenas para níveis econômicos de comparação, o remake que chega hoje às telonas teve seu orçamento estipulado na casa dos 125 milhões!!! Quase que o dobro! Vamos esperar então que a ação também seja. 

O Blog é amador, mas as curiosidades são cinematográficas!

Bom Filme e Bom cinema também!

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

O Paizão (Big Daddy)

"Tarda mas não falha". Alguma vez você já deve ter visto ou ouvido esta expressão. Pois bem, vou usar ela agora. Ontem foi o Dia dos Pais aqui no Brasil e, como vocês perceberam, não houve uma homenagem devida à essa figura mais do que especial em nossas vidas. Sendo assim, o post de hoje, dia 13 de Agosto, um dia depois vem para não falhar, após tardar. E nada melhor do que colocar aqui um filme que tem em todas as suas entranhas a relação entre pai e filho, mesmo que não seja a original, a sanguínea. 

Claro que todos devem imaginar que eu estou falando de:



O Paizão, no inglês, Big Daddy (1999) conta a história de Sonny Koufax (Adam Sandler), um rapaz de 32 anos de idade. Ele é um bacharel em direito, tem um belo apartamento em Manhattan, porém, há apenas um problema: ele não faz nada, exceto sentar sua bunda e viver um investimento que foi o resultado de uma ação judicial magra que ele ganhou há um ano. Mas, depois que sua namorada vem com a idéia engenhosa de adotar um menino de cinco anos para mostrar que ele tem maturidade, as coisas não saem como o planejado e Sonny se encontra sendo o pai adotivo improvável que vai mudar a sua perspectiva de vida apenas olhando para si mesmo.

As curiosidades desta película são, no mínimo, paternais! Vamos conhecer as principais:

  • Cole Sprouse e Dylan Sprouse, os irmãos gêmeos atores que fizeram o menino no filme, tiveram ambos os dentes de leite perdidos durante a produção e tiveram de ser equipados com substituições temporárias. O dente de Dylan caiu no meio de uma cena. Perto do final do filme, logo depois de entrar no Hooters para o seu aniversário, Sonny faz uma referência a Julian sobre como lidar com um dente faltando.
  • O "Scuba Steve", boneco de ficção, foi composto por Adam Sandler. "Scuba Steve" é baseado em um boneco que Sandler tinha quando ele era criança, chamado Dan Diver
  • Arthur Brooks, o assistente social do filme, foi nomeado em homenagem ao produtor  de Sandler, Brooks Arthur, que produziu todos os álbuns de Sandler, bem como este também.
  • Allen Covert, que interpreta Phil, apareceu em quatorze filmes de Adam Sandler. Boa parceria essa, hein !?!?!
  •  O amigo de Sonny, o Sr. Herlihy, foi uma outra homenagem ao escritor Tim Herlihy, que também desempenha o papel do cantor do canguru.
  • Adam Sandler fez a voz do patinador que caiu em um pedaço de pau e grita "Maldito pau!"
  • A esposa de Sandler, Jackie Sandler (Jackie Titone), faz a garçonete no bar que oferece a Julian uma cerveja. Este foi seu primeiro filme com o marido.
  • Com base no depoimento prestado no filme, a mãe natural de Julian é chamada de Jan McGrath.
  • O diretor Dennis Dugan aparece no filme sendo o cara despreparado para o Dia das Bruxas e também no barco atrás de Columbo.


Escrito por Steve Franks e adaptado para a telona pelo próprio Sandler, O Paizão faturou mais de 160 milhões para um orçamento estipulado na casa dos 34. Adam colocou no bolso incríveis 8 milhões nessa produção. Pouco para os atuais 20 que ele fatura fazendo aquilo que mais gosta: comédia. E este é o gênero que leva à tona a história de amor entre um pai e um filho que, no caso deles, não são consanguíneos. E isso só mostra que não é necessário fazer para poder amar incondicionalmente. Percebemos no personagem Sonny a evolução e a dedicação que o faz se mover da sua vida estática para lutar pela guarda do menino, mesmo sabendo que não era o pai biológico. Naquele momento, percebemos que um simples garoto de 8 anos pode ensinar o valor da vida para um rapaz quatro vezes mais velho que ele. Essa é a beleza do relacionamento entre pai e filho, um ensinando ao outro, um aprendendo com o outro, não importa a idade. Foi assim no filme, é assim na minha vida com o meu velho, é assim no mundo. 


A todos os Pais, inclusive o MEU: FELIZ DIA DOS PAIS.....................atrasado!!


O Blog é amador, mas as curiosidades são cinematográficas!

Bom Filme!

sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Uma Linda Mulher (Pretty Woman)

Música e filme sempre andam lado a lado. Canções definem o clímax, despertam o romance, iniciam uma sequência de ação, dão o tom perfeito de um suspense, afinam o mistério. Sem música, uma produção perde muito. Tanto é que algumas delas são escritas especialmente para as películas. Hoje, antes de falar sobre o verdadeiro clássico cinematográfico que trouxemos, iremos fazer aqui um "pop quiz". É muito simples, mas preciso da confiança de vocês. Abaixo, colocarei uma música, e eu gostaria de saber aqui, nos comentários, em quanto tempo dela tocada vocês conseguem adivinhar qual é o nome do filme, sem pescar no cartaz mais embaixo. Vamos lá:



Fácil, né?? O título dela já é o próprio nome do filme, uma verdadeira obra de arte da comédia romântica americana. Com vocês:



Conheçam a história de Uma Linda Mulher (e bota linda nisso!!!), ou se preferirem no título original, Pretty Woman (1990). Edward (Richard Gere) é um empresário rico e cruel que é especializado em assumir empresas e, em seguida, vendê-las pedaço por pedaço. Ele viaja para Los Angeles para uma viagem de negócios e decide contratar uma prostituta (Julia Roberts). Eles começam a gostar um do outro e então ele oferece dinheiro para ela ficar com ele por uma semana inteira, enquanto faz a "rica e famosa" cena, uma vez que um homem da sua estatura social não pode estar sozinho na reuniões da sociedade e partidas de pólo. A comédia romântica (e suas complicações) simplesmente acontece por aqui. 

Uma produção desta magnitude tem, com certeza, milhares de curiosidades. Vamos saber sobre as principais delas:



  • A ópera que Edward leva Vivian é a La Traviata, que é sobre uma prostituta que se apaixona por um homem rico.
  • No cartaz, a cabeça de Julia Roberts foi sobreposta ao corpo da atriz Shelley Michelle. Richard Gere aparece com o cabelo preto, mas no filme, ele fica grisalho.
  • Richard Gere realmente  toca o piano na cena. Ele também compôs a música que é tocada.
  • O carro esportivo que Edward pede emprestado no início do filme é um Lotus Esprit.
  • Richard Gere começou muito mais ativo no seu papel, mas Garry Marshall,  o diretor, levou-o de lado e disse: "Não, não, não, Richard. Neste filme, um de vocês se move. E um de vocês não. Adivinhe qual você é?"
  • Quando Stuckey (Jason Alexander) bate a porta do seu carro, eles tiveram que substituí-la porque a janela quebrou. Que pancada, hein!?!?!
  • O casaco vermelho que Vivian usa foi comprado por US$ 30,00 a partir de um filme de rua, pouco antes das filmagens.
  • Quando Edward encaixa o colar no pescoço de Vivian, isso foi improvisado por Gere, e a reação de Roberts dando risada era totalmente natural. O diretor gostou tanto, que ele decidiu deixar no filme. Ficou bom, foi pro arrrrrrrrrrrrr!! O colar custou 250 mil dólares e tinha sempre um segurança ao lado dele fortemente armado.
  • Enquanto gravava a cena em que Vivianne é deitada no chão do apartamento de Edward, observando o filme I Love Lucy, a fim de alcançar um riso verdadeiro, o diretor Garry Marshall teve de fazer cócegas no pé de Roberts para levá-la a rir histericamente.
  • De acordo com o comentário do diretor no DVD, os sons de piano que são feitos durante a cena do ato sexual no piano teve que ser dublada porque os sons reais que foram aleatoriamente atingidos por Julia e Richard quando eles fizeram a cena fez um som discordante que foi inutilizado no próprio filme.
  • Você pode ver Richard Gere movendo sua língua dentro da boca enquanto ele está na porta do apartamento gritando com Stuckey durante a cena em que ele o joga para fora do apartamento depois de flagrá-lo molestando Vivian. Isto porque Gere realmente bateu a boca durante a cena. 
  • A voz do homem cavando o lixo fora da casa de  "Stallone" (apelidado devido à má qualidade de som) é a do diretor Garry Marshall.



Escrito por J.F. Lawton, Uma Linda Mulher teve um orçamento estipulado em 14 milhões e o  faturamento mundial atingiu a bela marca de mais de 463 milhões de dólares. Por incrível que pareça, Julia Roberts ganhou nesse filme apenas 300 mil dólares. Muito pouco para a atriz que já foi eleita a mais bem paga do mercado cinematográfico, abocanhando em um só filme um salário de 20 milhões. Claro que esta película foi apenas a terceira da carreira da atriz onde, do segundo para este, ela pulou uma diferença de 210 mil em apenas um ano. Muita coisa, né??? O fato é que esta comédia romântica aborda um amor que não é comum de acontecer, mas também não é impossível. Vimos recentemente um caso de um jovem rico aqui no Brasil que se apaixonou por uma prostituta, casou com ela e tiveram uma filha. Porém, só pudemos conhecer esta história no final dela, quando, o jovem rico ficou "distribuído" em malas preenchidas pela tal esposa antes prostituta. É a vida imitando a arte ou a arte imitando a vida? Já perguntei isso aqui antes! Se fosse Richard Gere, este roteiro seria uma mistura de Uma Linda Mulher com As Duas Faces de um Crime, ambos protagonizados pelo ator. Mas aí já é um outro filme, uma nova oportunidade que contaremos depois.....

O Blog é amador, mas as curiosidades são cinematográficas!

Bom Filme!